Plano de Aula

Plano de aula: Oceania e suas paisagens

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais

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<title> Sobre este plano
<title> Sobre este plano

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens da Oceania, associando as paisagens apresentadas ao modo de vida do povo local, tendo como ponto de análise as relações estabelecidas entre sociedade e natureza. Para o desenvolvimento dessa habilidade há a necessidade de uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão dos elementos constitutivos da paisagem (elementos naturais e sociais) e da dinâmica estabelecida nos lugares, decorrente das relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” de Milton Santos.

Ainda nessa aula, poderá trabalhado os aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno dos alunos para registro da atividade, lápis, borracha, caneta, impressão das imagens propostas para Ação Propositiva, cartolina, tesoura, cola, canetinhas, régua, lápis ou lápis de cor e papel pardo ou outro de sua opção para construção do painel sugerido na etapa de Sistematização.

Material complementar:

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kZeqf9KuYBQ9kkVNrVrJTrXuqmqQ9gPujbSktqSnJTDs2xsTPKxpnZV6VrWe/geo9-04und05-material-para-acao-propositiva.pdf

Link para Mapas:

Mapas para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHEwezswRgPrcsX7QhVXYJEnVXc9uCnHfAqw37DRYPrNTEXwea855kxKaC6c/geo9-04und05-mapas-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).

Sala de aula de quebra-cabeça. É uma técnica de aprendizagem cooperativa baseada em pesquisa, inventada e desenvolvida no início dos anos 70 por Elliot Aronson e seus alunos da Universidade do Texas e da Universidade da Califórnia. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 07 mar 2019.

Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas. Para saber mais acesse os links disponíveis em:

FREITAS, Eduardo de. Oceania. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.

Oceania. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/oceania>. Acesso em: 06 mar 2019.

Oceania. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Oceania. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.

VELA, João Marcelo. População da Oceania. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem e seus elementos constitutivos (natural e social) e sociedade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em 10 grupos. Inicie a aula apresentando o tema “As paisagens das Oceania”, para isso apresente o slide ou escreva no quadro. Esclareça aos alunos que nessa aula será apresentada paisagens da Oceania, a fim de que os alunos sejam capazes de identificar os elementos constitutivos das paisagens (elementos naturais e sociais) e associá-los ao modo de vida estabelecidos nesses lugares.

Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com paisagens locais e regionais, com o mesmo objetivo dessa aula. Para isso, procure imagens de paisagens que ilustram a relação sociedade e natureza, associando ao modo de vida da população, como por exemplo, populações ribeirinhas, quilombolas, grandes cidades, favelas, ocupações irregulares, etc.

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