Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas: área de paralelogramos, losangos e trapézios

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área de paralelogramos, losangos e trapézios;

Explorar situações-problema que envolvam composição e decomposição de áreas.

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadrados e retângulos. Representação percentual. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Calculadora;

- Fichas de atividades;

- Quadriláteros notáveis recortados ou malha quadriculada (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área de paralelogramos, losangos e trapézios;

Explorar situações-problema que envolvam composição e decomposição de áreas.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de superfícies, em especial nas construções de casas e edifícios, sendo que alguns quadriláteros notáveis também aparecem com frequência em problemas de ladrilhamento como azulejos e calçadas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Por que essas figuras são chamadas de quadriláteros notáveis? Já viram em algum lugar no cotidiano? (Pode ser que os chamados “notáveis” sejam pouco visíveis no dia a dia. Nesta aula os alunos poderão perceber que não são vistos com frequência porque normalmente são utilizados na composição de outras figuras ou imagens).