Plano de Aula

Plano de aula: A Geometria do Táxi e a distância entre pontos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Distância entre dois pontos no plano cartesiano

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lara Martins Barbosa

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA15) - Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

Objetivos específicos

Explorar a Geometria do Taxi

Conceito-chave

Plano cartesiano, segmento de reta, Geometria do Taxi, distância entre pontos.

Recursos necessários

Malha quadriculada, lápis e régua.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar a Geometria do Taxi

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Professor, na Geometria do Taxi a menor distância entre dois pontos de um plano não é a linha reta, como considerada na Geometria Euclidiana. A distância é medida como a viagem de um táxi numa cidade, cujas ruas estendem-se vertical e horizontalmente em uma quadra ou malha urbana, que convenientemente pode ser associada ao plano euclidiano.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

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