GEO9_04UND05 - Mapas Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Oceania e suas paisagens
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
<title> Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens da Oceania, associando as paisagens apresentadas ao modo de vida do povo local, tendo como ponto de análise as relações estabelecidas entre sociedade e natureza. Para o desenvolvimento dessa habilidade há a necessidade de uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão dos elementos constitutivos da paisagem (elementos naturais e sociais) e da dinâmica estabelecida nos lugares, decorrente das relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” de Milton Santos.
Ainda nessa aula, poderá trabalhado os aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno dos alunos para registro da atividade, lápis, borracha, caneta, impressão das imagens propostas para Ação Propositiva, cartolina, tesoura, cola, canetinhas, régua, lápis ou lápis de cor e papel pardo ou outro de sua opção para construção do painel sugerido na etapa de Sistematização.
Material complementar:
Material para Ação Propositiva:
Link para Mapas:
Mapas para Contextualização:
Para você saber mais:
Diferenças entre elementos naturais e culturais - os elementos naturais são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc). Elementos culturais são os feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).
Sala de aula de quebra-cabeça. É uma técnica de aprendizagem cooperativa baseada em pesquisa, inventada e desenvolvida no início dos anos 70 por Elliot Aronson e seus alunos da Universidade do Texas e da Universidade da Califórnia. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 07 mar 2019.
Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas. Para saber mais acesse os links disponíveis em:
FREITAS, Eduardo de. Oceania. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/oceania>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Oceania. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
VELA, João Marcelo. População da Oceania. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem e seus elementos constitutivos (natural e social) e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em 10 grupos. Inicie a aula apresentando o tema “As paisagens das Oceania”, para isso apresente o slide ou escreva no quadro. Esclareça aos alunos que nessa aula será apresentada paisagens da Oceania, a fim de que os alunos sejam capazes de identificar os elementos constitutivos das paisagens (elementos naturais e sociais) e associá-los ao modo de vida estabelecidos nesses lugares.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com paisagens locais e regionais, com o mesmo objetivo dessa aula. Para isso, procure imagens de paisagens que ilustram a relação sociedade e natureza, associando ao modo de vida da população, como por exemplo, populações ribeirinhas, quilombolas, grandes cidades, favelas, ocupações irregulares, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Nesse momento, localize geograficamente o Continente Oceânico no Planisfério. Informe os alunos que a Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas, decorrentes do encontro de duas placas tectônicas: Placa Australiana e Placa do Pacífico. Esclareça que devido o continente ser cortado pela linha do Equador mais ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, há predominância de clima e vegetação tropical, com a presença de uns dos maiores desertos do mundo no interior da Austrália.
Em seguida, apresente a imagem de satélite da Oceania que apresenta os terrenos terrestres e batimetria (topografia do solo oceânico). Chame a atenção dos alunos para a Austrália, o maior país do continente, com uma área de aproximadamente 7,6 milhões de km2, representando 90% de todo continente. Na imagem destaque a presença das ilhas vulcânicas, associando a uma estrutura geológica recente.
Logo após, apresente o Mapa do Continente Oceânico, destacando que o continente é um agrupamento de mais de 10 mil ilhas e 14 Estados independentes, sendo eles: Austrália; Estados Federados da Micronésia; Fiji; Ilhas Salomão; Indonésia; Kiribati; Nauru; Nova Zelândia; Palau; Papua-Nova Guiné; Samoa Ocidental; Tonga; Tuvalu e Vanuatu. Sendo que, a Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné concentram cerca de 92% de toda população do continente, com aproximadamente 33 milhões de habitantes, mesmo assim apresentam densidades demográficas baixas. Em seguida, apresente aos alunos a regionalização das ilhas, dividindo-as em três grandes zonas: a Melanésia (que significa “ilhas dos negros”), a Polinésia (“muitas ilhas”) e a Micronésia (“pequenas ilhas”), conforme observado no mapa. Ressalta também a presença de alguns territórios pertencentes a outros países, como por exemplo, a Polinésia Francesa, território francês onde se encontra Taiti e Bora Bora.
Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente oceânico.
Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHEwezswRgPrcsX7QhVXYJEnVXc9uCnHfAqw37DRYPrNTEXwea855kxKaC6c/geo9-04und05-mapas-contextualizacao.pdf
Para saber mais:
Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas. Para saber mais acesse os links disponíveis em:
FREITAS, Eduardo de. Oceania. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/oceania>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Oceania. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
VELA, João Marcelo. População da Oceania. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Nesse momento, localize geograficamente o Continente Oceânico no Planisfério. Informe os alunos que a Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas, decorrentes do encontro de duas placas tectônicas: Placa Australiana e Placa do Pacífico. Esclareça que devido o continente ser cortado pela linha do Equador mais ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, há predominância de clima e vegetação tropical, com a presença de uns dos maiores desertos do mundo no interior da Austrália.
Em seguida, apresente a imagem de satélite da Oceania que apresenta os terrenos terrestres e batimetria (topografia do solo oceânico). Chame a atenção dos alunos para a Austrália, o maior país do continente, com uma área de aproximadamente 7,6 milhões de km2, representando 90% de todo continente. Na imagem destaque a presença das ilhas vulcânicas, associando a uma estrutura geológica recente.
Logo após, apresente o Mapa do Continente Oceânico, destacando que o continente é um agrupamento de mais de 10 mil ilhas e 14 Estados independentes, sendo eles: Austrália; Estados Federados da Micronésia; Fiji; Ilhas Salomão; Indonésia; Kiribati; Nauru; Nova Zelândia; Palau; Papua-Nova Guiné; Samoa Ocidental; Tonga; Tuvalu e Vanuatu. Sendo que, a Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné concentram cerca de 92% de toda população do continente, com aproximadamente 33 milhões de habitantes, mesmo assim apresentam densidades demográficas baixas. Em seguida, apresente aos alunos a regionalização das ilhas, dividindo-as em três grandes zonas: a Melanésia (que significa “ilhas dos negros”), a Polinésia (“muitas ilhas”) e a Micronésia (“pequenas ilhas”), conforme observado no mapa. Ressalta também a presença de alguns territórios pertencentes a outros países, como por exemplo, a Polinésia Francesa, território francês onde se encontra Taiti e Bora Bora.
Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente oceânico.
Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHEwezswRgPrcsX7QhVXYJEnVXc9uCnHfAqw37DRYPrNTEXwea855kxKaC6c/geo9-04und05-mapas-contextualizacao.pdf
Para saber mais:
Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas. Para saber mais acesse os links disponíveis em:
FREITAS, Eduardo de. Oceania. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/oceania>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Oceania. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
VELA, João Marcelo. População da Oceania. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Nesse momento, localize geograficamente o Continente Oceânico no Planisfério. Informe os alunos que a Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas, decorrentes do encontro de duas placas tectônicas: Placa Australiana e Placa do Pacífico. Esclareça que devido o continente ser cortado pela linha do Equador mais ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, há predominância de clima e vegetação tropical, com a presença de uns dos maiores desertos do mundo no interior da Austrália.
Em seguida, apresente a imagem de satélite da Oceania que apresenta os terrenos terrestres e batimetria (topografia do solo oceânico). Chame a atenção dos alunos para a Austrália, o maior país do continente, com uma área de aproximadamente 7,6 milhões de km2, representando 90% de todo continente. Na imagem destaque a presença das ilhas vulcânicas, associando a uma estrutura geológica recente.
Logo após, apresente o Mapa do Continente Oceânico, destacando que o continente é um agrupamento de mais de 10 mil ilhas e 14 Estados independentes, sendo eles: Austrália; Estados Federados da Micronésia; Fiji; Ilhas Salomão; Indonésia; Kiribati; Nauru; Nova Zelândia; Palau; Papua-Nova Guiné; Samoa Ocidental; Tonga; Tuvalu e Vanuatu. Sendo que, a Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné concentram cerca de 92% de toda população do continente, com aproximadamente 33 milhões de habitantes, mesmo assim apresentam densidades demográficas baixas. Em seguida, apresente aos alunos a regionalização das ilhas, dividindo-as em três grandes zonas: a Melanésia (que significa “ilhas dos negros”), a Polinésia (“muitas ilhas”) e a Micronésia (“pequenas ilhas”), conforme observado no mapa. Ressalta também a presença de alguns territórios pertencentes a outros países, como por exemplo, a Polinésia Francesa, território francês onde se encontra Taiti e Bora Bora.
Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente oceânico.
Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHEwezswRgPrcsX7QhVXYJEnVXc9uCnHfAqw37DRYPrNTEXwea855kxKaC6c/geo9-04und05-mapas-contextualizacao.pdf
Para saber mais:
Oceania é o menor continente do mundo, com aproximadamente 8,5 milhões de km2 de área, onde habitam cerca de 38 milhões de pessoas. Esse contingente corresponde a um enorme arquipélago, cuja formação está relacionada às intensas erupções vulcânicas. Para saber mais acesse os links disponíveis em:
FREITAS, Eduardo de. Oceania. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/oceania>. Acesso em: 06 mar 2019.
Oceania. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Oceania. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/oceania.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
VELA, João Marcelo. População da Oceania. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento, proponha questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca da Oceania, em relação às paisagens que podemos encontrar, relacionado ao modo de vida e a relação entre sociedade e natureza, principalmente, no que se refere a apropriação dessa natureza pelas atividades antrópicas. Espera-se que inicialmente, os alunos façam uma associação das paisagens com ilhas paradisíacas e até mesmo inóspitas ou indicarem aspectos marcantes da Austrália, como cidades modernas como Sidney.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Esse é o momento da ação propositiva, no qual os alunos serão desafiados a conhecer algumas paisagens da Oceania, a partir da ideia de um jogo de quebra-cabeça, no qual cada grupo será uma peça desse grande mosaico de imagem apresentados a eles. Como em todo jogo há regras a serem seguidas, e aqui, não será diferente!!!
Para cada grupo, disponibilize uma imagem com legenda de uma paisagem do Continente Oceânico e o roteiro de questões no qual os alunos em grupo deverão:
- Identificar a paisagem retratada - Nesse momento, espera-se que os alunos identifiquem a paisagem retratada por meio da leitura da legenda.
- Listar os elementos naturais da paisagem - Espera-se que os alunos identifiquem os elementos naturais que são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc).
- Listar os elementos culturais da paisagem - Espera-se que identifiquem como elementos culturais aqueles feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).
- Inferir o modo de vida da população local mediante aspectos possíveis de serem observados (sociais, econômicos, culturais e naturais) na imagem - Nesse questionamento espera-se que o grupo conclua o modo de vida do povo diante ao cenário apresentado, algumas imagens retratam grandes cidades, como Sydney, no qual as pessoas tenham hábitos de uma vida moderna e totalmente urbana. Outras imagens apresentam um estilo de vida ligado a natureza como as moradias de palafitas ou de ilhas que há como economia principal o extrativismo, em especial a pesca.
- Por fim, descrever como se dá a relação sociedade e natureza na paisagem - Espera-se uma análise da apropriação da natureza pelas ações antrópicas, de acordo com as modificações observadas ou não nas imagens a eles apresentadas.
Para acessar o material necessário para Ação Propositiva, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kZeqf9KuYBQ9kkVNrVrJTrXuqmqQ9gPujbSktqSnJTDs2xsTPKxpnZV6VrWe/geo9-04und05-material-para-acao-propositiva.pdf
Para saber mais:
Sala de aula de quebra-cabeça: É uma técnica de aprendizagem cooperativa baseada em pesquisa, inventada e desenvolvida no início dos anos 70 por Elliot Aronson e seus alunos da Universidade do Texas e da Universidade da Califórnia. Para saber mais, acesse o link disponível em: <https://www.jigsaw.org/>. Acesso em: 07 mar 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Esse é o momento da ação propositiva, no qual os alunos serão desafiados a conhecer algumas paisagens da Oceania, a partir da ideia de um jogo de quebra-cabeça, no qual cada grupo será uma peça desse grande mosaico de imagem apresentados a eles. Como em todo jogo há regras a serem seguidas, e aqui, não será diferente!!!
Para cada grupo, disponibilize uma imagem com legenda de uma paisagem do Continente Oceânico e o roteiro de questões no qual os alunos em grupo deverão:
- Identificar a paisagem retratada - Nesse momento, espera-se que os alunos identifiquem a paisagem retratada por meio da leitura da legenda.
- Listar os elementos naturais da paisagem - Espera-se que os alunos identifiquem os elementos naturais que são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc).
- Listar os elementos culturais da paisagem - Espera-se que identifiquem como elementos culturais aqueles feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).
