GEO09_17UND04 - Contextualização - Localização da Austrália (1)
Plano de Aula
Plano de aula: A paisagem australiana e a questão da água
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esse plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GEO17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GEO16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Nesse plano o nosso foco é a Austrália e seu clima árido de grande parte do centro do seu território.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel, caneta, lápis e borracha. Divida a sala em grupos com no máximo 4 alunos.
Material complementar:
Ação Propositiva - Manchetes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFmM3JZeWMs8Z8ptCst5AjCMcdUJW82Q5ttKUZAYUCDBdWw5GmTRN88Ug8Nj/geo09-17und04-acao-propostiva-manchetes-sobre-a-seca-australiana-1.pdf
Ação Propositiva - Exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9A3Hd5t7JRDUSSqrJ7Nks5DRThxUdJzYkPUCNgwfgKvdAFqTPRGfHY6rHY8v/geo09-17und04-acao-propostiva-exemplo-1.pdf
Para você saber mais: A Austrália é o maior país da Oceania, o país tem uma grande extensão territorial, ocupa a 6° posição no ranking dos maiores países do mundo. Por conta do seu tamanho, o país tem uma diversidade uma grande diversidade de climas, Equatorial, tropical, semi-árido, árido e temperado. Assim existe, dentro do território australiano uma grande diversidade de paisagens.
No entanto, grande parte do interior do país (centro) é ocupado por um extenso deserto, conhecido como o outback australiano, sendo assim as condições climáticas no interior da território não são as melhores para a ocupação humana. Dessa maneira, grande parte das grandes cidades australiana estão concentradas no costa oeste do território. No entanto, mesmo essas áreas vêm sofrendo com constantes e sérios problemas de escassez hídrica. Desde 2015 uma grave crise hídrica assola o país, grande parte da atividade agrícola vem sofrendo perdas econômicas.
Para saber mais sobre a questão, selecionamos alguns textos:
ONISHI, Norimitsu. O desafio da água na árida Austrália. disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-agua-na-arida-australia-imp-,583102. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
MENDES, Filipa. Austrália enfrenta catástrofe agrícola devido à seca. disponível em: https://www.publico.pt/2018/08/09/mundo/noticia/seca-intensa-na-australia-causa-graves-prejuizos-na-agricultura-1840498#gs.Nsi11EaL. Acesso em 21 fevereiro de 2019.
REUTERS. Um cancro que corrói culturas agrícolas. disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/seca-na-australia_i1098823. acesso em 21 de fevereiro de 2019
Contextos prévios: Para melhor aproveitamento desse plano de aula é aconselhável que os alunos tenham tido contato com o conteúdo de elementos básicos do clima.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreve no quadro ou fale para os alunos sobre o tema da Aula. Já nesse momento, faça perguntas se os alunos já estudaram sobre as condições ambientais do território australiano, já ouviram falar do outback australiano? Introduza a questão climática e levante a questão sobre as dificuldades de climáticas, tais como a baixa pluviosidade e a baixa umidade relativa do ar que algumas regiões do globo sofrem. No nosso caso iremos focar nessa característica que forma parte da paisagem australiana.
Como adequar à sua realidade: Para aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, associe os problemas hídricos e/ou ambientais presente na sua região. Nos últimos anos, determinadas regiões brasileiras tiveram grandes problemas com a escassez de água. Ademais podemos comparar grande parte do centro do território australiano com o semiárido brasileiro, obviamente, é necessário deixar claros as diferenças entre os dois lugares. O sertão nordestino apresenta um clima semiárido onde no verão acontece chuvas (mesmo que escassas). Já no clima desértico australiano, durante o ano todo, há um déficit hídrico, tendo de outubro a novembro os meses mais críticos. O sertão nordestino tem uma produção agrícola considerável, principalmente, em lugares que foram beneficiados com a irrigação, o solo do sertão é fértil, mas exige a necessidade de irrigação. Já no outback australiano a produção é quase nula, uma vez que o solo da região apresenta uma infertilidade crônica.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO