Plano de Aula

Plano de aula: Luta armada e ditadura civil-militar

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência à ditadura

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Luta armada no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7UgGAasA5Q5Vmm6kPXXnGCHjHf32N6gsttjBXtjvxyXmJtFTGzX3JD55gYc9/his9-20und02-luta-armada-no-brasil.pdf

“Ao povo brasileiro”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJ9ZMqTQBmnErGjYY3xMEhUAvP9JTg3xpJBKHTMFRzGEmqWprZDbSHC46HaF/his9-20und02-ao-povo-brasileiro.pdf

Inimigo n° 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMBNU4TFmRUVSJ8xsfSJXK6CgBBwjJfTqrX75mf924HBkuhBMbRgMSe6XYnT/his9-20und02-inimigo-n-1.pdf

Quem foi Marighella?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf

Para você saber mais:

Trailer Soldados do Araguaia - https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=IrXcONiKJ_Q Acesso em: 11/11/2018.

Manual do guerrilheiro urbano. Disponível: https://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheiro-urbano.pdf Acesso em: 20/2/2019.

Grupos da luta armada. http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.

Um combate desigual. http://memorialdademocracia.com.br/card/luta-armada Acesso em: 21/2/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

Neste link você encontrará informações sobre grupos de luta armada, táticas e estratégias, repressão e violação dos direitos humanos; importante para aprofundar o conhecimento ou até mesmo trazer conteúdo para uma outra aula:

Disponível: http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados