Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Opcionais: Google Formulário, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Retomada.
Retomada
Você pode usar o Google Formulário para que os alunos respondam a atividade de retomada, seja digitando a resposta ou inserindo uma foto da resolução feita. Caso não tenha recursos digitais disponíveis, solicite a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações. É interessante colocar outra situação-problema que discuta fração de quantidade em outro contexto, para que o aluno também responda.
Atividade principal
Sendo possível realizar a atividade síncrona com a turma, transforme a proposta em um “Stop de Frações”, em que os alunos devem indicar, para cada fração ditada pelo professor: a escrita fracionária, a escrita por extenso, o numerador da fração, o denominador da fração e um desenho que represente a fração.
Outra adaptação possível é pedir que os alunos indiquem um problema que tenha essa fração como resposta. Essa última opção também pode ser feita sem o recurso digital, desde que após a elaboração do problema os alunos sejam questionados sobre as características dele.
Painel de soluções
A discussão das soluções pode ser feita com base na atividade de Retomada, com o registro enviado pelos alunos fisicamente ou digitalmente. Se houver a possibilidade de realizar um diálogo digital, você pode usar o Google Apresentações para disponibilizar as diferentes soluções para os alunos.
Sistematização
Não há neste plano.
Encerramento
Solicite que os alunos registrem uma carta para um colega sobre o que foi discutido até agora e o que aprendeu em relação às frações.
Raio X
Solicite que os alunos criem um jogo de cartas usando frações unitárias e papel sulfite, ou qualquer outro tipo de material que tenham disponível em casa.
Convite às famílias
Proponha que o jogo da Atividade Principal seja jogado com a família, seja impresso e produzido pelos próprios familiares ou com as cartas encaminhadas prontas para cada família. A proposta de adaptação da Atividade Principal para jogar “Stop de Frações” também é possível de ser feita com as famílias, desde que as regras também sejam encaminhadas.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_11NUM10
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes