Plano de Aula

Plano de aula: Japão e suas paisagens

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano irá abordar as paisagens japonesas, com o objetivo dos alunos identificar e relacionar os elementos constituintes das paisagens japonesas, relacionando-as com as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico, fazendo um paralelo entre as paisagens que remetem a cultura milenar japonesa se contraponto com as paisagens culturais, ou seja, produzidas pelo homem, que retratam as transformações do espaço geográfico, ressaltando os elementos modernos e tecnológicos como as de Tóquio, maior metrópole do mundo. Nessa aula deve haver uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares é resultado da relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, sala de Informática com computadores com pacote Office ou Google Drive e acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima informações sobre as indicações sugeridas, para que o aluno consiga realizar as ações propostas neste plano.

Material complementar:

Imagem para Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ASTBXjVcAsH6h2K4Gta6tgPhkVgew5ne2xXuNAmf59dh6jTgBtnvJhJ5jrrx/geo9-04und03-contextualizacao-imagem.pdf

Imagens para Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BFZWQgyYfGMbNhH3tPN8ZSgqYxJztfKxf9zj72C5qgzWFZJ4ZEW9fvz9S5Rh/geo9-04und03-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

Paisagens japonesas. Para saber mais das paisagens japonesas, acesse os links, disponíveis em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2018/09/06/interna_turismo,704381/toquio-mistura-a-tradicao-e-a-modernidade.shtml. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3674. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

http://www.portalmie.com/atualidade/turismo/conhecendo-japao/2017/05/as-paisagens-mais-lindas-do-japao-especial-kansai/

https://japao.costasur.com/pt/natureza.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

https://www.terramundi.com.br/blog/destinos-no-japao-11-imperdiveis/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Paisagens de Tóquio. Para conhecer mais sobre as paisagens de Tóquio, acesse o link, disponível em: https://br.depositphotos.com/stock-photos/paisagem-urbana-de-t%C3%B3quio.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Gueixas: são mulheres da sociedade japonesa que se dedicam às artes e à preservação das tradições daquele país. Para saber mais, acesse o link, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-as-gueixas/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Rugosidades: conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://rugosidades.wordpress.com/. Acesso em 28 de janeiro de 2018.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade, metrópole e megacidades.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que a aula seja na Sala de Informática da sua escola, com acesso a internet para realização da pesquisa proposta nesta aula e que os alunos estejam dispostos em grupos, de acordo com o número de computadores disponíveis. Nesse momento, projete ou escreva no quadro o tema da aula: Japão: um país moderno ou milenar? Inicie a aula informando os alunos que a aula irá trabalhar com as paisagens japonesas na perspectiva do milenar e do moderno. Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, solicite um trabalho de pesquisa como Lição de casa ou disponibilize materiais impressos de paisagens japonesas, que abordem as duas perspectivas trabalhadas nessa aula, em seguida solicite que os alunos realizem a análise e o levantamento dos argumentos partindo dos elementos que constituem as paisagens escolhidas.

Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode sugerir uma análise das paisagens de sua região, com os suas particularidades e distinções na paisagem, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos que retratam paisagens que refletem as manifestações culturais da região e os elementos que retratam as transformações do espaço geográfico, principalmente os elementos tecnológicos. Você poderá trabalhar ainda, com paisagens culturais da sua cidade ou região influenciadas pela colonização japonesa.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA