15329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Conversando sobre animais

Nesta atividade, as crianças irão discutir sobre os sons feitos pelos bichos e também levantarão hipóteses sobre quais são nativos do Brasil

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Silvia Lionese

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Pesquise sobre os biomas brasileiros, a diversidade da fauna, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto e busque também áudios que possam ser utilizados na atividade, cuidando para que não tenham sons muito específicos de animais que restrinjam as hipóteses das crianças. Você pode conferir as seguintes sugestões:

(Mata Atlântica);

(Cerrado);

(Floresta Amazônica).

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1- Conversando sobre animais

2- Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

3- Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros

4- Organizando o catálogo de animais brasileiros

5- Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Materiais:

1) Nesta atividade será utilizada a sensibilização por meio dos sons da natureza para despertar a curiosidade da turma sobre os animais e disparar a conversa sobre o tema. Selecione e grave previamente os áudios e prepare a sala com o aparelho de reprodução sonora.

2) Cartolina e caneta hidrográfica para registro em cartaz.

3) Folhas, canetinhas, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, borracha e apontador, para registro nos grupos.

4) Material para anotação individual do professor, como caneta e um caderno de registro.

Espaços:

Planeje que a atividade ocorra na sala. O espaço deve ser organizado de forma a favorecer o deslocamento das crianças, pois a proposta envolve momentos de roda de conversa, de movimentação corporal ampla e de trabalho em pequenos grupos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Que expressões verbais e gestuais demonstram o interesse das crianças pelo tema dos animais?

2. Que referências as crianças utilizam na construção das expressões corporais durante a imitação dos animais?

3. De que formas as crianças comunicam suas ideias nos pequenos grupos? Quais os principais desafios para o diálogo nas equipes? Como elas os resolvem?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade envolve expressão de vivências e conhecimentos, diálogo e trocas de informações em grupo. Favoreça que todas as formas de expressão estejam incluídas nos momentos de roda e de trabalho em grupo e auxilie na comunicação entre as crianças, sempre que isso se fizer necessário.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para entrar na sala previamente preparada com som ambiente de floresta. Observe as reações, as hipóteses e os diálogos. Provavelmente as crianças demonstrarão curiosidade e conversarão com os colegas e com você sobre as impressões e sobre o que estão ouvindo (como som de água, de aves etc). Após alguns minutos de interação, abaixe o volume do som ambiente e reúna o grande grupo em roda. Pergunte às crianças sobre o som que estão ouvindo: de onde é, o que percebem, que elementos naturais são captados, o que sentem ao ouvi-lo. Depois questione se elas conhecem alguns animais que vivem neste ambiente e troquem ideias sobre quais animais elas mais gostam, por que e de onde os conhecem. Diga aos pequenos que você irá registrar o nome dos animais citados por eles em forma de lista em num cartaz, para que eles possam fazer a leitura, ver quantos e quais são conhecidos pelo grupo. Se houver alguma criança que escreva convencionalmente e queira fazer a lista, ofereça apoio no que ela precisar.

Possíveis falas do professor neste momento: Quais animais vocês conhecem que moram na floresta? Como sabem disso?


2

Depois de todos terem tido oportunidade de se expressar e de a lista estar concluída, faça a leitura do cartaz com o grupo e problematize sobre os sons que esses animais fazem e como se movimentam pela floresta. Os pequenos utilizarão o corpo para demonstrar os movimentos e sons dos animais. Diga que você irá aumentar o volume do som ambiente e que agora a sala ficará cheia de animais da floresta (propondo uma brincadeira). Brinque com eles, deslocando-se pela sala. Interaja descobrindo os animais que estão imitando, imite um animal também, convide uma criança que estiver resistente em participar para circular pelo espaço com você, observando e identificando os animais que os colegas estão imitando.


3

Abaixe novamente o volume do som ambiente e organize a turma dividida em pequenos grupos de quatro ou cinco crianças. Proponha uma discussão e um levantamento de hipóteses em grupo: Quais dos animais listados são brasileiros, vivem em florestas do Brasil? Peça que os grupos registrem em uma folha, por meio de escrita ou desenho, as conclusões às quais chegaram. As crianças também podem recorrer à lista feita inicialmente ou solicitar ajuda ao professor e aos colegas. Combine com os grupos o tempo que terão para essa etapa.

Enquanto as crianças conversam nos grupos, observe e anote as hipóteses que levantam para responder à questão sugerida. Que conhecimentos mobilizam para definir quais animais são brasileiros? Como as crianças expressam suas ideias e recebem as dos colegas? Quais questionamentos são levantados durante a discussão? Quais critérios utilizam na definição da forma do registro (escrita ou desenho) e de quem irá registrar?


4

Após o término do tempo combinado, convide as crianças para retornar ao grande grupo, para a socialização das hipóteses. Cada grupo apresenta seu registro e conta por que escolheu tais animais como brasileiros. Problematize com os pequenos sobre quais foram os animais que apareceram mais vezes nas listas e questione por que será que isso aconteceu e onde vivem estes animais. Explore esse momento de investigação fazendo questionamentos a partir das respostas das crianças, pois nessa argumentação elas elaboram hipóteses e constroem conhecimentos. Diante das diferentes respostas apresentadas pelos grupos, pergunte como podem fazer para descobrir se os animais são brasileiros ou não. Provavelmente as crianças levantarão sugestões de pesquisar na internet, livros, talvez perguntar a alguém que conhecem e que supõem que saiba responder. Sugira que as listas criadas em grupo sejam posteriormente reproduzidas, para que os integrantes do grupo levem-nas para casa para realizar a pesquisa sobre quais animais realmente são brasileiros.


Para finalizar:

Convide os grupos para fixar seus registros em um local acessível a todos, que pode ser um varal ou um mural. Na ausência desses materiais, considere colá-los na parede da sala. Esclareça que os registros serão retomados após as pesquisas, para confirmação. Organizem os materiais utilizados na atividade e retomem a rotina do dia.

Desdobramentos

Dê continuidade a esta proposta fazendo a leitura dos animais listados, em um outro momento, e levantando os conhecimentos que as crianças têm sobre eles. Elas podem escolher o animal preferido e fazer o registro das informações que conhecem sobre eles, por meio de desenho ou escrita, para compartilhá-las com a turma. Convide algum familiar de alguma criança da turma que tenha conhecimento na área (biólogo, cientista, veterinário) para conversar sobre a diversidade da fauna brasileira num dia combinado. Para o bate-papo, levante antes as curiosidades e os questionamentos das crianças sobre o assunto.

Engajando as famílias

Envolva as famílias por meio da participação na pesquisa, confirmando ou não as hipóteses das crianças sobre os animais que são brasileiros. Construa um bilhete junto com os pequenos contando que brincaram de animais da floresta e listaram alguns deles e que agora precisam descobrir se são ou não brasileiros. Envie uma cópia da lista elaborada pelo grupo e peça que os familiares ajudem nessa investigação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano