Plano de Aula

Plano de aula: O Número e o Comprimento da Circunferência

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e Círculo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos Específicos

Reconhecer o número ?? como a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro; Relacionar o número ?? e o comprimento da circunferência.

Conceito-chave

Razão e proporção, comprimento da circunferência, raio, diâmetro, números racionais.

Recursos Necessários

  • Alguns objetos com formato circular que o professor deve disponibilizar e avisar na aula anterior para que os alunos também tragam de casa;
  • Régua;
  • Fita métrica ou barbante;
  • Calculadora;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos Específicos

Reconhecer o número ?? como a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro; Relacionar o número ?? e o comprimento da circunferência.

Conceito-chave

Razão e proporção, comprimento da circunferência, raio, diâmetro, números racionais.

Recursos Necessários

  • Alguns objetos com formato circular que o professor deve disponibilizar e avisar na aula anterior para que os alunos também tragam de casa;
  • Régua;
  • Fita métrica ou barbante;
  • Calculadora;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra “relação”?
  • Todos recordam o significado do comprimento e do diâmetro de uma circunferência?