Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos definidos são pontos importantes
Prática pedagógica “No início da pandemia, eu não me sentia professor. Parecia que a profissão tinha sido descaracterizada” Colunista da NOVA ESCOLA e professor de Educação Infantil, Evandro Tortora conta como a quarentena com o ensino remoto modificou sua rotina e prática pedagógica
Ano letivo Retomada das atividades na Educação Infantil: 10 dicas para apoiar seu planejamento O que considerar ao pensar atividades em 2021 para os pequenos? Inspire-se com as indicações do professor Evandro
Relato Professor homem na Educação Infantil: conheça os desafios e experiências Evandro Tortora compartilha sua trajetória em uma etapa onde a grande maioria é formada por mulheres
Registro Fechamento do ano: como organizar um portfólio na Educação Infantil durante a pandemia? Com formatos variados diante de cada realidade, o documento deve fazer uma retomada e registrar as atividades realizadas em 2020
Retrospectiva 2020 Educação Infantil em 2020 e as mudanças causadas por uma pandemia Leia as reflexões do professor Evandro Tortora sobre o atual ano letivo e relembre alguns momentos
Muito além dos algarismos Os conhecimentos matemáticos e as experiências das crianças na Educação Infantil Uma reflexão sobre como as crianças, em contextos significativos para elas, podem se apropriar de relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaciais e temporais
Educação Infantil A reinvenção da prática para incentivar experiências das crianças em casa Intencionalidade pedagógica bem definida aliada a atividades atraentes para crianças e famílias são muito importantes na hora de pensar nas propostas a distância
Educação Infantil Por que não levar a cultura popular às crianças o ano inteiro? Quando a escola se insere nos fazeres locais e integra os costumes de um bairro, torna-se um local convidativo para a vida daqueles que partilham seu espaço