GEO9_04UND04 - Imagem para Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As paisagens de um campo de refugiados
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano irá abordar as paisagens decorrentes dos campos de refugiados, especificamente, o Campo de Refugiados Zaatari, construído em 2012, na Jordânia e atualmente conta com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios.
Nessa aula haverá uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares, resultado de relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, caderno e caixa de som. Caso não seja possível utilizar o projetor de imagens, utilize uma televisão para exibição do trailer sugerido e os materiais sugeridos impresso.
Material complementar:
Imagem para Contextualização:
Imagens para Ação Propositiva
Imagem para Sistematização
Link para o trailer sugerido na Sistematização:
Zaatari: Memórias do labirinto. 2018 (3min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 de fevereiro de 2018.
Para você saber mais:
Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).
Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Para mais informações acesse:
Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Zaatari: O campo de refugiados de Zaatari, no deserto da Jordânia, é um dos maiores do mundo, com cerca de 80 mil refugiados, na sua grande maioria sírios. Para saber mais acesse os links disponíveis em:
KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.
NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.
https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.
https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de lugar, paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e refugiados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Explique que nessa aula irá trabalhar com as paisagens produzidas e transformadas pelos campos de refugiados, especificamente, em Zaatari. Construído em 2012 na Jordânia, é um dos maiores campos de refugiados do mundo, onde se abrigam cerca de 80 mil pessoas, em sua grande maioria sírios.
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode trabalhar com paisagens da sua cidade ou região que também sofreram mudanças recentes com instalações de alguns grupos, como por exemplo, assentamentos rurais, imigrantes recentes, como os chineses, cubanos, venezuelanos, entre outros.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento de contextualização, é importante que inicie com a definição de refugiados. É importante que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre esse conceito, pois haverá uma breve retomada do conceito, sem aprofundamentos. Esclareça aos alunos que diferentemente dos imigrantes, que são pessoas que migram por vontade própria, em busca de melhores condições de vida, em especial econômicas, os refugiados são pessoas que são obrigados a saírem de seus países de origem, devido a perseguições de cunho religioso, de raça, de nacionalidade, de pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, que sofrem violações de direitos humanos ou conflitos armados. Caso não seja possível projetar a definição apresentada, escreva no quadro o conceito, em seguida, converse com os alunos as principais causas do refúgio.
Para saber mais:
Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.
Para mais informações acesse o link disponível em:
Refugiados. ACNUR, ONU. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Contextualização
Orientações: Apresente a imagem de satélite do campo de Refugiados Zaatari, fazendo uma leitura conjunta do que os alunos observam nessa imagem. Espera-se que os alunos sejam capazes de observar a área ocupada pelos refugiados e as paisagens ao redor, relacionando a presença do campo de refugiado, com a apropriação do homem, área ocupada e ao seu redor com a paisagem do deserto de Mafrak, na fronteira da Síria com a Jordânia.
Converse com os alunos sobre a nova cartografia que está sendo configurada nesse espaço, caracterizada por ser um espaço de resistência e de memórias. Caso não seja possível a projeção da imagem, disponibilize-a impressa aos alunos.
Para impressão acesse o link, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf
Para saber mais:
KIMMELMAN, Michael. Refugee Camp for Syrians in Jordan Evolves as a Do-It-Yourself City. New York Times, 04/07/2014. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2014/07/05/world/middleeast/zaatari-refugee-camp-in-jordan-evolves-as-a-do-it-yourself-city.html>. Acesso em: 24 fev 2019.
NEGRÃO, Renato. Conheça a rotina em um dos maiores campos de refugiados do mundo. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/10/07/al-zaatari-um-dos-maiores-campos-de-refugiados-do-mundo-e-mistura-de-dor-e-esperanca.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 24 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Nesse momento apresente os dois questionamentos aos alunos:
- Como deve ser a paisagem de um campo de refugiado?
- Como vivem essas pessoas?
É importante que os alunos respondam o que eles pensam sobre essas questões, motivando-os a pensar nos aspectos de habitação e moradia, hábitos e infraestrutura presentes nos campos de refugiados. As perguntas devem servir de ligação para a ação propositiva, portanto, não devem ser respondidas pelo professor.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados. A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. Há também uma retificação das áreas e ruas com algumas infraestruturas, como postes elétricos.
Ação Propositiva
Orientações: Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados. A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. Há também uma retificação das áreas e ruas com algumas infraestruturas, como postes elétricos.
Ação Propositiva
Orientações: A segunda imagem apresenta um cenário desértico com instalações de tendas, moradias instaladas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, sigla em inglês, ou ACNUR, sigla em português). Outro elemento de destaque nessa imagem são as crianças carregando recipientes para coleta de água, ressaltando a necessidade de organização e ajuda humanitária em lugares como os campos de refugiados.
Caso não seja possível projetar as imagens, realize a impressão no link disponível em:
Para saber mais:
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês. É um órgão das Nações Unidas, criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://data2.unhcr.org/en/documents/details/63051. Acesso em: 21 fev 2019.
https://www.unhcr.org/. Acesso em: 21 fev 2019.
https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/. Acesso em: 21 fev 2019.
Ação Propositiva
Orientações: A terceira imagem mostra as transformações ocorridas na paisagem, como a instalação de comércios, no caso uma padaria, trazendo para o campo características de uma cidade, logo após três anos de sua instalação. É importante que os alunos percebam que em apenas três anos de instalação do campo de refugiados de Zaatari, uma nova configuração é instalada, ao invés de tendas cedidas pela ONU, moradia temporária, é instalada habitações de características permanentes e até mesmo a instalação de comércios, como a retratada.
Caso não seja possível projetar as imagens, realize a impressão no link disponível em:
Ação Propositiva
Orientações: Proponha uma análise das paisagens apresentadas, a partir das 3 (três) questões. Caso não seja possível projetar as questões, escreva no quadro.
Se necessário, esclareça a diferença entre elementos naturais e culturais (definição no item saiba mais). Espera-se que os alunos identifiquem como elemento natural da paisagem, o deserto, representado pela areia ou falta de vegetação.
Já os elementos culturais que poderão ser observados pelos alunos estão ligados a apropriação do homem nesse espaço, como por exemplo, a instalação de tendas, que servem de moradia, presença de comércio, a presença de ruas e postes ou até mesmo a forma de retificação do campo de refugiados, semelhantes a umas cidades, com retificações em ruas e quadras.
Por fim, as moradias apresentadas demonstram o modo de vida dos refugiados, que se estabelece como um refúgio temporário, como na imagem das tendas instaladas pela ONU (2º imagem) que aos poucos são trocadas por construções mais permanentes, pelo fato dos refugiados não se sentirem em condições de retornarem para seus países de origem.
Nesse momento, promova a discussão das duplas e solicite que suas respostas sejam registradas no caderno, circulando pela sala e tirando dúvidas durante a atividade.
Para você saber mais:
Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc.). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc.).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para finalizar, exiba o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari.
Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018.
Para você saber mais:
VARGAS, Ricardo. Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://ricardo-vargas.com/pt/special-projects/zaatari-memories-of-the-labyrinth/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://www.papodecinema.com.br/filmes/zaatari-memorias-do-labirinto/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Sistematização
Orientações: Para finalizar, exiba o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari.
Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018.
Para você saber mais:
VARGAS, Ricardo. Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://ricardo-vargas.com/pt/special-projects/zaatari-memories-of-the-labyrinth/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Zaatari: Memórias do Labirinto. Disponível em: <https://www.papodecinema.com.br/filmes/zaatari-memorias-do-labirinto/>. Acesso em: 21 fev 2019.
Sistematização
Orientações: Para finalizar, promova uma reflexão final, pautada na questão central apresentada no slide. Espera-se que os alunos relacionem o fato das pessoas se apresentarem com as mãos sobre os olhos, trazendo uma simbologia de não querer ver o que está sua frente ou até mesmo de um povo que tem medo de falar, devida às perseguições que são submetidas.
Os alunos podem também relacionar a um gesto que remete a memórias. As memórias mencionadas referem-se aos gestos, vestimentas e paisagens repletas de simbologias e valores, que estão na Síria antes da guerra e dos conflitos, que são mencionadas nas falas: muros de pedras, hortas, oliveiras verdes, árvores para escalar e a cor cinza da escola da jovem.
Por fim, chame atenção dos alunos para o encerramento do trailer, que traz a imagem de uma criança nascendo, símbolo de uma vida, fonte de esperança a essas pessoas que estão num lugar que não gostaria, mas que não tem opções diante do cenário de destruição e perseguição que estão submetidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_03UND04
Ferramentas sugeridas
- WhatsApp
- Acesso à internet
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo é compreender as mudanças nas paisagens produzidas pelos campos de refugiados, relacionado ao modo de vida desses povos, em especial, os sírios que vivem em Zaatari. Acesse o Plano de Aula, lá você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar essa aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor direitos humanos estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Nesse momento de contextualização, é importante que inicie com a definição de refugiados. Grave um áudio e envie para os alunos, Refugiados: São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Apresente a imagem de satélite do campo de Refugiados Zaatari, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uT8aD6ZdSBvTsn23HkWTyCmTXsAyHtv4cc9NUC2SxrFNc3BdzxuqYwmcnH58/geo9-04und04-imagem-para-contextualizacao.pdf, fazendo uma leitura conjunta do que os alunos observam nessa imagem. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Nesse momento, através do WhatsApp, apresente os dois questionamentos aos alunos: Como deve ser a paisagem de um campo de refugiado? Como vivem essas pessoas? É importante que os alunos respondam o que eles pensam sobre essas questões, motivando-os a pensar nos aspectos de habitação e moradia, hábitos e infraestrutura presentes nos campos de refugiados. As perguntas devem servir de ligação para a ação propositiva, portanto, não devem ser respondidas pelo professor. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Os alunos irão, em duplas, realizar uma análise das paisagens de Zaatari. Para isso, apresente por áudio o conjunto de 3 (três) imagens que retratam características da paisagem de um campo de refugiados (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMWhacm5ZzqdJQvcbATHFmTFvQeg3m3rB25JcHCDXHhuE4ABJvDmF6Ssv3BH/geo9-04und04-imagens-para-acao-propositiva.pdf). A primeira apresenta uma visão área do campo de refugiado de Zaatari, na qual registra a instalação de tendas e moradias com características mais permanentes, como instalações de placas de alumínios, semelhantes a containers. A segunda, mostra as instalações das tendas e a última uma padaria improvisada na área. Proponha uma análise das paisagens apresentadas, a partir das três questões: 1- Quais aspectos da paisagem natural podemos observar? 2- Quais elementos das paisagens culturais podemos observar? 3- Nas imagens apresentadas, quais aspectos vocês associam ao modo de vida dos refugiados? Justifique a resposta. Solicite que todos compartilhem suas produções no WhatsApp da classe. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
Peça os alunos para assistirem o trailer do documentário produzido por Paschoal Samora em 2018 ZAATARI: Memórias do Labirinto, com duração de 3’55’’, que retrata a vida dos refugiados e as paisagens produzidas no Campo de Refugiados Zaatari. Para exibição do trailer do documentário acesse o link, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0W-8l76iNVE. Acesso em 24 fev 2018. Você pode perguntar por que as pessoas cobriam os rostos no trailer? E finalizar com uma discussão sobre isto. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo de Drauzio num campo de refugiados disponível: https://drauziovarella.uol.com.br/videos/series-e-documentarios/drauzio-em-campo-1-refugiados/. Acesso em: 15 jun. 2020. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as mudanças nas paisagens produzidas pelos campos de refugiados, relacionado ao modo de vida desses povos, em especial, os sírios que vivem em Zaatari.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.