Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problemas: área de quadriláteros notáveis
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos específicos
Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área dos quadriláteros notáveis, principalmente retângulos, quadrados e trapézios que são formatos comuns para terrenos e construções.
Conceito-chave
Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadriláteros notáveis. Expressões algébricas e equações de 1° grau. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Fichas de atividades;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área dos quadriláteros notáveis, principalmente retângulos, quadrados e trapézios que são formatos comuns para terrenos e construções.
Planeje suas aulas pelo whatsapp
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de terrenos, sejam de formas que eles já conhecem, como os quadriláteros notáveis, mas também de outras formas que podem ser obtidas através das relações entre medidas conhecidas.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são os quadriláteros que vocês conhecem? Será que todas as medidas de área de terrenos envolvem superfícies de formato conhecido?
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO