Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens da China

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens da China, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos representativos de mudanças e permanências em uma dada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Nessa aula deve haver uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares é resultado da relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos.Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a China. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, Mapa com localização da China ou Mapa-Múndi para realizar a Contextualização, Notebook e caixa de som.

Material complementar:

Imagens Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XnFGTcYZuNvBgA5D96b3EmDcqWtzge4mmKHCFXfbj8bEF7bMyjxSn6juRBDq/geo09-04und02-acao-propositiva-imagens.pdf

Material para Rotação de Estações:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UyWdXsGM5DKw3CexPcDv864CycgbY69VJbxafncb9yH2pd3XRR6ZvC8rXNt4/geo09-04und02-acao-propositiva-material-para-rotacao-de-estacoes.pdf

Link para os mapas:

Mapas utilizados na Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/weSdgps76UcexFmPhMRDXtKfymXkerJAS3sxJuKGeAMAerJbSJW4kKJcUaHW/geo09-04und02-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

China. Para entender um pouco mais do país, acesse o link disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/paises/china. Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.

Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Megacidades Chinesas. Disponível em: http://portuguese.people.com.cn/n3/2018/0321/c309806-9440149.html. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.

Rugosidades. conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://rugosidades.wordpress.com/. Acesso em 28 de janeiro de 2018.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para a execução desta aula é necessário uma preparação prévia, como a disposição da sala de aula em Estações de Aprendizagem e o agrupamento dos alunos em 5 grupos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a China num mosaico de paisagens, dividindo o país em 5 grandes regiões: Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Manchúria e China oriental.

Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode sugerir uma análise das paisagens de sua região, com os suas particularidades e distinções na paisagem, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos representativos de mudanças e permanências em uma dada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados