GEO09_17UND04 - Contextualização - Localização da Austrália (1)
Plano de Aula
Plano de aula: A paisagem australiana e a questão da água
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esse plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GEO17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GEO16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Nesse plano o nosso foco é a Austrália e seu clima árido de grande parte do centro do seu território.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel, caneta, lápis e borracha. Divida a sala em grupos com no máximo 4 alunos.
Material complementar:
Ação Propositiva - Manchetes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFmM3JZeWMs8Z8ptCst5AjCMcdUJW82Q5ttKUZAYUCDBdWw5GmTRN88Ug8Nj/geo09-17und04-acao-propostiva-manchetes-sobre-a-seca-australiana-1.pdf
Ação Propositiva - Exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9A3Hd5t7JRDUSSqrJ7Nks5DRThxUdJzYkPUCNgwfgKvdAFqTPRGfHY6rHY8v/geo09-17und04-acao-propostiva-exemplo-1.pdf
Para você saber mais: A Austrália é o maior país da Oceania, o país tem uma grande extensão territorial, ocupa a 6° posição no ranking dos maiores países do mundo. Por conta do seu tamanho, o país tem uma diversidade uma grande diversidade de climas, Equatorial, tropical, semi-árido, árido e temperado. Assim existe, dentro do território australiano uma grande diversidade de paisagens.
No entanto, grande parte do interior do país (centro) é ocupado por um extenso deserto, conhecido como o outback australiano, sendo assim as condições climáticas no interior da território não são as melhores para a ocupação humana. Dessa maneira, grande parte das grandes cidades australiana estão concentradas no costa oeste do território. No entanto, mesmo essas áreas vêm sofrendo com constantes e sérios problemas de escassez hídrica. Desde 2015 uma grave crise hídrica assola o país, grande parte da atividade agrícola vem sofrendo perdas econômicas.
Para saber mais sobre a questão, selecionamos alguns textos:
ONISHI, Norimitsu. O desafio da água na árida Austrália. disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-agua-na-arida-australia-imp-,583102. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
MENDES, Filipa. Austrália enfrenta catástrofe agrícola devido à seca. disponível em: https://www.publico.pt/2018/08/09/mundo/noticia/seca-intensa-na-australia-causa-graves-prejuizos-na-agricultura-1840498#gs.Nsi11EaL. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
REUTERS. Um cancro que corrói culturas agrícolas. disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/seca-na-australia_i1098823. acesso em 21 de fevereiro de 2019
Contextos prévios: Para melhor aproveitamento desse plano de aula é aconselhável que os alunos tenham tido contato com o conteúdo de elementos básicos do clima.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreve no quadro ou fale para os alunos sobre o tema da Aula. Já nesse momento, faça perguntas se os alunos já estudaram sobre as condições ambientais do território australiano, já ouviram falar do outback australiano? Introduza a questão climática e levante a questão sobre as dificuldades de climáticas, tais como a baixa pluviosidade e a baixa umidade relativa do ar que algumas regiões do globo sofrem. No nosso caso iremos focar nessa característica que forma parte da paisagem australiana.
Como adequar à sua realidade: Para aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, associe os problemas hídricos e/ou ambientais presente na sua região. Nos últimos anos, determinadas regiões brasileiras tiveram grandes problemas com a escassez de água. Ademais podemos comparar grande parte do centro do território australiano com o semiárido brasileiro, obviamente, é necessário deixar claros as diferenças entre os dois lugares. O sertão nordestino apresenta um clima semiárido onde no verão acontece chuvas (mesmo que escassas). Já no clima desértico australiano, durante o ano todo, há um déficit hídrico, tendo de outubro a novembro os meses mais críticos. O sertão nordestino tem uma produção agrícola considerável, principalmente, em lugares que foram beneficiados com a irrigação, o solo do sertão é fértil, mas exige a necessidade de irrigação. Já no outback australiano a produção é quase nula, uma vez que o solo da região apresenta uma infertilidade crônica.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete os mapas ou entregue impresso aos alunos. Nessa etapa pergunte aos alunos se eles conseguem localizar a Austrália no Globo terrestre. Nessa etapa do plano é preciso buscar os conhecimentos prévios dos alunos. Pergunte sobre a diferença entre o território australiano com o restante do continente Oceania.
Materiais complementares:
Para você saber mais:
A Austrália está localizado no continente da Oceania no hemisfério sul/oriental do globo terrestre. Seu território é o 6° maior entre os países, pela sua grandeza apresenta grande diversidade climática o que leva a uma diversidade ambiental e paisagística bastante considerável.
Historicamente a Austrália foi colonizada pelo britânicos e grande parte dos aborígenes que viviam em território australiano foram mortos pelos colonizadores. O país se tornou independente no início de século XX em 1901. Atualmente o país apresenta um ótimo nível socioeconômico, seu IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, figura entre os primeiros - 0,939 (quanto mais próximo de 1, melhor é o índice). A economia do país está baseado na exportação de commodities, tanto em gêneros agrícolas quanto na mineração. Ademais, o setor de educação, turismo e serviços financeiros são muito importantes.
Selecionamos alguns textos, caso você queira aprofundar:
CERQUEIRA, Wagner. Austrália. disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/australia.htm. acesso em 21 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente os mapas aos alunos, projetado ou impresso. Após apresentar os dois mapas questione os alunos quais são os motivos das principais cidades australianas estarem localizadas no litoral da ilha, principalmente na costa leste do país.
A intenção desta etapa é refletir como a dinâmica climática condicionou, em parte, a localização das cidades australianas. Grande parte do interior australiano está sob o clima desértico, o que dificulta a ocupação humana. No entanto, a problemática hídrica tem ultrapassado as fronteiras naturais dos climas. A partir dessa discussão em sala de aula introduza a questão hídrica com os alunos.
Material complementar:
Problematização
Orientações: Apresente os mapas aos alunos, projetado ou impresso. Após apresentar os dois mapas questione os alunos quais são os motivos das principais cidades australianas estarem localizadas no litoral da ilha, principalmente na costa leste do país.
A intenção desta etapa é refletir como a dinâmica climática condicionou, em parte, a localização das cidades australianas. Desse modo, grande parte da densidade demográfica (maior concentração populacional) da austrália está localizado nas regiões litorâneas. Grande parte do interior australiano está sob o clima desértico, o que dificulta a ocupação humana. No entanto, a problemática hídrica tem ultrapassado as fronteiras naturais dos climas. A partir dessa discussão em sala de aula introduza a questão hídrica com os alunos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes e as orientações para a realização da atividade para os grupos de alunos, previamente separados.
Após esse primeiro momento os alunos terão que criar propostas para o enfrentamento da crise hídrica pela sociedade australiana. Para a realização do trabalho, se possível, utilize locais da escola (biblioteca ou sala de informática) onde os alunos podem ter acesso a internet.
Caso isso não seja possível separamos textos que deverão ser impressos e entregue aos grupos para subsidiar a proposta dos alunos:
ONISHI, Norimitsu. O desafio da água na árida Austrália. disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-agua-na-arida-australia-imp-,583102. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
FERREIRA, Tonico. Cingapura e Austrália dão lições para conviver com a escassez de água. disponível em http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/08/cingapura-e-australia-dao-licoes-para-conviver-com-escassez-de-agua.html. acesso em 24 de fevereiro de 2019.
SARDINHA, Vanessa. Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/diferentes-estrategias-para-enfrentar-crise-agua.htm. disponível em 24 de fevereiro de 2019.
INSTITUTE, Pacific. Lições aprendidas com a crise hídrica na Austrália. disponível em https://pacinst.org/publication/licoes-aprendidas-com-crise-hidrica-na-australia/. Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
REDAÇÃO. Livro propõe soluções para evitar nova crise hídrica. Disponível em; https://jornal.usp.br/atualidades/livro-propoe-solucoes-para-evitar-nova-crise-hidrica/. Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Material complementar:
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes e as orientações para a realização da atividade para os grupos de alunos, previamente separados.
Após esse primeiro momento os alunos terão que criar propostas para o enfrentamento da crise hídrica pela sociedade australiana. Para a realização do trabalho, se possível, utilize locais da escola (biblioteca ou sala de informática) onde os alunos podem ter acesso a internet.
Caso isso não seja possível separamos textos que deverão ser impressos e entregue aos grupos para subsidiar a proposta dos alunos:
ONISHI, Norimitsu. O desafio da água na árida Austrália. disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-agua-na-arida-australia-imp-,583102. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
FERREIRA, Tonico. Cingapura e Austrália dão lições para conviver com a escassez de água. disponível em http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/08/cingapura-e-australia-dao-licoes-para-conviver-com-escassez-de-agua.html. acesso em 24 de fevereiro de 2019.
SARDINHA, Vanessa. Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/diferentes-estrategias-para-enfrentar-crise-agua.htm. disponível em 24 de fevereiro de 2019.
INSTITUTE, Pacific. Lições aprendidas com a crise hídrica na Austrália. disponível em https://pacinst.org/publication/licoes-aprendidas-com-crise-hidrica-na-australia/. Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
REDAÇÃO. Livro propõe soluções para evitar nova crise hídrica. Disponível em; https://jornal.usp.br/atualidades/livro-propoe-solucoes-para-evitar-nova-crise-hidrica/. Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou entregue impresso as manchetes e as orientações para a realização da atividade para os grupos de alunos, previamente separados.
Após esse primeiro momento os alunos terão que criar propostas para o enfrentamento da crise hídrica pela sociedade australiana. Para a realização do trabalho, se possível, utilize locais da escola (biblioteca ou sala de informática) onde os alunos podem ter acesso a internet.
Caso isso não seja possível separamos textos que deverão ser impressos e entregue aos grupos para subsidiar a proposta dos alunos:
ONISHI, Norimitsu. O desafio da água na árida Austrália. disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-agua-na-arida-australia-imp-,583102. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
FERREIRA, Tonico. Cingapura e Austrália dão lições para conviver com a escassez de água. disponível em http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/08/cingapura-e-australia-dao-licoes-para-conviver-com-escassez-de-agua.html. acesso em 24 de fevereiro de 2019.
SARDINHA, Vanessa. Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/diferentes-estrategias-para-enfrentar-crise-agua.htm. disponível em 24 de fevereiro de 2019.
INSTITUTE, Pacific. Lições aprendidas com a crise hídrica na Austrália. disponível em https://pacinst.org/publication/licoes-aprendidas-com-crise-hidrica-na-australia/. Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
REDAÇÃO. Livro propõe soluções para evitar nova crise hídrica. Disponível em; https://jornal.usp.br/atualidades/livro-propoe-solucoes-para-evitar-nova-crise-hidrica/. Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro a última etapa do plano. Faça uma discussão em sala de aula se essas propostas podem ser utilizadas em território brasileiro, mais especificamente, no sertão nordestino.
É importante levar em conta as diferenças sociais e econômicas entre os países. É importante ressaltar que essa discussão não deve ter uma resposta definitiva, a ideia é tentar criar laços entre as duas regiões duramente afetados por uma crise hídrica, que tem um fundo natural, mas que são aprofundados pela má administração e utilização de setores da sociedade, principalmente no setor agrícola e industrial.
Essa discussão deve ser feita mediada pela professor, é importante que os elementos anteriores sejam contemplados nessa discussão, principalmente a questão climático da Austrália e comparado com à do sertão nordestino.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_17UND04
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender a ocupação do solo na Austrália a partir das condições ambientais do território. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie os mapas para os alunos. essa etapa pergunte aos alunos se eles conseguem localizar a Austrália no Globo terrestre. Nessa etapa do plano é preciso buscar os conhecimentos prévios dos alunos. Pergunte sobre a diferença entre o território australiano com o restante do continente Oceania. Tempo estimado 10 minutos.
Problematização
Envie os mapas para os alunos. Apresente os mapas aos alunos. Após apresentar os dois mapas questione os alunos quais são os motivos das principais cidades australianas estarem localizadas no litoral da ilha, principalmente na costa leste do país. A intenção desta etapa é refletir como a dinâmica climática condicionou, em parte, a localização das cidades australianas. Grande parte do interior australiano está sob o clima desértico, o que dificulta a ocupação humana. No entanto, a problemática hídrica tem ultrapassado as fronteiras naturais dos climas. A partir dessa discussão em sala de aula introduza a questão hídrica com os alunos. Tempo estimado 10 minutos.
Ação propositiva
Envie a manchete de jornal para os alunos. Apresente a manchete e após esse primeiro momento os alunos terão que criar propostas para o enfrentamento da crise hídrica pela sociedade australiana. Para a realização do trabalho, os alunos podem fazer pesquisas. Use os slides para explicar esta etapa. Ao final, solicite que os alunos enviem suas produções pelo WhatsApp. Tempo estimado 40 minutos.
Sistematização
Faça uma discussão em sala de aula se essas propostas podem ser utilizadas em território brasileiro, mais especificamente, no sertão nordestino. É importante levar em conta as diferenças sociais e econômicas entre os países. É importante ressaltar que essa discussão não deve ter uma resposta definitiva, a ideia é tentar criar laços entre as duas regiões duramente afetados por uma crise hídrica, que tem um fundo natural, mas que são aprofundados pela má administração e utilização de setores da sociedade, principalmente no setor agrícola e industrial. Essa discussão deve ser feita mediada pela professor, é importante que os elementos anteriores sejam contemplados nessa discussão, principalmente a questão climático da Austrália e comparado com à do sertão nordestino. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre a Austrália.. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiano Sena
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Entender a ocupação do solo na Austrália a partir das condições ambientais do território.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.