GEO9_17UND05 - Contextualização_ Mapa do Mediterrâneo
Plano de Aula
Plano de aula: A transformação da paisagem natural europeia
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE17 de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta e folha de papel A4.
Material complementar:
Mapa do Mediterrâneo (Contextualização):
Manchetes (Problematização):
Para você saber mais:
Nos últimos anos a Europa sofreu com grandes incêndios florestais, principalmente na porção sul do continente (Portugal, Espanha, Grécia e Itália), para grande parte da sociedade esses acidentes naturais são causados pelas temperaturas altas e pela aridez do clima.
No entanto, com o advento dos constantes incêndios, pesquisas têm demonstrado que as alterações da paisagem mediterrânea pode ter relação com os incêndios. Parte da comunidade científica tem relacionado o aumento das queimadas florestais com o avanço das grandes monoculturas de eucalipto e Pinheiro Bravo. Ademais, as mudanças climáticas têm alterado a temperatura dos verões europeus, que vem atingindo temperaturas muito superiores às médias climatológicas verificadas.
Selecionamos alguns textos para você aprofundar:
BARBOSA, Vanessa. Mudanças Climáticas podem colocar a Europa em chamas. Revista Exame. Disponível em <https://exame.abril.com.br/mundo/mudancas-climaticas-podem-colocar-a-europa-em-chamas/>. Acesso em: 25 mar 2019.
“Epidemia” de eucaliptos tem de ser controlada para se evitar incêndios como os de 2017. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/epidemia-de-eucaliptos-tem-de-ser-controlada-para-se-evitar-incendios-como-os-de-2017-9399215.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
FILHO, M. Incêndio em Portugal gera debates sobre o eucalipto, um dos motores econômicos do Brasil. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40376855>. Acesso em: 25 mar 2019.
Incêndios: Quase 90% da área ardida em 2017 foi de pinheiro-bravo e eucalipto. Disponível em: <https://www.dn.pt/portugal/interior/incendios-quase-90-da-area-ardida-em-2017-foi-de-pinheiro-bravo-e-eucalipto-9202313.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Para melhor aproveitamento do plano é necessário que ao aluno já tenha conhecimento sobre os biomas mundiais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o escreva no quadro a temática da aula. Questione os alunos se eles tiveram conhecimento sobre os grandes incêndios que atingiram a região do sul da Europa nos anos de 2017 e 2018. Relacione os incêndios da Europa com as queimadas que temos em território nacional, principalmente em época de seca.
Como adequar à sua realidade: Para o conteúdo fazer sentido para o aluno, utilize elementos da sua região, procure saber sobre grandes incêndios ou queimadas no meio natural próximo a sua região.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO