GEO09_04UND02 - Contextualização - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: Paisagens da China
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens da China, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos representativos de mudanças e permanências em uma dada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico. Nessa aula deve haver uma retomada das habilidades EF06GE01 e EF06GE02 presentes no 6º ano do Ensino Fundamental, no sentido da compreensão da dinâmica da paisagem nos lugares é resultado da relações historicamente construídas pela sociedade para se apropriar da natureza, utilizando a percepção do espaço pelo viés da denominada "acumulação desigual de tempos” e “Rugosidades” de Milton Santos.Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a China. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, Mapa com localização da China ou Mapa-Múndi para realizar a Contextualização, Notebook e caixa de som.
Material complementar:
Imagens Ação Propositiva:
Material para Rotação de Estações:
Link para os mapas:
Mapas utilizados na Contextualização
Para você saber mais:
China. Para entender um pouco mais do país, acesse o link disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/paises/china. Acesso em: 08 de fevereiro de 2019.
Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Megacidades Chinesas. Disponível em: http://portuguese.people.com.cn/n3/2018/0321/c309806-9440149.html. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.
Rugosidades. conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://rugosidades.wordpress.com/. Acesso em 28 de janeiro de 2018.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para a execução desta aula é necessário uma preparação prévia, como a disposição da sala de aula em Estações de Aprendizagem e o agrupamento dos alunos em 5 grupos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a China num mosaico de paisagens, dividindo o país em 5 grandes regiões: Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Manchúria e China oriental.
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade você pode sugerir uma análise das paisagens de sua região, com os suas particularidades e distinções na paisagem, mostrando o mosaico de paisagens resultantes da grande diversidade cultural, ambiental e econômica, possibilitando que os alunos identifiquem os elementos representativos de mudanças e permanências em uma dada paisagem, reconhecendo as diferentes formas de manifestações culturais, naturais e sociais presentes no espaço geográfico.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO