Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas: área de quadriláteros notáveis

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área dos quadriláteros notáveis, principalmente retângulos, quadrados e trapézios que são formatos comuns para terrenos e construções.

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadriláteros notáveis. Expressões algébricas e equações de 1° grau. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Fichas de atividades;

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área dos quadriláteros notáveis, principalmente retângulos, quadrados e trapézios que são formatos comuns para terrenos e construções.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
OBJETIVO DA AULA

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de terrenos, sejam de formas que eles já conhecem, como os quadriláteros notáveis, mas também de outras formas que podem ser obtidas através das relações entre medidas conhecidas.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os quadriláteros que vocês conhecem? Será que todas as medidas de área de terrenos envolvem superfícies de formato conhecido?