Movimento Estudantil
Plano de Aula
Plano de aula: Resistência estudantil durante a ditadura civil-militar
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência à ditadura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Movimento estudantil
Estudantes nas ruas
Congresso em Ibiúna
Carta aberta à população
Para você saber mais:
UNE Memória - http://une.org.br/memoria/ Acesso em: 2/3/2019
Missa para Vanuchi vira ato de protesto - http://memorialdademocracia.com.br/card/por-vannucchi-missa-e-protesto-na-catedral#card-134 Acesso em: 4/3/2019
Movimento estudantil 1967-1979 - http://memorialdademocracia.com.br/card/movimento-estudantil Acesso em: 12/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor:
Desde o início da ditadura civil-militar, os estudantes formaram forte oposição. Em passeatas, congressos e atos públicos, articularam-se com diversos setores da sociedade. Foram lutas que visavam a defesa de direitos, mas sobretudo a conscientização do povo brasileiro.
Em diversos momentos tiveram que atuar na clandestinidade, sendo muitas vezes reprimidos pela polícia. Os estudantes eram vistos como ameaça ao regime ditatorial, obrigando alguns a se exilar. Mas o movimento estudantil soube se reorganizar e reinventar, tendo um importante papel político no cenário nacional. A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi um dos principais agentes de oposição, convocando e articulando diversas vezes a busca e garantia de direitos humanos, políticos e educacionais.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO