GEO09_17UND02 - Contextualização- Zonas Térmicas
Plano de Aula
Plano de aula: A transformação das paisagens equatoriais no Sudeste Asiático
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
O plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha. Forme trios.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2SBev5tJP7bfNRYz5XpRAjhzaSDYcH5F8rJq8H2VJMh958RPumJE6cemb8Gn/geo09-17und02-contextualizacao-zonas-termicas.pdf
Para você saber mais:
PERTENCE, Argemiro. Desmatamento irracional no sudeste da Ásia por grandes corporações multinacionais dos alimentos. Disponível em https://jornalorebate.com.br/meio-ambiente/13771-desmatamento-irracional-no-sudeste-da-asia-por-grandes-corporacoes-multinacionais-dos-alimentos. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
SULLIVAN, John. Perda de florestas do Sudeste Asiático é muito maior do que o esperado, com implicações negativas para o clima. Disponível em:https://www.ecodebate.com.br/2018/07/06/perda-de-florestas-do-sudeste-asiatico-e-muito-maior-do-que-o-esperado-com-implicacoes-negativas-para-o-clima/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
REDAÇÃO. Lições econômicas do sudeste asiático. disponivel em:http://opiniaoenoticia.com.br/economia/licoes-economicas-do-sudeste-asiatico/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
As florestas tropicais, mais precisamente as equatoriais, se localizam próximo a linha do Equador onde existem condições naturais, como grande luminosidade (calor) e umidade, que são ideais para a formação e manutenção de grandes florestas. Dessa forma ao norte da América do Sul, a região central da África e o Sudeste Asiático são regiões continentais que apresentam essa grande formação florestal. No entanto, essas florestas vem sofrendo um grande processo de desflorestamento, principalmente na América do Sul e no Sudeste Asiático pelo avanço de atividades econômicas, mais notadamente, da agropecuária de grande porte. Dessa forma grande parte dessas florestas estão extremamente ameaçadas, no Sudeste Asiático, o desflorestamento tem apresentado taxas muito elevadas, o que tem preocupado ambientalistas e organizações internacionais. Essas florestas são extremamente importantes uma vez que grande parte da umidade que causam chuvas tanto na América do Sul quanto Ásia são oriundas dessas regiões, dessa forma, o desflorestamento contínuo pode modificar o clima o que causará grandes prejuízos socioambientais.
MENDOZA, E; ANDERSON, L. padrões de desflorestamento nas áreas tropicais. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Liana_Anderson/publication/255636730_PADROES_DE_DESFLORESTAMENTO_NAS_FLORESTAS_TROPICAIS/links/54f6fffe0cf28d6dec9c2e87/PADROES-DE-DESFLORESTAMENTO-NAS-FLORESTAS-TROPICAIS.pdf. acesso em 07 de fevereiro de 2019.
DE OLIVEIRA. A. P. O Vietnã volta a estar em foco. Carta Internacional, v. 1, n. 3, p. 3-7, 2006. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/396/155. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
ERICKSON-DAVIS. M. Desmatamento tropical está aumentando, revela estudo. Disponível em https://pt.mongabay.com/2018/02/desmatamento-tropical-esta-aumentando/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: para a realização deste plano é necessário que os alunos já tenham tenham conhecimentos de elementos básicos de climatologia e de biomas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro o tema da aula. Apresente o tema e explique o conceito desflorestamento, uma vez que o termo mais utilizado é desmatamento, no entanto, o primeiro termo tem sido utilizado com mais frequência, principalmente pela academia, uma vez que enfatiza o processo que é a retirada de florestas nativas
Como adequar à sua realidade: Esse plano irá tratar sobre o desflorestamento equatorial focado no Sudeste Asiático. No entanto, para o plano se tornar mais interessante para os alunos utilize elementos da sua região para fazer conexão com o conteúdo e torná-lo mais próximo aos alunos. Utilize o bioma em que sua região está inserido, ele está muito degradado? Quais os motivos? Quais as consequências socioambientais dessa degradação. Ademais utilize a Amazônia como exemplo, uma vez que as pressões que a nossa floresta equatorial sofre é muito semelhante às sofridas pelas do sudeste asiático.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO