GEO9_04UND01 - Imagem para Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: As paisagens culturais da Europa
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens culturais da Europa, valorizando as transformações realizadas pelo homem ao longo da história, destacando os aspectos históricos que esse continente abarca, como por exemplo, a história das civilizações antigas, marcos do feudalismo, grandes navegações e o advento de tecnologia, como o caso da Inglaterra, berço da industrialização. Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a Europa. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, sala de informática com computadores com pacote Office ou Google Drive e acesso a internet, caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima informações sobre as indicações sugeridas, para que o aluno consiga realizar o folder em uma cartolina, utilizando para isso: cartolina, tesoura, cola, imagem de paisagens culturais europeias, canetinhas, régua, lápis ou lápis de cor.
Material complementar:
Imagens para Problematização:
Mapas da Contextualização:
Imagem para Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Mapas da Contextualização:
Para você saber mais:
Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:
Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:
Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:
HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.
MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:
FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que a aula seja na Sala de Informática da sua escola, com acesso a internet para realização da pesquisa proposta nesta aula e que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos, de acordo com o número de computadores disponíveis. Nesse momento, projete ou escreva no quadro o tema da aula que irá trabalhar com as paisagens culturais da Europa, conhecido como Velho Mundo.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com paisagens culturais da sua cidade ou região influenciadas pela colonização europeia.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO