Atividade para impressão - Contribuições africanas à cultura brasileira e geometria
Plano de Aula
Plano de aula: A geometria do tambor - Etnomatemática ancestral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano tem como foco a análise dos conhecimentos etnomatemáticos nas comunidades afrodescendentes. A finalidade é perceber a importância da valorização das contribuições africanas e afrobrasileiras na formação cultural do povo brasileiro, bem como valorizar a importância da construção coletiva na aprendizagem matemática através da práxis pedagógica.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Área de figuras planas
- Área do círculo e comprimento de sua circunferência
- Volume de um cilindro
- Medidas de capacidade
Objetivos de aprendizagem
- Compreender como calcular a área de um círculo;
- Compreender o cálculo do volume do cilindro reto aplicado em situações cotidianas, compreendendo-o como o produto entre a área da base e a altura.
Competências gerais
3. Repertório Cultural
Planeje suas aulas pelo whatsapp
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais sugeridos:
Materiais diversos:
• Lápis;
• Borracha;
• Papel cartonado ou papelão;
• Barbante;
• Cola;
• Tesoura (sem ponta);
• Linha nylon;
• Fita adesiva;
• Régua;
• Data Show ou TV;
• Caixa de som.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Inicie realizando uma contextualização para apresentar a importância das contribuições dos povos africanos na formação da diversidade cultural brasileira. Neste momento é importante explorar mais o significado do tambor de uma forma geral para a cultura africana. Se possível, passe o vídeo “Batuques e Tambores em África”, da Mwana Afrika Oficina Cultural.
Caso não seja possível, o texto “Tocar tambor é um ato de resistência”, do Geledés, pode apoiar na discussão. Você pode acessá-lo neste link: https://www.geledes.org.br/tocar-tambor-e-um-ato-de-resistencia/ Acesso em: 21 out. 2024.
Você pode apresentar para os estudantes a construção de “Caixas” de Marabaixo nas comunidades quilombolas. Nesse momento é importante destacar o maior símbolo da resistência negra no Brasil - O Quilombo dos Palmares e seu líder maior - O Zumbi. Apresente para os alunos o vídeo a seguir: youtu.be/jwOw9Szt39U (“Heróis de Todo Mundo | Zumbi dos Palmares”. Acesso em: 21 out. 2024)
Converse com os alunos sobre os povos remanescentes.
Discuta com os alunos quais as figuras geométricas que podem formar o instrumento musical a “Caixa” de Marabaixo. Então, converse com os alunos sobre os conceitos de raio, diâmetro, área de círculo e área de retângulo.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO