13308
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reescrevendo um relato pessoal para transformá-lo num post de blog

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 14/11/2018
Código: ING8_05UND11

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Reescrevendo um relato pessoal para transformá-lo num post de blog

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia com os alunos o objetivo da aula e cheque a compreensão deles.

Context select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Comece aquecendo para a visualização do vídeo (link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=85HDu87TGy0), chamando atenção para o seu título (mostre o slide ou apenas pause o vídeo quando o título aparece na tela) e perguntando aos alunos qual a memória que eles têm de algum momento especial da vida deles, que eles gostariam de guardar para sempre. Por ser um tema delicado e pessoal, os alunos podem se sentir intimidados a participar. Caso isso aconteça, comece compartilhando uma memória sua ou dê exemplos (birthday parties, a nice trip with your family, the moment your sibling was born, etc.) para ajudá-los. Deixe que dois ou três alunos compartilhem brevemente as respostas, mas não precisam se aprofundar neste momento, pois já terão que escrever sobre isso depois.

  • Look at the title of the video we are about to watch, (Memories). It is a video made by cinema students, in London. It even won a prize for best short movie in a festival. Let’s think about our own memories. Do you have any good memories you would like to keep with you forever?

Assista ao vídeo com os alunos. Apesar de curto, o material apresenta uma breve narrativa e é cheio de metáforas. Cheque a compreensão dos alunos com algumas perguntas-guia. Lembre-se também que os alunos podem não reconhecer o rolo de negativos de fotos que é tema do vídeo, já que muitos só tiveram contato com a fotografia digital. Pode ser necessário esclarecer sobre o objeto para eles.

  • What can we guess about the main character in the video? How old is he? Is he married? Does he have a family? Is he happy? (Ss: He is an old man, he was probably married - it is in one of his memories, he seems very nostalgic, and somewhat sad and confused at the end.)
  • What are the scenes he can see in the pictures he finds on the streets? (Ss: His memories of happy and important moments)
  • What happens when he gets home? Why do all the pictures and the scenes turn blank? (Ss: The photo reels he found on the streets end up locked outside. Along with the blank photos, that’s a metaphor for forgetting)

Input 1 select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Dar aos alunos um exemplo do tipo de texto que escreverão.

Expectativa: Que os alunos consigam compreender o suficiente do texto para entender suas características linguísticas.

Orientações: Diga aos alunos que uma boa forma de manter memórias a salvo é escrevendo essas memórias. Entregue para os alunos uma cópia da imagem https://diariesjournals.files.wordpress.com/2013/02/journal-2-5-20130001_thumb.jpg, ou exiba-a de uma forma que a turma toda consiga ver. Faça uma pré-leitura com os alunos, explorando as características do texto. Os alunos não precisarão ler o texto todo, apenas entender suas características.

  • When was this journal written? (Ss: On February 5, 2013)
  • Does it look like it was written for someone to read, or do you think it is more of a personal text? (Ss: The text is very simple, it does not say the names of the characters, and does not give a lot of details for people who don’t know the writer, so it was probably written without a reader in mind).
  • Why do people keep journals, diaries, or simple writings of their memories? Have you ever had one? (Ss: To keep their memories and remember later, to help them deal with difficult situations, to express their feelings, to organize their thoughts.)
  • What verbal tense is most used in the text? (Ss: Past tense. We can see past forms like went, stayed etc.)
  • Who is the narrator in the story? Is it a first person or a third person narrator? (Ss: It is a first person narrator; the narrator and the writer are the same person)

  • Material complementar: Journaling tem ganhado um novo espaço entre os jovens nos dias atuais. Mesmo com a tecnologia, o hábito de manter um diário, especialmente um que se desdobre em outras funções, como agenda, lista de desejos, caderno de rabiscos e etc, voltou à moda recentemente. Também obras como “O diário de um banana” se tornaram populares, fazendo com que o tema do diário se torne muito menos distante para os alunos do que pode parecer. É importante manter isso em mente ao fazer a leitura do texto e ao abordar o assunto com os alunos.

Output 1 select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Ter uma primeira produção, feita durante a aula, para a futura edição.

Expectativa: Que os alunos escrevam um texto de alguma complexidade e inclusão de detalhes sobre um momento da vida deles.

Orientações: Peça aos alunos que, inspirados pelo vídeo e pelo texto, escrevam em seus cadernos um pequeno relato informal de alguma memória que gostariam de não esquecer. Deixe claro que o texto não tem forma rígida, que eles devem apenas pensar em algo que gostariam de se lembrar quando tiverem a idade do personagem do vídeo e escrever, com a maior quantidade de detalhes possível, para lembrar.

