GEO9_04UND04 - Imagem para Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As paisagens de um campo de refugiados
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano irá abordar as paisagens decorrentes dos campos de refugiados, especificamente, o Campo de Refugiados Zaatari, construído em 2012, na Jordânia e atualmente conta com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios.
Nessa aula haverá uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares, resultado de relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, caderno e caixa de som. Caso não seja possível utilizar o projetor de imagens, utilize uma televisão para exibição do trailer sugerido e os materiais sugeridos impresso.
Material complementar:
Imagem para Contextualização:
Imagens para Ação Propositiva
Imagem para Sistematização
Link para o trailer sugerido na Sistematização:
Zaatari: Memórias do labirinto. 2018 (3min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 de fevereiro de 2018.
Para você saber mais:
Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).
Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Para mais informações acesse:
Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Zaatari: O campo de refugiados de Zaatari, no deserto da Jordânia, é um dos maiores do mundo, com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios. Para saber mais acesse os links disponíveis em:
KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.
NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.
https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.
https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de lugar, paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e refugiados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Explique que nessa aula irá trabalhar com as paisagens produzidas e transformadas pelos campos de refugiados, especificamente, em Zaatari. Construído em 2012 na Jordânia, é um dos maiores campos de refugiados do mundo, onde se abrigam cerca de 80 mil pessoas, em sua grande maioria sírios.
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode trabalhar com paisagens da sua cidade ou região que também sofreram mudanças recentes com instalações de alguns grupos, como por exemplo, assentamentos rurais, imigrantes recentes, como os chineses, cubanos, venezuelanos, entre outros.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO