Luta Armada no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Luta armada e ditadura civil-militar
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência à ditadura
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Luta armada no Brasil
“Ao povo brasileiro”
Inimigo n° 1
Quem foi Marighella?
Para você saber mais:
Trailer Soldados do Araguaia - https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=IrXcONiKJ_Q Acesso em: 11/11/2018.
Manual do guerrilheiro urbano. Disponível: https://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheiro-urbano.pdf Acesso em: 20/2/2019.
Grupos da luta armada. http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.
Um combate desigual. http://memorialdademocracia.com.br/card/luta-armada Acesso em: 21/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor:
Neste link você encontrará informações sobre grupos de luta armada, táticas e estratégias, repressão e violação dos direitos humanos; importante para aprofundar o conhecimento ou até mesmo trazer conteúdo para uma outra aula:
Disponível: http://memoriasdaditadura.org.br/grupos-da-luta-armada/index.html Acesso em: 21/2/2019.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (Discutir a luta armada durante a ditadura civil-militar.) Por isso, professor, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.
Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. O seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Projete ou imprima o documento abaixo.
Luta armada no Brasil
Direcione as perguntas abaixo aos alunos. Peça que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilizar as questões propostas para contextualizar a aula.
Resposta esperada:
-O que pode ter levado tantos jovens a se tornar guerrilheiros?
“Foi a forma que encontraram de resistir contra o regime ditatorial e autoritário, que não havia liberdade de expressão.”
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
A etapa da Problematização será dividida em dois momentos, sendo o tempo acima destinado as duas partes.
Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo.Sem desfazer os trios, peça para a classe analisar os documentos a seguir:
Quem foi Carlos Marighella? https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycfwtM3sQwJdBzHH7sFE6Yw4knDMrD3pEw8YFZSkWgJmcS8J5MqprddY4d3U/his9-20und02-quem-foi-mariguella.pdf
Inimigo n° 1
Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma. A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:
-Por que Marighella é o inimigo n°1? Inimigo de quem?
“Porque lutava na resistência armada contra a ditadura civil-militar.”
“Inimigo dos agentes que administravam o país em nome da ditadura, inimigo da repressão, da falta de liberdade de expressão.”
Para o professor:
Quem foi Carlos Marighella?
Para você saber mais:
Afinal, quem foi Carlos Marighella? https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/afinal-quem-foi-carlos-marighella/ Acesso: 21/02/2019.
Marighella é abatido em emboscada em SP - http://memorialdademocracia.com.br/card/marighella-e-abatido-em-emboscada-em-sp#card-100
Acesso em: 9/3/2019.
Filme Marighella - https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=7Mw386dVhcY Acesso em: 9/3/2019.
Mil faces de um homem leal - Racionais - https://www.youtube.com/watch?v=5Os1zJQALz8 Acesso em: 9/3/2019.
MAGALHÃES, Mário. O guerrilheiro que incendiou o mundo. 1° edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
A etapa da Problematização será dividida em dois momentos, sendo o tempo acima destinado às duas partes.
Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo. Sem desfazer os trios, peça para a classe analisar o documento a seguir:
“Ao povo brasileiro”
Professor, a íntegra do texto utilizado nesta parte da aula está disponível no link abaixo:
Direcione as perguntas abaixo. Leia as perguntas, escreva no quadro ou imprima para os alunos. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma. O pronunciamento seu deu durante ocupação da estação de transmissão da Rádio Nacional Paulista. O texto foi escrito por Marighella, mas lido por outro membro da Aliança Libertadora Nacional - ALN.
A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:
-Contra o que os guerrilheiros diziam que lutavam?
“Contra a atual ditadura militar brasileira e o imperialismo norte-americano.”
-Por que Carlos Marighella se dirigiu ao povo brasileiro?
“Certamente numa tentativa de defesa, pois as ações da luta armada eram acusados de terroristas e assaltantes. E buscando o apoio da população em resistir à ditadura civil-militar.”
-A mensagem seria transmitida ao povo, mesmo que para isso utilizassem a mão armada. Por quê?
“A certeza de que a mensagem chegaria ao povo brasileiro. Que não seria impedida pelas autoridades responsáveis pela repressão e opressão.”
-De que forma Marighella comemora a atuação da guerrilha no período de um ano?
“Desde o início de sua atuação até agora, os grupos armados expropriaram os banqueiros nacionais e estrangeiros e as firmas seguradoras do capital (…);
a heroica operação guerrilheira que libertou o sargento Antônio Prestes e os demais companheiros presos na penitenciária Lemos de Brito, em pleno Rio de Janeiro; o justiçamento do capitão norte-americano Charles Chandler, que veio da guerra do Vietnã para fazer espionagem da CIA no Brasil, é outra prova de que os grupos revolucionários armados estão atentos na defesa da nossa soberania e na preservação dos interesses nacionais.”
Ao professor: Carlos Marighella tornou-se conhecido ao se opor a ditadura do Estado Novo. Sendo antes preso por criticar o interventor da Bahia, em 1934. Já no Estado Novo foi preso duas vezes, inclusive sendo torturado. Também sendo opositor da ditadura civil-militar, foi preso pelos órgãos de repressão. Abandonando a resistência pacífica, entrou para a luta armada. Marighella ainda foi líder de uma das mais conhecidas formas de resistência armada durante a ditadura: a Aliança Libertadora Nacional - ALN. Foi morto em 1969 por agentes da ditadura civil-militar.
Como adequar à sua realidade:
Caso haja condições, coloque o áudio do pronunciamento para os alunos ouvirem, acompanhando a leitura do texto.
Para você saber mais:
Áudio do pronunciamento de Carlos Marighella - http://memorialdademocracia.com.br/card/guerrilha-solta-voz-na-radio-nacional Acesso em: 7/3/2019.
Documentário reconta histórias de ex-combatentes da guerrilha - https://www.brasildefato.com.br/2017/02/13/documentario-reconta-historias-de-ex-combatentes-da-guerrilha-do-araguaia/ Acesso em: 11/3/2019.
Filme traz revelações de ex-soldados sobre a guerrilha do Araguaia - https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/filme-traz-revelacoes-de-ex-soldados-sobre-guerrilha-do-araguaia-22514052 Acesso em: 11/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos criem mensagens defendendo a democracia e a liberdade de expressão, justificando suas respostas. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula. A intenção é escrever textos com base nas informações analisadas nos documentos. Peça aos alunos que simulem uma estação de rádio, realizando o pronunciamento produzido por eles.
E caso a Escola disponha de rádio escolar, realize o pronunciamento na mesma.
Como adequar à sua realidade:
Caso a escola disponha de rádio escolar, realize o pronunciamento na mesma.
Para você saber mais:
Guerrilha do Araguaia - http://www.vermelho.org.br/noticia/311264-1 Acesso em: 11/3/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento e proponha que a turma faça uma discussão sobre o questionamento a seguir.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que pode ter levado tantos jovens a se tornarem guerrilheiros?
Dê um tempo para que a turma faça o debate. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos mediando o debate e trazendo outras informações, além do texto, se achar pertinente.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Junto com as fontes propostas na etapa, encaminhe alguns questionamentos para orientar as análises:
- De acordo com o jornal “Última Hora”, Marighella era o inimigo n°1? Inimigo de quem? Por quê?
- Contra o que os guerrilheiros diziam que lutavam?
- Por que Carlos Marighella se dirigiu ao povo brasileiro?
- A mensagem seria transmitida ao povo, mesmo que, para isso, utilizassem a mão armada. Por quê?
- De que forma Marighella comemora a atuação da guerrilha no período de um ano?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas. Elas podem ser escritas ou podem gravar áudio ou vídeo e mandar no grupo da sala. De qualquer forma, incentive os estudantes a compartilharem as respostas sobre as questões e as impressões sobre as fontes com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem escrever as mensagens e enviá-las para o restante da turma no Google Sala de Aula, ou em um mural do Padlet.
Você também pode propor que os alunos criem postagens para as redes sociais, defendendo a democracia e a liberdade de expressão, utilizando uma hashtag para divulgar as produções com a comunidade escolar e com a sociedade, em geral.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os seus familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasi (disponível aqui).
As famílias também podem assistir a muitos trechos dos famosos festivais de MPB do período, disponíveis no Youtube.
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: Os anos 1960: revolução cultural?A ditadura civil-militar e os processos de resistência.As questões indígena e negra e a ditadura.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI20 Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
Palavras-chave: Ditadura, guerrilha, resistência.