Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos definidos são pontos importantes
Prática pedagógica A festa junina como elemento pedagógico: vencendo estereótipos e trabalhando com elementos culturais Olhar para as festividades de junho como parte integrante da rica cultura popular brasileira é a chave para desenvolver boas práticas pedagógicas nesse período
Prática pedagógica Educação Infantil: caminhos possíveis para trabalhar de forma não presencial Campos de experiências e objetivos de aprendizagem da BNCC podem orientar as propostas. Ter o apoio das famílias e aproveitar a rotina e o contexto das crianças são essenciais no processo
Prática pedagógica Festa Junina: 5 sugestões para trabalhar a cultura popular na alfabetização Apesar de não poder comemorar as datas da mesma forma, podemos manter o clima de união entre a comunidade escolar e promover o desenvolvimento da leitura e escrita
Prática pedagógica Brincar de construir: aprendizado em várias fases do desenvolvimento Oferecer materiais diversos estimula a criatividade e o raciocínio lógico de crianças desde o berçário
Planejamento Educação Infantil: entenda as diferentes variáveis que estão por trás do planejamento Planejar atividades para as crianças é um processo que envolve muitos questionamentos – e as próprias crianças ajudam a encontrar as respostas
Trilha Brincadeiras Faz de conta: conhecimento que se constrói brincando Com imaginação e ação, as crianças se expressam em relação ao mundo que as cerca – e o professor tem papel central nessa atividade
Prática pedagógica Como estimular a leitura na alfabetização A professora Mara Mansani fala sobre o papel dos livros na formação dos alunos e dá sugestões de como fazer esse trabalho na prática
Educação Infantil 20 materiais para saber mais sobre brincadeiras Especialistas e professores indicam conteúdos para quem quer se aprofundar no assunto