Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos definidos são pontos importantes
Prática pedagógica Brincar de fazer arte: como ampliar o lúdico e a criação no cotidiano da Educação Infantil Professoras experientes falam sobre a intersecção entre as brincadeiras e a expressão artística das crianças pequenas, dão sugestões de materiais e atividades
Retratos da retomada Educação Infantil: as experiências de creches que seguiram com o atendimento presencial durante a pandemia Como forma de apoio às famílias, duas instituições contam como foi manter as portas das escolas abertas para oferecer atividades presenciais
Trilha Brincadeiras Coordenação pedagógica: Educação Infantil de qualidade depende de formação continuada em brincadeiras Entenda o papel do professor, o que não pode faltar na pauta formativa sobre o tema e a importância de envolver as famílias em tempos de isolamento social
Ensino a distância Conhecer as famílias é essencial para organizar atividades remotas na creche Escuta e parceria têm sido determinantes na organização de um atendimento a distância que considere o perfil e as necessidades da comunidade escolar e esteja alinhado às suas possibilidades e expectativas
Prática pedagógica Educação Infantil: como abordar a cultura indígena para além dos estereótipos Vamos refletir como podemos mudar nossa prática pedagógica para falar sobre povos indígenas de uma forma mais respeitosa e próxima da realidade. Confira sugestões:
Prática pedagógica 5 dicas para estimular a contação de histórias durante as atividades remotas A proposta estimula o desenvolvimento das crianças e permite que as famílias, com apoio do professor, criem um momento especial em casa
Para usar com as crianças 5 sugestões de brincadeiras e jogos indígenas para incluir no cotidiano das crianças Ao apresentar as atividades para a turma, utilize mapas, vídeos e imagens que contextualizam a origem da brincadeira
Parceria O que fazer quando as expectativas das famílias são diferentes do trabalho planejado para as crianças? A concepção de criança pode ser diferente, mas é necessário buscar um diálogo e compreender a realidade dos adultos responsáveis pela criança