GEO09_17UND02 - Contextualização- Zonas Térmicas
Plano de Aula
Plano de aula: A transformação das paisagens equatoriais no Sudeste Asiático
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha. Forme trios.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2SBev5tJP7bfNRYz5XpRAjhzaSDYcH5F8rJq8H2VJMh958RPumJE6cemb8Gn/geo09-17und02-contextualizacao-zonas-termicas.pdf
Para você saber mais:
PERTENCE, Argemiro. Desmatamento irracional no sudeste da Ásia por grandes corporações multinacionais dos alimentos. Disponível em https://jornalorebate.com.br/meio-ambiente/13771-desmatamento-irracional-no-sudeste-da-asia-por-grandes-corporacoes-multinacionais-dos-alimentos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
SULLIVAN, John. Perda de florestas do Sudeste Asiático é muito maior do que o esperado, com implicações negativas para o clima. Disponível em:https://www.ecodebate.com.br/2018/07/06/perda-de-florestas-do-sudeste-asiatico-e-muito-maior-do-que-o-esperado-com-implicacoes-negativas-para-o-clima/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
REDAÇÃO. Lições econômicas do sudeste asiático. disponivel em:http://opiniaoenoticia.com.br/economia/licoes-economicas-do-sudeste-asiatico/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
As florestas tropicais, mais precisamente as equatoriais, se localizam próximo a linha do Equador onde existem condições naturais, como grande luminosidade (calor) e umidade, que são ideais para a formação e manutenção de grandes florestas. Dessa forma ao norte da América do Sul, a região central da África e o Sudeste Asiático são regiões continentais que apresentam essa grande formação florestal. No entanto, essas florestas vem sofrendo um grande processo de desflorestamento, principalmente na América do Sul e no Sudeste Asiático pelo avanço de atividades econômicas, mais notadamente, da agropecuária de grande porte. Dessa forma grande parte dessas florestas estão extremamente ameaçadas, no Sudeste Asiático, o desflorestamento tem apresentado taxas muito elevadas, o que tem preocupado ambientalistas e organizações internacionais. Essas florestas são extremamente importantes uma vez que grande parte da umidade que causam chuvas tanto na América do Sul quanto Ásia são oriundas dessas regiões, dessa forma, o desflorestamento contínuo pode modificar o clima o que causará grandes prejuízos socioambientais.
MENDOZA, E; ANDERSON, L. padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.
DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: para a realização deste plano é necessário que os alunos já tenham tenham conhecimentos de elementos básicos de climatologia e de biomas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro o tema da aula. Apresente o tema e explique o conceito desflorestamento, uma vez que o termo mais utilizado é desmatamento, no entanto, o primeiro termo tem sido utilizado com mais frequência, principalmente pela academia, uma vez que enfatiza o processo que é a retirada de florestas nativas
Como adequar à sua realidade: Esse plano irá tratar sobre o desflorestamento equatorial focado no Sudeste Asiático. No entanto, para o plano se tornar mais interessante para os alunos utilize elementos da sua região para fazer conexão com o conteúdo e torná-lo mais próximo aos alunos. Utilize o bioma em que sua região está inserido, ele está muito degradado? Quais os motivos? Quais as consequências socioambientais dessa degradação. Ademais utilize a Amazônia como exemplo, uma vez que as pressões que a nossa floresta equatorial sofre é muito semelhante às sofridas pelas do sudeste asiático.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o mapa ou entregue para os alunos o mapa impresso. Nessa etapa é importante mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizar o conteúdo que irá ser trabalhado, dessa forma, a partir do mapa das zonas térmicas indague os alunos sobre a localização do Sudeste Asiático. Após essa primeira provocação e a resposta dos alunos, questione sobre as condições climáticas da região do Sudeste Asiático a partir do mapa. É importante que a partir das características climáticas os alunos já comecem a pensar sobre o tipo de vegetação predominante na região, uma vez que pelas condições naturais as florestas tropicais é o principal bioma regional.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes dos jornais. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes tratam sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico.
Após a entrega das manchetes, escreva no quadro as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes dos jornais? Qual?
Essas perguntas devem nortear a discussão entre os alunos.
A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental.
Para você saber mais:
Grande parte do Sudeste Asiático, notadamente, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia, após grandes reformas econômicas, feitas no início do século XXI, iniciaram um grande crescimento econômico. Esses países passaram a ser chamados de Novos Tigres Asiáticos devido a esse fenômeno do crescimento muito rápido do PIB. No entanto, grande parte desse crescimento econômico é advindo de uma total liberalização econômica e jurídica (ambiental e trabalhista). Dessa maneira grandes transnacionais, principalmente a têxtil e alimentícia tem pressionado ambientalmente esses países. Sendo assim o desflorestamento nessas regiões vem ganhando grandes proporções.
title> Problematização
title> ProblematizaçãoOrientações: Projete ou entregue impresso as manchetes dos jornais. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes trata sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico.
Após a entrega das manchetes, escreva no quadro as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes? Qual?
Essas perguntas não necessariamente devem ser respondidas, apenas devem nortear a discussão entre os alunos.
A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro as orientações do slide. Forme duplas ou trios. Cada grupo terá que produzir um texto argumentativo em que sejam contemplados as seguintes questões: 1 - Indicar as causas do desflorestamento no Sudeste Asiático. 2 - Indicar as possíveis consequências locais se esse processo for contínuo. 3 - Problematizar as consequências globais do desflorestamento das florestas tropicais. 4- Apresentar uma proposta para compatibilizar o desenvolvimento econômico e o ambiental.
Se possível leve os alunos ao laboratório de informática ou a biblioteca que tenha acesso a internet. No entanto essas perguntas podem ser respondidas através da maioria dos livros didáticos de Geografia.
Caso não seja possível a utilização dos recursos, separamos textos jornalísticos para ajudar na construção do texto.
Para você saber mais:
Como já discutido anteriormente, a grande causa dos desflorestamento do Sudeste Asiático é a pressão do setor agrícola às florestas tropicais. Grandes empresas transnacionais têm avançado sobre grandes extensões de florestas nos últimos anos na região. Sendo assim, a região tem perdido grande riqueza em biodiversidade, ademais, novas doenças aparecem ou reaparecem em locais em que ocorrem grandes desequilíbrios naturais. As florestas tropicais tem como função a regulação térmica e de umidade de suas regiões vizinhas, como uma consequência global podemos falar sobre a intensificação das mudanças climáticas em âmbito local e regional.
Textos que podem ajudar na condução do plano:
MENDOZA, E; ANDERSON, L. Padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.
DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O objetivo dessa etapa do plano é fazer um fechamento da aula, dessa maneira cada grupo irá apresentar o texto produzido anteriormente. Selecione dois ou três duplas/trios para fazer uma breve apresentação do texto.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_17UND02
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Google Docs ou o Word
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender as consequências das transformações das paisagens em diferentes escalas. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie o mapa para os alunos. Nessa etapa é importante mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizar o conteúdo que irá ser trabalhado, dessa forma, a partir do mapa das zonas térmicas indague os alunos sobre a localização do Sudeste Asiático. Após essa primeira provocação e a resposta dos alunos, questione sobre as condições climáticas da região do Sudeste Asiático a partir do mapa. É importante que a partir das características climáticas os alunos já comecem a pensar sobre o tipo de vegetação predominante na região, uma vez que pelas condições naturais as florestas tropicais é o principal bioma regional. Tempo estimado 10 minutos.
Problematização
Envie as imagens para os alunos. A primeira manchete trata sobre o grande crescimento econômico dos países do sudeste asiático, sendo chamado de novos Tigres Asiáticos. As outras duas manchetes tratam sobre o desmatamento dessas regiões, uma vez que esta vem sendo pressionada por grande corporações ligadas a agricultura como a Pepsico. Faça as seguintes perguntas: O que as manchetes dos jornais abordam? Existe alguma problemática apresentada no conjunto das manchetes dos jornais? Qual? Essas perguntas devem nortear a discussão entre os alunos. A problemática expressa nas manchetes é a dificuldade de compatibilizar o grande desenvolvimento econômico da região do sudeste asiático com a questão ambiental. Incentive-os a debater pelo WhatsApp.Tempo estimado 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique os detalhes para a turma. Forme duplas ou trios. Cada grupo terá que produzir um texto argumentativo em que sejam contemplados as seguintes questões: 1 - Indicar as causas do desflorestamento no Sudeste Asiático. 2 - Indicar as possíveis consequências locais se esse processo for contínuo. 3 - Problematizar as consequências globais do desflorestamento das florestas tropicais. 4- Apresentar uma proposta para compatibilizar o desenvolvimento econômico e o ambiental. Eles podem pesquisar na internet, no entanto essas perguntas podem ser respondidas através da maioria dos livros didáticos de Geografia. Eles devem usar um editor de texto, poder o Google Docs ou o Word. Uma dica é visualizar textos jornalísticos para ajudar na construção do texto. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
O objetivo dessa etapa do plano é fazer um fechamento da aula, dessa maneira solicite que cada grupo envie e apresente o texto produzido anteriormente. Os alunos devem discutir e comentar os textos dos amigos. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre desflorestamento na Ásia. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiano Sena
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as consequências das transformações das paisagens em diferentes escalas.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
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