Plano de Aula

Plano de aula: A paisagem australiana e a questão da água

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Consciência das transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esse plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GEO17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GEO16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Nesse plano o nosso foco é a Austrália e seu clima árido de grande parte do centro do seu território.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel, caneta, lápis e borracha. Divida a sala em grupos com no máximo 4 alunos.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ppuuc7qfDSNu7tM6Ahk3XdmPER58VD5GCHJ8MB7dqaUnumA9eVe8Q6U5WAAU/geo09-17und04-contextualizacao-localizacao-da-australia-1.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BkeYXmF5XdwUMqmTNNbadFAs9djJBDb2dF7fKP267mVW2Z29s6MTGYvm3Zvr/geo09-17und04-problematizacao-climas-x-populacao-1.pdf

Ação Propositiva - Manchetes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFmM3JZeWMs8Z8ptCst5AjCMcdUJW82Q5ttKUZAYUCDBdWw5GmTRN88Ug8Nj/geo09-17und04-acao-propostiva-manchetes-sobre-a-seca-australiana-1.pdf

Ação Propositiva - Exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9A3Hd5t7JRDUSSqrJ7Nks5DRThxUdJzYkPUCNgwfgKvdAFqTPRGfHY6rHY8v/geo09-17und04-acao-propostiva-exemplo-1.pdf

Para você saber mais: A Austrália é o maior país da Oceania, o país tem uma grande extensão territorial, ocupa a 6° posição no ranking dos maiores países do mundo. Por conta do seu tamanho, o país tem uma diversidade uma grande diversidade de climas, Equatorial, tropical, semi-árido, árido e temperado. Assim existe, dentro do território australiano uma grande diversidade de paisagens.

No entanto, grande parte do interior do país (centro) é ocupado por um extenso deserto, conhecido como o outback australiano, sendo assim as condições climáticas no interior da território não são as melhores para a ocupação humana. Dessa maneira, grande parte das grandes cidades australiana estão concentradas no costa oeste do território. No entanto, mesmo essas áreas vêm sofrendo com constantes e sérios problemas de escassez hídrica. Desde 2015 uma grave crise hídrica assola o país, grande parte da atividade agrícola vem sofrendo perdas econômicas.

Para saber mais sobre a questão, selecionamos alguns textos:

ONISHI, Norimitsu. O desafio da água na árida Austrália. disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-agua-na-arida-australia-imp-,583102. Acesso em 21 fevereiro de 2019.

MENDES, Filipa. Austrália enfrenta catástrofe agrícola devido à seca. disponível em: https://www.publico.pt/2018/08/09/mundo/noticia/seca-intensa-na-australia-causa-graves-prejuizos-na-agricultura-1840498#gs.Nsi11EaL. Acesso em 21 fevereiro de 2019.

REUTERS. Um cancro que corrói culturas agrícolas. disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/seca-na-australia_i1098823. acesso em 21 de fevereiro de 2019

Contextos prévios: Para melhor aproveitamento desse plano de aula é aconselhável que os alunos tenham tido contato com o conteúdo de elementos básicos do clima.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreve no quadro ou fale para os alunos sobre o tema da Aula. Já nesse momento, faça perguntas se os alunos já estudaram sobre as condições ambientais do território australiano, já ouviram falar do outback australiano? Introduza a questão climática e levante a questão sobre as dificuldades de climáticas, tais como a baixa pluviosidade e a baixa umidade relativa do ar que algumas regiões do globo sofrem. No nosso caso iremos focar nessa característica que forma parte da paisagem australiana.

Como adequar à sua realidade: Para aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, associe os problemas hídricos e/ou ambientais presente na sua região. Nos últimos anos, determinadas regiões brasileiras tiveram grandes problemas com a escassez de água. Ademais podemos comparar grande parte do centro do território australiano com o semiárido brasileiro, obviamente, é necessário deixar claros as diferenças entre os dois lugares. O sertão nordestino apresenta um clima semiárido onde no verão acontece chuvas (mesmo que escassas). Já no clima desértico australiano, durante o ano todo, há um déficit hídrico, tendo de outubro a novembro os meses mais críticos. O sertão nordestino tem uma produção agrícola considerável, principalmente, em lugares que foram beneficiados com a irrigação, o solo do sertão é fértil, mas exige a necessidade de irrigação. Já no outback australiano a produção é quase nula, uma vez que o solo da região apresenta uma infertilidade crônica.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO