Plano de aula: As transformações nas paisagens

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, caderno, imagens impressas (separe a sala em grupos de no máximo alunos)

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsjkKFsACUYvPARgVHByfDVEStmhAgvsP49D4JqxW78ycnx9BzAnHDZGtukU/geo9-17und03-acao-propositiva-cidades-antes-e-depois.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ssmrQUeNuUvZaZt4BUVXUW52htenHA6QJnMB3uVr8dDZYqQvtRBax3SEj2kc/geo9-17und03-contextualizacao-plano-b.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YcY2hz69k9ZjVdgrW3585zGP3Mmww4WksdfURsFWv5bJtTxHpesxaM7WgQpB/geo9-17und03-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A paisagem é um dos conceitos mais caros a ciência geográfica, dessa forma, é de grande importância a sua compreensão. A paisagem pode ser entendida como o produto da constante relação entre o meio ambiente e a sociedade, em um determinado espaço, ou seja, para a geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 29 de janeiro de 2019.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos.O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PAISAGEM E A SUA INSERÇÃO NA GEOGRAFIA FÍSICA. Disponivel em http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58. Acesso em 24 de janeiro de 2018.

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para turma o tema da aula. Nesse momento já suscite nos alunos a discussão sobre o conceito de paisagem. Apesar da maioria dos alunos já ter tido contato com o tema, grande parte deles não tem a definição correta da paisagem. Nesse plano nós vamos discutir o conceito com o objetivo de compreender a paisagem e seu processo de transformação.

Como adequar à sua realidade: Para tornar o conteúdo mais atrativo e interessante para os alunos utilize a sua cidade ou região como exemplo. Utilize locais que detém um belo cenário e comece a discutir o conceito de paisagem a partir da desconstrução dessa ideia do conceito do senso comum.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA