Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas: área de triângulos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos, calculando medidas de superfícies e custos de materiais.

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de triângulos. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Fichas de atividades.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos, calculando medidas de superfícies e custos de materiais.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
OBJETIVO DA AULA

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a relevância da forma geométrica conhecida como triângulo, pedindo que forneçam exemplos de objetos com formato triangular e questione se esses objetos possuem uma área.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais objetos do nosso dia a dia têm formato triangular? É possível calcular a área da superfície desses objetos?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO