Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas: área de triângulos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos, calculando medidas de superfícies e custos de materiais.

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de triângulos. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Fichas de atividades.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos, calculando medidas de superfícies e custos de materiais.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
OBJETIVO DA AULA

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a relevância da forma geométrica conhecida como triângulo, pedindo que forneçam exemplos de objetos com formato triangular e questione se esses objetos possuem uma área.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais objetos do nosso dia a dia têm formato triangular? É possível calcular a área da superfície desses objetos?