Plano de Aula

Plano de aula: A transformação da paisagem natural europeia

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE17 de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta e folha de papel A4.

Material complementar:

Mapa do Mediterrâneo (Contextualização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GvRRwrRNX6e24f9HVG3SgGuvfgJhhYwj2PtTUubDASZdj4jrEMurdax7MrPq/geo9-17und05-contextualizacao-mapa-do-mediterraneo.pdf

Manchetes (Problematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjtX9VymydUUMwmMrMhrQq2eYEDtaAQMNcnxswHgnE59aZ3SxE9wCKQqWx88/geo9-17und05-problematizacao-manchetes.pdf

Para você saber mais:

Nos últimos anos a Europa sofreu com grandes incêndios florestais, principalmente na porção sul do continente (Portugal, Espanha, Grécia e Itália), para grande parte da sociedade esses acidentes naturais são causados pelas temperaturas altas e pela aridez do clima.

No entanto, com o advento dos constantes incêndios, pesquisas têm demonstrado que as alterações da paisagem mediterrânea pode ter relação com os incêndios. Parte da comunidade científica tem relacionado o aumento das queimadas florestais com o avanço das grandes monoculturas de eucalipto e Pinheiro Bravo. Ademais, as mudanças climáticas têm alterado a temperatura dos verões europeus, que vem atingindo temperaturas muito superiores às médias climatológicas verificadas.

Selecionamos alguns textos para você aprofundar:

BARBOSA, Vanessa. Mudanças Climáticas podem colocar a Europa em chamas. Revista Exame. Disponível em <https://exame.abril.com.br/mundo/mudancas-climaticas-podem-colocar-a-europa-em-chamas/>. Acesso em: 25 mar 2019.

“Epidemia” de eucaliptos tem de ser controlada para se evitar incêndios como os de 2017. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/epidemia-de-eucaliptos-tem-de-ser-controlada-para-se-evitar-incendios-como-os-de-2017-9399215.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

FILHO, M. Incêndio em Portugal gera debates sobre o eucalipto, um dos motores econômicos do Brasil. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40376855>. Acesso em: 25 mar 2019.

Incêndios: Quase 90% da área ardida em 2017 foi de pinheiro-bravo e eucalipto. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/incendios-quase-90-da-area-ardida-em-2017-foi-de-pinheiro-bravo-e-eucalipto-9202313.html>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Para melhor aproveitamento do plano é necessário que ao aluno já tenha conhecimento sobre os biomas mundiais.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o escreva no quadro a temática da aula. Questione os alunos se eles tiveram conhecimento sobre os grandes incêndios que atingiram a região do sul da Europa nos anos de 2017 e 2018. Relacione os incêndios da Europa com as queimadas que temos em território nacional, principalmente em época de seca.

Como adequar à sua realidade: Para o conteúdo fazer sentido para o aluno, utilize elementos da sua região, procure saber sobre grandes incêndios ou queimadas no meio natural próximo a sua região.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO