Movimento Estudantil
Plano de Aula
Plano de aula: Resistência estudantil durante a ditadura civil-militar
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência à ditadura
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Movimento estudantil
Estudantes nas ruas
Congresso em Ibiúna
Carta aberta à população
Para você saber mais:
UNE Memória - http://une.org.br/memoria/ Acesso em: 2/3/2019
Missa para Vanuchi vira ato de protesto - http://memorialdademocracia.com.br/card/por-vannucchi-missa-e-protesto-na-catedral#card-134 Acesso em: 4/3/2019
Movimento estudantil 1967-1979 - http://memorialdademocracia.com.br/card/movimento-estudantil Acesso em: 12/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor:
Desde o início da ditadura civil-militar, os estudantes formaram forte oposição. Em passeatas, congressos e atos públicos, articularam-se com diversos setores da sociedade. Foram lutas que visavam a defesa de direitos, mas sobretudo a conscientização do povo brasileiro.
Em diversos momentos tiveram que atuar na clandestinidade, sendo muitas vezes reprimidos pela polícia. Os estudantes eram vistos como ameaça ao regime ditatorial, obrigando alguns a se exilar. Mas o movimento estudantil soube se reorganizar e reinventar, tendo um importante papel político no cenário nacional. A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi um dos principais agentes de oposição, convocando e articulando diversas vezes a busca e garantia de direitos humanos, políticos e educacionais.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (analisar a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar). Por isso faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.
Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. O seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.
Projete ou imprima os documentos abaixo:
Movimento estudantil
Estudantes nas ruas
Direcione as perguntas abaixo aos alunos. Peça que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilizar as questões propostas para contextualizar a aula.
Respostas esperadas:
-Por que tantas pessoas compareceram a passeata dos cem mil?
“Porque estavam inconformados com o autoritarismo e a repressão, queriam o povo no poder.”
-Pelo que estavam lutando?
“Lutavam por um mundo melhor e mais justo, para tornar realidade seus sonhos revolucionários, defendiam a liberdade e os direitos humanos.”
-De que forma atuavam?
“Através de manifestações, passeatas e atos públicos, debates, congressos e jornais clandestinos.”
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais:
UNE renasce reivindicando democracia - http://memorialdademocracia.com.br/card/une-renasce-reivindicando-democracia Acesso em: 12/3/2019.
Regime joga UNE e UEEs na ilegalidade - http://memorialdademocracia.com.br/card/regime-joga-une-e-uees-na-ilegalidade Acesso em: 12/3/2019.
Renasce o movimento estudantil - http://memorialdademocracia.com.br/card/estudantes-voltam-as-ruas-para-protestar Acesso em: 12/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Este tempo sugerido deverá ser dividido para este slide e o próximo.
Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo. Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar o documento a seguir:
Congresso em Ibiúna
Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma.
A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:
-No contexto da ditadura civil-militar, qual o motivo da UNE realizar seu 30° Congresso no interior paulista?
“O motivo seria não sofrer repressão, de não ser perseguido, de exercer suas liberdades democráticas.”
-Por que os líderes dos movimentos estudantis foram presos?
“Por estarem realizando algo que era proibido pela ditadura; pois os estudantes faziam oposição à ditadura civil-militar.”
-Por que, segundo o documento, os estudantes não ofereceram violência durante a prisão, mesmo eles sendo em maior número?
“Porque estavam lutando por seus direitos, através de ideias, do diálogo. Não da violência.”
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais:
União Nacional dos Estudantes - http://une.org.br/ Acesso em: 5/3/2019.
Trecho do filme Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil - https://www.youtube.com/watch?list=PLBT9aZtV_m77jKbWHImyff-4s5B5CBzR6&v=i8pGE-HFDx8 Acesso: 12/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Este tempo sugerido deverá ser dividido para este slide e o anterior.
Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo.
Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar o documento a seguir:
Carta aberta à população
Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma.
