Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre hipotenusa e cateto 1

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

  • Aprender a utilizar os recursos do GeoGebra.
  • Verificar a relação entre os catetos, a hipotenusa e a altura num triângulo retângulo.

Conceito-chave

Relacionar que o produto dos catetos é igual ao produto da hipotenusa por sua altura relativa.

Recursos necessários

Computadores com o software GeoGebra.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Aprender a utilizar os recursos do GeoGebra.
  • Verificar a relação entre os catetos, a hipotenusa e a altura num triângulo retângulo.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Levante com a classe hipóteses sobre a relação entre essas quatro medidas.

Obs.: o professor pode utilizar recortes e dobraduras, construções com régua e esquadro ou recursos computacionais como o GeoGebra. Neste plano específico, utilizaremos recursos computacionais, mas se a escola não dispor de computadores para os alunos, você pode realizar essa construção com régua e compasso, por exemplo. Uma outra opção é acessar outros Planos de Aula do Time de Autores NOVA ESCOLA, que contêm as relações anteriores.

Para acessar as outras metodologias, veja:

Com recortes

Com construções geométricas

Propósito: Despertar a curiosidade sobre a nova relação proposta e o interesse do uso de recursos tecnológicos.

Discuta com a turma:

  • Há relação entre essas medidas?
  • Como podemos verificar essa relação?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO