Resolução atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Utilizando o mapa dos Estados Unidos para calcular a área de figuras planas com o auxílio do plano cartesiano
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Distância entre dois pontos no plano cartesiano
Por: Lara Martins Barbosa
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lara Martins Barbosa
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA15) - Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
Objetivos específicos
Calcular a área de figuras planas com o auxílio do plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano, segmento de reta, área, distância entre pontos.
Recursos necessários
Malha quadriculada, lápis e régua.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Calcular a área de figuras planas com o auxílio do plano cartesiano.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Esse aquecimento será uma retomada de área de figuras planas. Vamos fazer uma gincana e para isso teremos três fichas conforme anexo: uma com os nomes do polígonos, outra com a fórmula da área e a outra com a própria figura do polígono. Separe a turma em duas equipes e prepare o material antes da aula. Você pode imprimir ou desenhar e recortar. Cole no quadro ou em uma parede da sala as representações dos polígonos citados. Prepare a sala de modo que tenha espaço para os alunos se locomoverem com facilidade. Deixe as fichas das fórmulas dos nomes viradas de cabeça para baixo e perto de onde estará colado os polígonos . Cada ficha em um monte separado. A gincana começa quando o professor disser!!!! Um aluno de cada equipe deve pegar uma ficha de cada monte e colar ao lado da figura correspondente. Vence a equipe que terminar a identificação completa primeiro: imagem da figura-nome-fórmula da área.(veja slide 4)
Professor antes de iniciar a gincana converse com a turma e pergunte: Vocês conhecem essas figuras? Qual o nomes delas? Alguém lembra a área dessas figuras?
Propósito: Revisar o cálculo da área de diferentes polígonos.
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Esse aquecimento será uma retomada de área de figuras planas. Vamos fazer uma gincana e para isso teremos três fichas conforme anexo: uma com os nomes do polígonos, outra com a fórmula da área e a outra com a própria figura do polígono. Separe a turma em duas equipes e prepare o material antes da aula. Cole no quadro ou em uma parede da sala as representações dos polígonos citados. Prepare a sala de modo que tenha espaço para os alunos se locomoverem com facilidade. Deixe as fichas das fórmulas e dos nomes perto de onde estará colado os polígonos de cabeça para baixo. Cada ficha em um monte separado. A gincana começa quando o professor disser!!!!Um aluno de cada equipe deve pegar uma ficha de cada monte e colar ao lado da figura correspondente. Vence quem a equipe que terminar a identificação completa primeiro: imagem da figura-nome-fórmula da área.(veja slide 4)
Professor antes de iniciar a gincana converse com a turma e pergunte: Vocês conhecem essas figuras? Qual o nomes delas? Alguém lembra a área dessas figuras?
Propósito: Revisar o cálculo da área de diferentes polígonos.
Discuta com a turma:
- Dúvidas quanto a execução da 2ª Etapa?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientações: Apresente o mapa dos Estados Unidos para a turma. Se não tiver como projetar, você pode pegar de algum livro de geografia da biblioteca, aplicativo do celular ou xerocar para a turma. Divida a turma em duplas, peça que eles observem o mapa e seus Estados. Pergunte como são as formas. Se se assemelham a alguma forma conhecida que vocês acabaram de ver no aquecimento.
Observação: Caso algum aluno note a falta do Alaska e do Hawaii no mapa, que também são territórios americanos, mas entraram depois, diga que podem fazer uma pesquisa dos motivos desses acontecimentos e combinar até com outra área de conhecimento para discutir esse assunto.
Propósito: Calcular a área aproximada de dois estados do país Estados Unidos da América fazendo desenhos de polígonos no mapa.
Discuta com a Turma:
- E se quiséssemos saber a área de algum desses territórios americanos, como faríamos?
- Alguém tem alguma ideia?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7).
Orientações: Professor questione aos alunos o que você fez no desenho. Pergunte: Para me orientar o que tive que fazer? E depois? Quais foram as minhas ações? O objetivo é que eles percebam que você precisou desenhar o plano cartesiano para se orientar dentro de um sistema de coordenadas. Em seguida continue: O que foi preciso para eu me aproximar e calcular a área do Estado de Nevada? Ou de Wyoming? Queremos que eles percebam que podemos desenhar polígonos usando o sistema de coordenadas e em seguida, utilizando o conhecimento de distância entre dois pontos calcular a área desse polígono que mais tarde podemos comparar com a área real desse Estado. Retome com eles como marcar as coordenadas no sistema cartesiano. Faça as marcações dos pontos.
Professor eles podem ter dúvida na geometria básica, no caso de usar o Teorema de Pitágora para achar base do trapézio, para isso retome com eles e veja o guia de intervenções.
Propósito: Calcular a área aproximada de dois estados do país Estados Unidos da América fazendo desenhos de polígonos no mapa.
Discuta com a Turma:
- Com quais polígonos os estados destacados se parecem?
- Em qual estado está a origem no sistema de eixos coordenados?
- Os estados Nevada e Wyoming estão em qual quadrante no plano construído?
- Como podemos calcular a área desse Estados?
- SAbendo a área desses polígonos como acho, por exemplo a base do retângulo do Estado de Wyoming? Preciso das duas coordenadas do ponto?
- O Estado de nevada se assemelha a área do trapézio, como posso calcular as bases?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 7).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Não deixe de indagar sobre possíveis resoluções diferentes. Apresente aos alunos as reais áreas dos estados em questão. Wyoming com 253.596 km² e Nevada com 286.367 km².
Propósito: Discutir com os alunos as resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual medida se aproximou mais da realidade?
- O que possivelmente ocasionou uma maior diferença entre a área de Nevada?
- Caso os eixos cartesianos estivessem em outra posição, a área sofreria alteração? Por quê?
- Como calcular a área de polígonos não convencionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram depois das duas perguntas que você fez após a resolução das áreas dos polígonos nesse slide. Apresente aos alunos as reais áreas dos estados em questão: Wyoming com 253.596 km² e Nevada com 286.367 km².
Converse com os alunos sobre o que seria a escala, oriente-os no sentido de que não estamos calculando a área real dos estados, essa é uma estimativa.
Propósito: Calcular a área aproximada de dois estados do país Estados Unidos da América.
Discuta com ele:
Como podemos fazer para saber a área real com esse resultado que temos?
Alguém tem alguma ideia?
O que a escala nos orienta e nos ajuda nesse sentido?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Não deixe de indagar sobre possíveis resoluções diferentes. Apresente aos alunos as reais áreas dos estados em questão. Wyoming com 253.596 km² e Nevada com 286.367 km². Converse com os alunos sobre o que seria a escala, oriente-os no sentido de que não estamos calculando a área real dos estados, essa é uma estimativa. Discuta com os alunos a diferença entre as áreas calculadas e a real. Pontue itens em relação ao polígono escolhido para modelar os estados. Apresente o mapa do estado de Nevada e argumente com os alunos que 1 unidade de comprimento não considerada influência em 100 unidades de comprimento no terreno real. E ainda, 1 unidade de área não considerada influência em 10 000 unidades de áreas no terreno real. Note que o cálculo da área de Wyoming se aproximou mais da realidade. Por que será que a diferença entre a área calculada do estado de Nevada na atividade e sua área real foi de 86 367 km²?
Propósito: Calcular a área aproximada de dois estados do país Estados Unidos da América.
Discuta com a turma:
- Qual polígono modelou melhor o estado?
- O Estado de Nevada é de fato um trapézio?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Discussão da solução (8 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 e 13).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Não deixe de indagar sobre possíveis resoluções diferentes.
Propósito: Discutir com os alunos as resoluções.
Discuta com a turma:
- Podemos escolher outro triângulo retângulo para aplicar o Teorema de Pitágoras e encontrar a distância entre I e M?
- Caso os eixos cartesianos estivessem em outra posição, a distância sofreria alteração? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Professor leia com alunos as conclusões apresentadas e solicite seu registro.
Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos estudados de forma breve.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Circule pela sala e veja se os alunos estão realizando a atividade de forma correta. Essa atividade deve ser realizada individualmente. Veja se os alunos sabem marcar corretamente as coordenadas dos pontos cartesianos. Verifique se o cálculo da distância em relação a cada segmento está sendo feito corretamente e auxilie individualmente os alunos.
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Os eixos coordenados estão em qual escala?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_16GEO04)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram das proporções das escalas e dos nomes das figuras planas em relação aos seus lados, se apoiando no plano original.
Atividade principal
Para essa atividade, entendemos ser melhor determinar uma pesquisa sobre o mapa político brasileiro que possam imprimir revelando a escala. Para quem não puder imprimir, disponibilize com antecedência mapas impressos na unidade escolar.
De posse dos mapas, pode fazer os mesmos questionamentos do plano original para essa atividade principal, mas com o mapa do Brasil. Os alunos e alunas podem usar régua para medir e traçar as figuras, bem como confeccionar um plano cartesiano ou representá-las no Geogebra (instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT), mantendo a malha e os eixos para que possam determinar os pontos dos vértices.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, com auxílio de uma calculadora se necessário, compare os resultados dos cálculos com os do programa e faça-os perceber as aproximações como limitações do programa.
- Faça o questionamento sobre uma mudança de posição dos eixos, se isso influenciaria no perímetro das figuras.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização destacando novamente o teorema de Pitágoras no cálculo das distâncias não paralelas aos eixos e encerre reforçando o quanto o recurso de usar o plano cartesiano pode auxiliar no cálculo de áreas e perímetros.
Raio X
Ofereça a situação que consta no plano original, peça para usarem o Geogebra na construção, mas reforçando a importância de só usar a opção do perímetro após os cálculos.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências com o Geogebra.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lara Martins Barbosa
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA15) - Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
Objetivos específicos
Calcular a área de figuras planas com o auxílio do plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano, segmento de reta, área, distância entre pontos.
Recursos necessários
Malha quadriculada, lápis e régua.