A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:
-Por que a carta foi a melhor maneira de chegar à população?
“Porque a melhor maneira de chegarem a população é através de sindicatos e entidades livres, de organizações independentes.”
-Que causas os estudantes estão reivindicando?
“A exploração econômica, o arrocho salarial, o alto custo de vida, as péssimas condições de trabalho, mortes, prisões.”
-Qual o significado de liberdade para os estudantes, segundo a carta?
“Livre é não se submeter às leis impostas pelas autoridades que não querem aceitar eleições livres e diretas, que impedem nossa liberdade de organização e manifestação.”
-O que é subversivo?
“Durante a ditadura civil-militar, era subversivo aquele que era contra a ordem estabelecida pelos responsáveis da ditadura civil-militar, contra os atos institucionais (AI), contra a Lei de Segurança Nacional.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais:
O apito da panela de pressão - https://www.youtube.com/watch?v=DuGZABQ0L5c Acesso em: 5/3/2019.
Soa o apito - http://memorialdademocracia.com.br/card/soa-o-apito-da-panela-de-pressao#card-172 Acesso em: 12/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos criem cartazes que divulguem a atuação da UNE. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula. Para tanto, os alunos podem e devem utilizar os documentos desta aula.
-O que é esperado que os alunos criem?
“Cartazes que divulguem como a UNE atuou durante a ditadura civil-militar. Estes cartazes podem conter frases, desenhos; bem como atos de resistência, protesto e luta por direitos.
Como adequar à sua realidade:
Peça que os alunos apresentem o material produzido e colem em mural.
Para você saber mais:
Mataram um estudante, podia ser seu filho - http://memorialdademocracia.com.br/card/mataram-um-estudante-podia-ser-seu-filho Acesso em: 12/3/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive, Google Apresentações.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, os documentos e alguns questionamentos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- Quando ocorreu a passeata dos cem mil? Onde?
- Quem era Edson Luís de Lima Souto? Por que sua pessoa é lembrada até hoje?
- Qual o envolvimento do Movimento Estudantil com a passeata dos cem mil?
Dê um tempo para que a turma faça o debate. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos mediando o debate e trazendo outras informações, além do texto, se achar pertinente.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Junto com as fontes propostas na etapa, encaminhe alguns questionamentos para orientar as análises:
Questões para refletir:
Congresso em Ibiúna
- No contexto da ditadura civil-militar, qual o motivo de a UNE realizar seu 30° Congresso no interior paulista?
- Por que, segundo o documento, os estudantes não ofereceram violência durante a prisão, mesmo eles sendo em maior número?
Carta aberta à população
- Quem escreveu a carta?
- O que significa ser subversivo? Quem era considerado subversivo?
- Por que a carta foi a melhor maneira de chegar à população?
- Qual o significado de liberdade para os estudantes, segundo a carta?
Questões para responder:
- Por que os líderes da UNE foram presos no Congresso em Ibiúna?
- Que causas os estudantes estão reivindicando na carta?
- O que a frase “Hoje, consente quem cala” pode significar?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas. Elas podem ser escritas ou eles podem gravar áudio ou vídeo e mandar o arquivo no grupo da sala.
De qualquer forma, incentive os estudantes a compartilharem as respostas sobre as questões e as impressões sobre as fontes com os colegas.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem produzir os cartazes em sites, programas ou aplicativos que permitem a edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Outra possibilidade é enviá-los para o restante da turma no Google Sala de Aula ou em um mural do Padlet.
Eles também podem fazer mini-cartazes, em folha sulfite ou de caderno, e enviar fotos das produções para que você e o restante da turma possam ver.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
As famílias também podem assistir a muitos trechos dos famosos festivais de MPB do período, disponíveis no Youtube.
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: Os anos 1960: revolução cultural?A ditadura civil-militar e os processos de resistência.As questões indígena e negra, e a ditadura.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI20 Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
Palavras-chave: Estudantes, resistência, ditadura, UNE.