  • Let’s think of a memory we wouldn’t like to forget, when we get as old as the man in the video. Let’s write it down on our notebooks, as a small text, containing as many details as we can, so we can remember it better in the future. We are not going to worry too much about the form, now. Let’s just use the inspiration and write. You have ten minutes.

Caso os alunos tenham dificuldades em pensar sobre uma memória que gostariam de escrever, ofereça alguns exemplos de ocasiões que poderiam servir de inspiração:

My favorite birthday party yet

The last New Year’s Eve

When I first saw my little brother/little sister

My first day at middle school

The best gift I ever got

My favorite vacation

Input 2 select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos uma perspectiva de publicação do texto que exigirá deles uma edição. Fornecer, também, parâmetros para a edição.

Expectativa: Que os alunos compreendam o novo objetivo colocado para o texto e quais as edições que ele precisa sofrer para atender este objetivo.

Orientações: Comece dizendo aos alunos que você tem uma ideia para que as memórias que eles escreveram não se percam: publicá-las em um blog. Cheque o que os alunos sabem sobre blogs, utilizando o máximo do conhecimento prévio deles, já que este é um suporte com o qual os alunos costumam ser bem familiarizados.

  • I have an idea. What if we posted our memories online, so we can share them with everyone and also have them saved online for the future? We can make a blog and post them! What do you know about blogs? What type of text can we find in blogs nowadays? (Ss: Pretty much every type of text can be in a blog: recipes, poems, short stories, lists, news, professional pieces, personal texts, etc.)
  • Great, that means we can post memories in blogs.

Pergunte aos alunos se eles consideram que o texto que escreveram poderia ser publicado como está ou se precisaria de edições para se tornar um texto que poderia ser lido em um blog.

  • Do you think you would need to do any editing to your text, so it could be published in our blog? The text you wrote was made for yourself, do you think you could edit it to make it more suitable for other people to read it?

Explique para os alunos que eles vão ter ajuda para melhorar o texto para que possa ser publicado. Mostre o slide (ou a imagem do slide em tamanho grande, para que toda a turma possa ver). Faça a pré-leitura do texto (link para o texto: https://writingcooperative.com/how-to-effectively-edit-your-writing-in-7-easy-steps-d24c9468bb57 ).

  • Looking at the title and the website it is from, what can we expect from this text? (Ss: Tips for people who want to edit their writing and make it better)
  • Which one of the steps is the best one to help us edit our text right now? Why? Is it appropriate for our memory journals?

Entregue para os alunos uma cópia do passo número 3, presente no texto. Peça que eles leiam e cheque a compreensão do vocabulário. Permita que usem dicionários, para caso haja necessidade.

  • Read the text and check if you can understand the tips to edit your writing. You may use a dictionary.

Output 2 select-down

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Fazer edições ao texto com base em pautas dadas.

Expectativa: Que os alunos façam edições substanciais, deixando o texto pronto para a publicação.

Orientações: Dê o tempo para que os alunos, baseados na leitura que fizeram, editem seus textos. Lembre-os de que eles devem pensar que agora o texto é para ser lido por um público amplo, então eles devem pensar nisso ao escrever. Circule pela sala enquanto ele fazem a atividade, oferecendo ajuda quando necessário.

  • Now, based on the text you just read, let’s edit our writing to transform it into a text we can publish online. Remember it will be available for all the world to see it, so we should make modifications so as to make it better, to write our memories in a way everybody can understand it. You have 17 minutes.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Oferecer aos alunos um momento para refletir sobre a própria aprendizagem.

Expectativa: Que os alunos dêem e obtenham feedback do seu processo de aprendizagem.

Orientações: Em formato de plenária, faça a pergunta título do slide para os alunos. Deixe que participem, anotando no quadro as contribuições mais relevantes. Caso o tempo esteja curto, mostre o conteúdo do slide já completo para os alunos, leia com eles e peça exemplos, quando possível. Como encerramento, peça que os alunos troquem os textos entre si, em duplas, e avaliem se o texto do colega seguiu os critérios de edição.

  • Material complementar: A aula só faz sentido se, ao final dela, os textos forem recolhidos para que de fato seja feita a criação do blog. Caso a turma já tenha um blog, os textos podem ser publicados nele. Caso ainda não tenham, é fácil criar um. A ferramenta Wix (https://pt.wix.com/start/criar-blog ) é gratuita e simples de utilizar. Caso crie o blog apenas para estes textos, pode utilizar um nome, imagens e templates que remetam ao tema das memórias, assim como os textos dos alunos. O projeto pode continuar com posts constantes no blog, sobre outras memórias além da que escreveram nessa aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia com os alunos o objetivo da aula e cheque a compreensão deles.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Comece aquecendo para a visualização do vídeo (link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=85HDu87TGy0), chamando atenção para o seu título (mostre o slide ou apenas pause o vídeo quando o título aparece na tela) e perguntando aos alunos qual a memória que eles têm de algum momento especial da vida deles, que eles gostariam de guardar para sempre. Por ser um tema delicado e pessoal, os alunos podem se sentir intimidados a participar. Caso isso aconteça, comece compartilhando uma memória sua ou dê exemplos (birthday parties, a nice trip with your family, the moment your sibling was born, etc.) para ajudá-los. Deixe que dois ou três alunos compartilhem brevemente as respostas, mas não precisam se aprofundar neste momento, pois já terão que escrever sobre isso depois.

  • Look at the title of the video we are about to watch, (Memories). It is a video made by cinema students, in London. It even won a prize for best short movie in a festival. Let’s think about our own memories. Do you have any good memories you would like to keep with you forever?

Assista ao vídeo com os alunos. Apesar de curto, o material apresenta uma breve narrativa e é cheio de metáforas. Cheque a compreensão dos alunos com algumas perguntas-guia. Lembre-se também que os alunos podem não reconhecer o rolo de negativos de fotos que é tema do vídeo, já que muitos só tiveram contato com a fotografia digital. Pode ser necessário esclarecer sobre o objeto para eles.

  • What can we guess about the main character in the video? How old is he? Is he married? Does he have a family? Is he happy? (Ss: He is an old man, he was probably married - it is in one of his memories, he seems very nostalgic, and somewhat sad and confused at the end.)
  • What are the scenes he can see in the pictures he finds on the streets? (Ss: His memories of happy and important moments)
  • What happens when he gets home? Why do all the pictures and the scenes turn blank? (Ss: The photo reels he found on the streets end up locked outside. Along with the blank photos, that’s a metaphor for forgetting)

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Dar aos alunos um exemplo do tipo de texto que escreverão.

Expectativa: Que os alunos consigam compreender o suficiente do texto para entender suas características linguísticas.

Orientações: Diga aos alunos que uma boa forma de manter memórias a salvo é escrevendo essas memórias. Entregue para os alunos uma cópia da imagem https://diariesjournals.files.wordpress.com/2013/02/journal-2-5-20130001_thumb.jpg, ou exiba-a de uma forma que a turma toda consiga ver. Faça uma pré-leitura com os alunos, explorando as características do texto. Os alunos não precisarão ler o texto todo, apenas entender suas características.

  • When was this journal written? (Ss: On February 5, 2013)
  • Does it look like it was written for someone to read, or do you think it is more of a personal text? (Ss: The text is very simple, it does not say the names of the characters, and does not give a lot of details for people who don’t know the writer, so it was probably written without a reader in mind).
  • Why do people keep journals, diaries, or simple writings of their memories? Have you ever had one? (Ss: To keep their memories and remember later, to help them deal with difficult situations, to express their feelings, to organize their thoughts.)
  • What verbal tense is most used in the text? (Ss: Past tense. We can see past forms like went, stayed etc.)
  • Who is the narrator in the story? Is it a first person or a third person narrator? (Ss: It is a first person narrator; the narrator and the writer are the same person)

  • Material complementar: Journaling tem ganhado um novo espaço entre os jovens nos dias atuais. Mesmo com a tecnologia, o hábito de manter um diário, especialmente um que se desdobre em outras funções, como agenda, lista de desejos, caderno de rabiscos e etc, voltou à moda recentemente. Também obras como “O diário de um banana” se tornaram populares, fazendo com que o tema do diário se torne muito menos distante para os alunos do que pode parecer. É importante manter isso em mente ao fazer a leitura do texto e ao abordar o assunto com os alunos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Ter uma primeira produção, feita durante a aula, para a futura edição.

Expectativa: Que os alunos escrevam um texto de alguma complexidade e inclusão de detalhes sobre um momento da vida deles.

Orientações: Peça aos alunos que, inspirados pelo vídeo e pelo texto, escrevam em seus cadernos um pequeno relato informal de alguma memória que gostariam de não esquecer. Deixe claro que o texto não tem forma rígida, que eles devem apenas pensar em algo que gostariam de se lembrar quando tiverem a idade do personagem do vídeo e escrever, com a maior quantidade de detalhes possível, para lembrar.

  • Let’s think of a memory we wouldn’t like to forget, when we get as old as the man in the video. Let’s write it down on our notebooks, as a small text, containing as many details as we can, so we can remember it better in the future. We are not going to worry too much about the form, now. Let’s just use the inspiration and write. You have ten minutes.

Caso os alunos tenham dificuldades em pensar sobre uma memória que gostariam de escrever, ofereça alguns exemplos de ocasiões que poderiam servir de inspiração:

My favorite birthday party yet

The last New Year’s Eve

When I first saw my little brother/little sister

My first day at middle school

The best gift I ever got

My favorite vacation

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos uma perspectiva de publicação do texto que exigirá deles uma edição. Fornecer, também, parâmetros para a edição.

Expectativa: Que os alunos compreendam o novo objetivo colocado para o texto e quais as edições que ele precisa sofrer para atender este objetivo.

Orientações: Comece dizendo aos alunos que você tem uma ideia para que as memórias que eles escreveram não se percam: publicá-las em um blog. Cheque o que os alunos sabem sobre blogs, utilizando o máximo do conhecimento prévio deles, já que este é um suporte com o qual os alunos costumam ser bem familiarizados.

  • I have an idea. What if we posted our memories online, so we can share them with everyone and also have them saved online for the future? We can make a blog and post them! What do you know about blogs? What type of text can we find in blogs nowadays? (Ss: Pretty much every type of text can be in a blog: recipes, poems, short stories, lists, news, professional pieces, personal texts, etc.)
  • Great, that means we can post memories in blogs.

Pergunte aos alunos se eles consideram que o texto que escreveram poderia ser publicado como está ou se precisaria de edições para se tornar um texto que poderia ser lido em um blog.

  • Do you think you would need to do any editing to your text, so it could be published in our blog? The text you wrote was made for yourself, do you think you could edit it to make it more suitable for other people to read it?

Explique para os alunos que eles vão ter ajuda para melhorar o texto para que possa ser publicado. Mostre o slide (ou a imagem do slide em tamanho grande, para que toda a turma possa ver). Faça a pré-leitura do texto (link para o texto: https://writingcooperative.com/how-to-effectively-edit-your-writing-in-7-easy-steps-d24c9468bb57 ).

  • Looking at the title and the website it is from, what can we expect from this text? (Ss: Tips for people who want to edit their writing and make it better)
  • Which one of the steps is the best one to help us edit our text right now? Why? Is it appropriate for our memory journals?

Entregue para os alunos uma cópia do passo número 3, presente no texto. Peça que eles leiam e cheque a compreensão do vocabulário. Permita que usem dicionários, para caso haja necessidade.

  • Read the text and check if you can understand the tips to edit your writing. You may use a dictionary.

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Fazer edições ao texto com base em pautas dadas.

Expectativa: Que os alunos façam edições substanciais, deixando o texto pronto para a publicação.

Orientações: Dê o tempo para que os alunos, baseados na leitura que fizeram, editem seus textos. Lembre-os de que eles devem pensar que agora o texto é para ser lido por um público amplo, então eles devem pensar nisso ao escrever. Circule pela sala enquanto ele fazem a atividade, oferecendo ajuda quando necessário.

  • Now, based on the text you just read, let’s edit our writing to transform it into a text we can publish online. Remember it will be available for all the world to see it, so we should make modifications so as to make it better, to write our memories in a way everybody can understand it. You have 17 minutes.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Oferecer aos alunos um momento para refletir sobre a própria aprendizagem.

Expectativa: Que os alunos dêem e obtenham feedback do seu processo de aprendizagem.

Orientações: Em formato de plenária, faça a pergunta título do slide para os alunos. Deixe que participem, anotando no quadro as contribuições mais relevantes. Caso o tempo esteja curto, mostre o conteúdo do slide já completo para os alunos, leia com eles e peça exemplos, quando possível. Como encerramento, peça que os alunos troquem os textos entre si, em duplas, e avaliem se o texto do colega seguiu os critérios de edição.

  • Material complementar: A aula só faz sentido se, ao final dela, os textos forem recolhidos para que de fato seja feita a criação do blog. Caso a turma já tenha um blog, os textos podem ser publicados nele. Caso ainda não tenham, é fácil criar um. A ferramenta Wix (https://pt.wix.com/start/criar-blog ) é gratuita e simples de utilizar. Caso crie o blog apenas para estes textos, pode utilizar um nome, imagens e templates que remetam ao tema das memórias, assim como os textos dos alunos. O projeto pode continuar com posts constantes no blog, sobre outras memórias além da que escreveram nessa aula.


Contents

  1. INPUT: Journal page; “How to edit your writing”, a post by “The writing cooperative”
  2. OUTPUT: Personal memory text; Blog post about a personal memory

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes