Plano de Aula

Plano de aula: As transformações nas paisagens

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, caderno, imagens impressas (separe a sala em grupos de no máximo alunos)

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsjkKFsACUYvPARgVHByfDVEStmhAgvsP49D4JqxW78ycnx9BzAnHDZGtukU/geo9-17und03-acao-propositiva-cidades-antes-e-depois.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssmrQUeNuUvZaZt4BUVXUW52htenHA6QJnMB3uVr8dDZYqQvtRBax3SEj2kc/geo9-17und03-contextualizacao-plano-b.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YcY2hz69k9ZjVdgrW3585zGP3Mmww4WksdfURsFWv5bJtTxHpesxaM7WgQpB/geo9-17und03-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A paisagem é um dos conceitos mais caros a ciência geográfica, dessa forma, é de grande importância a sua compreensão. A paisagem pode ser entendida como o produto da constante relação entre o meio ambiente e a sociedade, em um determinado espaço, ou seja, para a geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 29 de janeiro de 2019.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos.O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PAISAGEM E A SUA INSERÇÃO NA GEOGRAFIA FÍSICA. Disponivel em http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58. Acesso em 24 de janeiro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para turma o tema da aula. Nesse momento já suscite nos alunos a discussão sobre o conceito de paisagem. Apesar da maioria dos alunos já ter tido contato com o tema, grande parte deles não tem a definição correta da paisagem. Nesse plano nós vamos discutir o conceito com o objetivo de compreender a paisagem e seu processo de transformação.

Como adequar à sua realidade: Para tornar o conteúdo mais atrativo e interessante para os alunos utilize a sua cidade ou região como exemplo. Utilize locais que detém um belo cenário e comece a discutir o conceito de paisagem a partir da desconstrução dessa ideia do conceito do senso comum.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO