Em busca da identidade Em meio a uma série de problemas, o Ensino Médio precisa definir se quer preparar os jovens para a universidade, para o mercado ou para a vida. O desafio está lançado
Oito práticas que fazem a diferença Estudo mostra que quando a equipe gestora e os professores trabalham com foco na aprendizagem dos alunos e acreditam que todos podem aprender, o desempenho da escola melhora e a evasão diminui
De olho nas necessidades da turma Para manter o interesse de jovens e adultos pelas aulas, escola de Belo Horizonte cria oficina para a produção de artigos de higiene integrada ao currículo e flexibiliza os horários
Vamos falar de sexo com responsabilidade Gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis ainda são consideradas tabus por alguns professores e pais, mas não há dúvida de que a escola tem papel fundamental nessa discussão
A hora de se afirmar na vida e na escola É na adolescência que se constituem traços importantes da personalidade. Entender a necessidade de se impor (e o papel do grupo nisso) é essencial para lidar com os alunos nessa fase
A garotada aprende resolvendo problemas Projetos realizados com base em aspectos do dia a dia dos estudantes auxiliam no desenvolvimento do raciocínio matemático e do espírito investigativo
Para formar leitores críticos e bons autores Pesquisa, leitura e discussão ajudam estudantes de Porto Alegre e São Paulo a entender informações verbais e visuais e produzir textos em diferentes formatos
O valor das metas e da formação Integrantes de projetos piloto em Recife e Manaus, duas tradicionais escolas estaduais que apresentavam péssimos resultados elevam os níveis de aprendizagem e se tornam modelos para a rede
Profissionalizantes estão em expansão Parcela do Ensino Médio que mais cresce, a modalidade busca atender à expansão da economia brasileira e ao desejo dos jovens por uma colocação no mercado de trabalho
Sem medo de encarar os "nativos digitais" Os jovens, todo professor sabe, têm mais intimidade com as novas tecnologias. Daí a importância de saber usar essas ferramentas a favor da aprendizagem dos conteúdos curriculares. Veja como
É conversando que a gente se entende Indisciplina e violência são queixas frequentes nas escolas. Conheça aqui duas boas experiências que mostram como o diálogo e a divisão de responsabilidades ajudam a lidar bem com esses conflitos
Eles querem aulas com mais sentido O descompasso entre o que se ensina na escola e os projetos futuros é uma queixa comum da maioria dos jovens, que não se sentem preparados nem para o vestibular nem para o mercado de trabalho
De portas abertas para a sociedade Unir forças com as famílias, valorizar saberes locais e encadear ações para o desenvolvimento das crianças. Essa é a base da relação entre a escola e o entorno