- Inferir o modo de vida da população local mediante aspectos possíveis de serem observados (sociais, econômicos, culturais e naturais) na imagem - Nesse questionamento espera-se que o grupo conclua o modo de vida do povo diante ao cenário apresentado, algumas imagens retratam grandes cidades, como Sydney, no qual as pessoas tenham hábitos de uma vida moderna e totalmente urbana. Outras imagens apresentam um estilo de vida ligado a natureza como as moradias de palafitas ou de ilhas que há como economia principal o extrativismo, em especial a pesca.
- Por fim, descrever como se dá a relação sociedade e natureza na paisagem - Espera-se uma análise da apropriação da natureza pelas ações antrópicas, de acordo com as modificações observadas ou não nas imagens a eles apresentadas.
Para acessar o material necessário para Ação Propositiva, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kZeqf9KuYBQ9kkVNrVrJTrXuqmqQ9gPujbSktqSnJTDs2xsTPKxpnZV6VrWe/geo9-04und05-material-para-acao-propositiva.pdf
Para saber mais:
Sala de aula de quebra-cabeça: É uma técnica de aprendizagem cooperativa baseada em pesquisa, inventada e desenvolvida no início dos anos 70 por Elliot Aronson e seus alunos da Universidade do Texas e da Universidade da Califórnia. Para saber mais, acesse o link disponível em: <https://www.jigsaw.org/>. Acesso em: 07 mar 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Esse é o momento da ação propositiva, no qual os alunos serão desafiados a conhecer algumas paisagens da Oceania, a partir da ideia de um jogo de quebra-cabeça, no qual cada grupo será uma peça desse grande mosaico de imagem apresentados a eles. Como em todo jogo há regras a serem seguidas, e aqui, não será diferente!!!
Para cada grupo, disponibilize uma imagem com legenda de uma paisagem do Continente Oceânico e o roteiro de questões no qual os alunos em grupo deverão:
- Identificar a paisagem retratada - Nesse momento, espera-se que os alunos identifiquem a paisagem retratada por meio da leitura da legenda.
- Listar os elementos naturais da paisagem - Espera-se que os alunos identifiquem os elementos naturais que são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc).
- Listar os elementos culturais da paisagem - Espera-se que identifiquem como elementos culturais aqueles feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc).
- Inferir o modo de vida da população local mediante aspectos possíveis de serem observados (sociais, econômicos, culturais e naturais) na imagem - Nesse questionamento espera-se que o grupo conclua o modo de vida do povo diante ao cenário apresentado, algumas imagens retratam grandes cidades, como Sydney, no qual as pessoas tenham hábitos de uma vida moderna e totalmente urbana. Outras imagens apresentam um estilo de vida ligado a natureza como as moradias de palafitas ou de ilhas que há como economia principal o extrativismo, em especial a pesca.
- Por fim, descrever como se dá a relação sociedade e natureza na paisagem - Espera-se uma análise da apropriação da natureza pelas ações antrópicas, de acordo com as modificações observadas ou não nas imagens a eles apresentadas.
Para acessar o material necessário para Ação Propositiva, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kZeqf9KuYBQ9kkVNrVrJTrXuqmqQ9gPujbSktqSnJTDs2xsTPKxpnZV6VrWe/geo9-04und05-material-para-acao-propositiva.pdf
Para saber mais:
Sala de aula de quebra-cabeça: É uma técnica de aprendizagem cooperativa baseada em pesquisa, inventada e desenvolvida no início dos anos 70 por Elliot Aronson e seus alunos da Universidade do Texas e da Universidade da Califórnia. Para saber mais, acesse o link disponível em: <https://www.jigsaw.org/>. Acesso em: 07 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Nesse momento, solicite que o grupo apresente sua peça do quebra-cabeça (paisagem analisada) e faça uma breve apresentação dos itens observados e relatados nos questionamentos propostos. Ao final das apresentações proponha uma exposição das imagens e das considerações realizadas pelos grupos, a fim de montar o quebra-cabeça, ou seja, criação de um mosaico de paisagens da Oceania.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_04UND05
Ferramentas sugeridas
- WhatsApp
- Acesso à internet
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é associar as paisagens da Oceania aos modos de vida estabelecidos na relação sociedade-natureza, identificando os principais elementos constitutivos das paisagens. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie mapas da Oceania disponível aqui (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AHEwezswRgPrcsX7QhVXYJEnVXc9uCnHfAqw37DRYPrNTEXwea855kxKaC6c/geo9-04und05-mapas-contextualizacao.pdf). Com base nestes três mapas, grave um áudio e localize geograficamente o Continente Oceânico no Planisfério. Informe os alunos que a Oceania é o menor continente do mundo. Em seguida, apresente a imagem de satélite da Oceania que apresenta os terrenos terrestres e batimetria (topografia do solo oceânico). Chame a atenção dos alunos para a Austrália, o maior país do continente, com uma área de aproximadamente 7,6 milhões de km2, representando 90% de todo continente. Logo após, apresente o Mapa do Continente Oceânico, destacando que o continente é um agrupamento de mais de 10 mil ilhas e 14 Estados independentes. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Nesse momento, proponha questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca da Oceania, como: Como vivem essas pessoas? Quais paisagens podemos encontrar nesse continente? Será que todas as atividades estão ligadas ao mar? Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp expondo os conhecimentos prévios deles sobre o tema. Espera-se que inicialmente, os alunos façam uma associação das paisagens com ilhas paradisíacas e até mesmo inóspitas ou indicarem aspectos marcantes da Austrália, como cidades modernas como Sidney. Tempo estimado 10 minutos.
Ação propositiva
Esse é o momento da ação propositiva, divida a turma em 10 (dez) grupos, no qual os alunos serão desafiados a conhecer algumas paisagens da Oceania, a partir da ideia de um jogo de quebra-cabeça, no qual cada grupo será uma peça desse grande mosaico de imagem apresentados a eles. Como em todo jogo há regras a serem seguidas, e aqui, não será diferente! Para cada grupo, disponibilize uma imagem com legenda de uma paisagem do Continente Oceânico e o roteiro de questões no qual os alunos, disponíveis aqui, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kZeqf9KuYBQ9kkVNrVrJTrXuqmqQ9gPujbSktqSnJTDs2xsTPKxpnZV6VrWe/geo9-04und05-material-para-acao-propositiva.pdf, em grupo deverão:
1- Identificar a paisagem retratada - Nesse momento, espera-se que os alunos identifiquem a paisagem retratada por meio da leitura da legenda;
2- Listar os elementos naturais da paisagem - Espera-se que os alunos identifiquem os elementos naturais que são aqueles encontrados na natureza e que independem da ação humana (como árvores e matas de florestas nativas, morros, montanhas, mares e rios etc);
3- Listar os elementos culturais da paisagem - Espera-se que identifiquem como elementos culturais aqueles feitos pela ação humana ao longo do tempo (exemplos: construções como casas, prédios, estradas, ruas, usinas, áreas com plantações e criações de animais desmatamento indústrias etc);
4- Inferir o modo de vida da população local mediante aspectos possíveis de serem observados (sociais, econômicos, culturais e naturais) na imagem - Nesse questionamento espera-se que o grupo conclua o modo de vida do povo diante ao cenário apresentado, algumas imagens retratam grandes cidades, como Sydney, no qual as pessoas tenham hábitos de uma vida moderna e totalmente urbana. Outras imagens apresentam um estilo de vida ligado a natureza como as moradias de palafitas ou de ilhas que há como economia principal o extrativismo, em especial a pesca.
5- Descrever como se dá a relação sociedade e natureza na paisagem - Espera-se uma análise da apropriação da natureza pelas ações antrópicas, de acordo com as modificações observadas ou não nas imagens a eles apresentadas. Aconselhe os grupos conversarem pelo WhatsApp para a organização da atividade. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Nesse momento, solicite que o grupo apresente sua peça do quebra-cabeça (paisagem analisada) e faça uma breve apresentação dos itens observados e relatados nos questionamentos propostos (eles podem enviar fotos ou fazer um vídeo curto e compartilhar com toda a classe). Por fim, retome o objetivo de aprendizagem desta aula.Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o documentário da Oceania com seus filhos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kezXFX_QLbE. Acesso em: 16 jun. 2020. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Associar as paisagens da Oceania aos modos de vida estabelecidos na relação sociedade-natureza, identificando os principais elementos constitutivos das paisagens.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.