Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de Problemas Envolvendo o Comprimento da Circunferência

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e Círculo

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos Específicos

Aplicar a relação entre o comprimento da circunferência e o número na resolução de problemas.

Conceito-chave

Comprimento da circunferência, raio, diâmetro, medidas de arcos e ângulo central. Relações de proporcionalidade entre grandezas.

Recursos Necessários

- Carrinho de brinquedo ou robô;

- Bicicleta ou cadeira de rodas;

- Barbante;

- Régua;

- Calculadora;

- Fichas de atividades;

- Vídeos e software Geogebra (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos Específicos

Aplicar a relação entre o comprimento da circunferência e o número na resolução de problemas.

Conceito-chave

Comprimento da circunferência, raio, diâmetro, medidas de arcos e ângulo central. Relações de proporcionalidade entre grandezas.

Recursos Necessários

- Carrinho de brinquedo ou robô;

- Bicicleta ou cadeira de rodas;

- Barbante;

- Régua;

- Calculadora;

- Fichas de atividades;

- Vídeos e software Geogebra (opcional).