Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, leia com os alunos o objetivo da aula e garanta que saibam o significado dos termos matemáticos presentes.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a Turma:
- O que é um ponto?
- O que é um segmento de reta?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Professor, distribua a malha quadriculada para cada aluno. Caminhe pela sala e observe se eles vão desenhar ou indagar a proposta feita.
Retome com eles a diferença entre as três definições. Reta é formada por infinitos pontos e é ilimitada nos dois sentidos e a representamos por letras minúsculas. Ela pode ser construída na horizontal, na vertical e inclinada. O segmento de reta é limitado por dois pontos da reta que geralmente marcamos com letra maiúscula, a parte entre os pontos denominamos o segmento de reta. A semirreta possui origem mas é ilimitada no outro sentido.
Propósito: Retomar os conceitos de reta, semirreta e segmento de reta.
Materiais complementares:
Atividade de retomada para impressão
Resolução da atividade de retomada
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Professor, distribua a malha quadriculada para cada aluno. Caminhe pela sala e observe se eles vão desenhar ou indagar a proposta feita.
Retome com eles a diferença entre as três definições. Reta é formada por infinitos pontos e é ilimitada nos dois sentidos e a representamos por letras minúsculas. Ela pode ser construída na horizontal, na vertical e inclinada. O segmento de reta é limitado por dois pontos da reta que geralmente marcamos com letra maiúscula, a parte entre os pontos denominamos o segmento de reta. A semirreta possui origem mas é ilimitada no outro sentido.
Propósito: Retomar os conceitos de reta, semirreta e segmento de reta.
Materiais complementares:
Atividade de retomada para impressão
Resolução da atividade de retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientações: Professor, proponha que a atividade seja realizada em duplas, mas se certifique que cada aluno tenha seu próprio material. Comece perguntando a coordenada do ponto A e do ponto B. Se preciso retome com eles como achar o par ordenado dos pontos. Em seguida pergunte: Qual a distância do ponto A até o ponto B? Como podemos fazer para calcular? Como faço para achar as coordenadas do ponto C? Podemos pensar primeiro na abscissa do ponto, ou seja, olhar apenas no eixo x e depois olhar no eixo x. Indaga isso junto com eles, deixe que eles pensem, contém os quadriculados para achar ou criem outras estratégias. Em seguida, você pode perguntar: Essa distância é pequena e podemos até contar os quadradinhos, mas e quando essa distância for maior, será que não existe outra forma de calcularmos? Quem consegue me ajudar olhando as coordenadas dos pontos A e B agora que sabemos a coordenada do ponto C? Na lousa você discute que na realidade somamos a abscissa do ponto B com a abscissa do ponto A e dividimos por 2 (na verdade fazemos uma média aritmética) para acharmos a abscissa do ponto C, o mesmo procedimento fazemos para achar a ordenada do ponto C. Dessa forma achamos o ponto médio do segmento AB. Mostre a eles que o ponto médio divide o segmento em dois segmentos equidistantes.
Propósito: Encontrar o ponto médio de um segmento de reta.
Discuta com a turma:
- Neste caso, como você encontrou o ponto médio? Utilizou a graduação da malha quadriculada?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientações: Professor mudamos a posição da reta mas a forma de tratar é a mesma. Geralmente os alunos estão acostumados em ver a reta somente na horizontal por isso é importante mudar o sentido. Comece perguntando a coordenada do ponto C e do ponto D. Em seguida pergunte: Qual a distância do ponto C até o ponto D? Como podemos fazer para calcular? Como faço para achar as coordenadas do ponto C? Podemos pensar primeiro na abscissa do ponto, ou seja, olhar apenas no eixo x e depois olhar no eixo x. Indaga isso junto com eles, deixe que eles pensem, contém os quadriculados para achar ou criem outras estratégias. Em seguida, você pode perguntar: Essa distância é pequena e podemos até contar os quadradinhos, mas e quando essa distância for maior, será que não existe outra forma de calcularmos? Quem consegue me ajudar olhando as coordenadas dos pontos C e D agora que sabemos a coordenada do ponto E? Na lousa você discute que na realidade somamos a abscissa do ponto B com a abscissa do ponto A e dividimos por 2 (fazemos a média aritmética) para acharmos a abscissa do ponto C, o mesmo procedimento fazemos para achar a ordenada do ponto C. Dessa forma achamos o ponto médio do segmento CD.Mostre a eles que o ponto médio divide o segmento em dois segmentos equidistantes.
Propósito: Encontrar o ponto médio de um segmento de reta.
Discuta com a turma:
- Neste caso, como você encontrou o ponto médio? Utilizou a graduação da malha quadriculada?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientações: Professor mudamos a posição da reta mas a forma de tratar é a mesma. Geralmente os alunos estão acostumados em ver a reta somente na horizontal por isso é importante mudar o sentido. Comece perguntando a coordenada do ponto E e do ponto F. Em seguida pergunte: Qual a distância do ponto E até o ponto F? Como podemos fazer para calcular? Como faço para achar as coordenadas do ponto G? Podemos pensar primeiro na abscissa do ponto, ou seja, olhar apenas no eixo x e depois olhar no eixo y. Indague isso junto com eles, deixe que eles pensem, contem os quadriculados para achar ou criem outras estratégias. Em seguida, você pode perguntar: Essa distância é pequena e podemos até contar os quadradinhos, mas e quando essa distância for maior, será que não existe outra forma de calcularmos? Quem consegue me ajudar olhando as coordenadas dos pontos E e F agora que sabemos a coordenada do ponto G? Na lousa você discute que na realidade somamos a abscissa do ponto B com a abscissa do ponto A e dividimos por 2 (fazemos a média aritmética) para acharmos a abscissa do ponto C, o mesmo procedimento fazemos para achar a ordenada do ponto C. Dessa forma achamos o ponto médio do segmento EF. Qual a diferença agora que a reta é inclinada? O que mudou em relação a reta horizontal e vertical? Mostre a eles que o ponto médio divide o segmento em dois segmentos equidistantes.
Propósito: Encontrar o ponto médio de um segmento de reta.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Professor, resolva os exercícios no quadro e diga aos alunos que confiram seus resultado. Isso validará de forma prática a aplicação deste conceito. Certifique-se que os alunos relacionem a média aritmética calculada com as coordenadas do ponto médio.
Propósito: Analisar junto a turma as resoluções realizadas.
Discuta com a turma:
- Como vocês encontraram a abscissa e ordenada do ponto médio?
- Vocês conseguem perceber alguma relação entre as respostas das letras b), c), d) e e)?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Professor, resolva os exercícios no quadro e diga aos alunos que confiram seus resultado. Isso validará de forma prática a aplicação deste conceito. Certifique-se que os alunos relacionem a média aritmética calculada com as coordenadas do ponto médio.
Propósito: Analisar junto a turma as resoluções realizadas.
Discuta com a turma:
- Como vocês encontraram a abscissa e ordenada do ponto médio?
- Vocês conseguem perceber alguma relação entre as respostas das letras b), c), d) e e)?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Professor, resolva os exercícios no quadro e diga aos alunos que confiram seus resultado. Isso validará de forma prática a aplicação deste conceito. Certifique-se que os alunos relacionem a média aritmética calculada com as coordenadas do ponto médio.
Propósito: Analisar junto a turma as resoluções realizadas.
Discuta com a turma:
- Como vocês encontraram a abscissa e ordenada do ponto médio?
- Vocês conseguem perceber alguma relação entre as respostas das letras b), c), d) e e)?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Professor, leia com alunos a conclusão apresentada e solicite seu registro. Pergunte se realmente podemos chegar a essa fórmula de resolução. Pergunte:
Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos abordados de forma breve.
Discuta com a turma:
- O que são segmentos equidistantes?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Oriente os alunos na resolução do problema. Ande pela sala e esclareça possíveis dúvidas. O raio x deve ser realizado individualmente.
Propósito: Avaliar se o aluno realmente aprendeu o conteúdo da aula.
Discuta com a turma:
- O segmento é paralelo à algum dos eixos?
- É possível chegar ao resultado esboçando o segmento na malha sem utilizar a média aritmética?
- É possível chegar ao resultado sem o auxílio do esboço no plano cartesiano?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar