Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de Problemas Envolvendo o Comprimento da Circunferência
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e Círculo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos Específicos
Aplicar a relação entre o comprimento da circunferência e o número na resolução de problemas.
Conceito-chave
Comprimento da circunferência, raio, diâmetro, medidas de arcos e ângulo central. Relações de proporcionalidade entre grandezas.
Recursos Necessários
- Carrinho de brinquedo ou robô;
- Bicicleta ou cadeira de rodas;
- Barbante;
- Régua;
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Vídeos e software Geogebra (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos Específicos
Aplicar a relação entre o comprimento da circunferência e o número na resolução de problemas.
Conceito-chave
Comprimento da circunferência, raio, diâmetro, medidas de arcos e ângulo central. Relações de proporcionalidade entre grandezas.
Recursos Necessários
- Carrinho de brinquedo ou robô;
- Bicicleta ou cadeira de rodas;
- Barbante;
- Régua;
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Vídeos e software Geogebra (opcional).
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a Turma:
- Vocês recordam o que era o número “Pi”? O que ele representa?
- O que devemos fazer para resolver um problema em Matemática?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO