Plano de Aula

Plano de aula: A transformação das paisagens equatoriais no Sudeste Asiático

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha. Forme trios.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2SBev5tJP7bfNRYz5XpRAjhzaSDYcH5F8rJq8H2VJMh958RPumJE6cemb8Gn/geo09-17und02-contextualizacao-zonas-termicas.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMU6h3dfaHAkGC9jnAnRerCHNXwK2VCRTj9wk8pY7WstfqQKWKpMjj8sCr3H/geo09-17und02-problematizacao-manchetes-de-jornais.pdf

Para você saber mais:

PERTENCE, Argemiro. Desmatamento irracional no sudeste da Ásia por grandes corporações multinacionais dos alimentos. Disponível em https://jornalorebate.com.br/meio-ambiente/13771-desmatamento-irracional-no-sudeste-da-asia-por-grandes-corporacoes-multinacionais-dos-alimentos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

SULLIVAN, John. Perda de florestas do Sudeste Asiático é muito maior do que o esperado, com implicações negativas para o clima. Disponível em:https://www.ecodebate.com.br/2018/07/06/perda-de-florestas-do-sudeste-asiatico-e-muito-maior-do-que-o-esperado-com-implicacoes-negativas-para-o-clima/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

REDAÇÃO. Lições econômicas do sudeste asiático. disponivel em:http://opiniaoenoticia.com.br/economia/licoes-economicas-do-sudeste-asiatico/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

As florestas tropicais, mais precisamente as equatoriais, se localizam próximo a linha do Equador onde existem condições naturais, como grande luminosidade (calor) e umidade, que são ideais para a formação e manutenção de grandes florestas. Dessa forma ao norte da América do Sul, a região central da África e o Sudeste Asiático são regiões continentais que apresentam essa grande formação florestal. No entanto, essas florestas vem sofrendo um grande processo de desflorestamento, principalmente na América do Sul e no Sudeste Asiático pelo avanço de atividades econômicas, mais notadamente, da agropecuária de grande porte. Dessa forma grande parte dessas florestas estão extremamente ameaçadas, no Sudeste Asiático, o desflorestamento tem apresentado taxas muito elevadas, o que tem preocupado ambientalistas e organizações internacionais. Essas florestas são extremamente importantes uma vez que grande parte da umidade que causam chuvas tanto na América do Sul quanto Ásia são oriundas dessas regiões, dessa forma, o desflorestamento contínuo pode modificar o clima o que causará grandes prejuízos socioambientais.

MENDOZA, E; ANDERSON, L. padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.

DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: para a realização deste plano é necessário que os alunos já tenham tenham conhecimentos de elementos básicos de climatologia e de biomas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro o tema da aula. Apresente o tema e explique o conceito desflorestamento, uma vez que o termo mais utilizado é desmatamento, no entanto, o primeiro termo tem sido utilizado com mais frequência, principalmente pela academia, uma vez que enfatiza o processo que é a retirada de florestas nativas

Como adequar à sua realidade: Esse plano irá tratar sobre o desflorestamento equatorial focado no Sudeste Asiático. No entanto, para o plano se tornar mais interessante para os alunos utilize elementos da sua região para fazer conexão com o conteúdo e torná-lo mais próximo aos alunos. Utilize o bioma em que sua região está inserido, ele está muito degradado? Quais os motivos? Quais as consequências socioambientais dessa degradação. Ademais utilize a Amazônia como exemplo, uma vez que as pressões que a nossa floresta equatorial sofre é muito semelhante às sofridas pelas do sudeste asiático.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO