Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problemas: área de triângulos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos específicos
Resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos, calculando medidas de superfícies e custos de materiais.
Conceito-chave
Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de triângulos. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Fichas de atividades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas utilizando a expressão para o cálculo da área de triângulos de diferentes tipos, calculando medidas de superfícies e custos de materiais.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a relevância da forma geométrica conhecida como triângulo, pedindo que forneçam exemplos de objetos com formato triangular e questione se esses objetos possuem uma área.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais objetos do nosso dia a dia têm formato triangular? É possível calcular a área da superfície desses objetos?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO