Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problemas: área de paralelogramos, losangos e trapézios
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos específicos
Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área de paralelogramos, losangos e trapézios;
Explorar situações-problema que envolvam composição e decomposição de áreas.
Conceito-chave
Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadrados e retângulos. Representação percentual. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Quadriláteros notáveis recortados ou malha quadriculada (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área de paralelogramos, losangos e trapézios;
Explorar situações-problema que envolvam composição e decomposição de áreas.
Planeje suas aulas pelo whatsapp
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de superfícies, em especial nas construções de casas e edifícios, sendo que alguns quadriláteros notáveis também aparecem com frequência em problemas de ladrilhamento como azulejos e calçadas.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Por que essas figuras são chamadas de quadriláteros notáveis? Já viram em algum lugar no cotidiano? (Pode ser que os chamados “notáveis” sejam pouco visíveis no dia a dia. Nesta aula os alunos poderão perceber que não são vistos com frequência porque normalmente são utilizados na composição de outras figuras ou imagens).
Novo curso gratuito
![](https://s3.amazonaws.com/lms.novaescola.org.br/imagens/e9d3edb0-6bce-11ef-ae6a-bd4a78d7e89a.png)
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO