Plano de Aula

Plano de aula: A geometria do tambor - Etnomatemática ancestral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano tem como foco a análise dos conhecimentos etnomatemáticos nas comunidades afrodescendentes. A finalidade é perceber a importância da valorização das contribuições africanas e afrobrasileiras na formação cultural do povo brasileiro, bem como valorizar a importância da construção coletiva na aprendizagem matemática através da práxis pedagógica.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Área de figuras planas

  • Área do círculo e comprimento de sua circunferência

  • Volume de um cilindro

  • Medidas de capacidade

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender como calcular a área de um círculo;

  • Compreender o cálculo do volume do cilindro reto aplicado em situações cotidianas, compreendendo-o como o produto entre a área da base e a altura.

Competências gerais

3. Repertório Cultural

Planeje suas aulas pelo whatsapp

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Materiais sugeridos:

Materiais diversos:

• Lápis;

• Borracha;

• Papel cartonado ou papelão;

• Barbante;

• Cola;

• Tesoura (sem ponta);

• Linha nylon;

• Fita adesiva;

• Régua;

• Data Show ou TV;

• Caixa de som.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 min

Inicie realizando uma contextualização para apresentar a importância das contribuições dos povos africanos na formação da diversidade cultural brasileira. Neste momento é importante explorar mais o significado do tambor de uma forma geral para a cultura africana. Se possível, passe o vídeo “Batuques e Tambores em África”, da Mwana Afrika Oficina Cultural.

Caso não seja possível, o texto “Tocar tambor é um ato de resistência”, do Geledés, pode apoiar na discussão. Você pode acessá-lo neste link: https://www.geledes.org.br/tocar-tambor-e-um-ato-de-resistencia/ Acesso em: 21 out. 2024.

Você pode apresentar para os estudantes a construção de “Caixas” de Marabaixo nas comunidades quilombolas. Nesse momento é importante destacar o maior símbolo da resistência negra no Brasil - O Quilombo dos Palmares e seu líder maior - O Zumbi. Apresente para os alunos o vídeo a seguir: youtu.be/jwOw9Szt39U (“Heróis de Todo Mundo | Zumbi dos Palmares”. Acesso em: 21 out. 2024)

Converse com os alunos sobre os povos remanescentes.

Discuta com os alunos quais as figuras geométricas que podem formar o instrumento musical a “Caixa” de Marabaixo. Então, converse com os alunos sobre os conceitos de raio, diâmetro, área de círculo e área de retângulo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO