Transcrição do Input
Plano de Aula
Plano de aula: Ficção científica e previsões para o futuro
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Speaking about the future
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
O vídeo usado no Input pode ser encontrado nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=paXKoZ1pr5w
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos Do you like science-fiction (sci-fi) movies? e espere por respostas afirmativas. Em caso de respostas negativas ou dúvidas sobre o gênero, explique que ficção científica é o gênero sobre um futuro imaginado, especialmente sobre viagens espaciais ou outros planetas (it’s a genre that talks about an imagined future, especially space travel or other planets). Pergunte What are the main elements of a sci-fi movie? e espere por Robots, superpowers, advanced technology, spaceships, time machine, etc. Pergunte: Can you name some famous sci-fi movies? e deixe-os se expressarem livremente. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que as informações são sobre um filme de sci-fi muito famoso e peça para que tentem descobrir de qual filme se trata. Após algum tempo, pergunte: Do you have any guess? e deixe-os se expressarem. Pergunte: Why do you think it is (students’ guess)? Is it futuristic? e espere por respostas como: Yes, because it has technology (intelligent computer), por exemplo. Pergunte: Is there an artificial object in (students’ guess)? Which one? e deixe-os responder livremente. Pergunte a no máximo mais dois alunos (Is there an intelligent computer in - students’ guess). Caso ninguém descubra qual é o filme, revele que se trata do filme 2001: a space odyssey. Pergunte: Has anyone seen this movie? Em caso de resposta positiva, pergunte Did you like it? e deixe-os livres para opinar. Em caso de resposta negativa, apenas mostre o trailer. Disponível no YouTube, o vídeo mostra o trailer do filme 2001: a space odyssey, uma das grandes referências do gênero ficção científica. Após a exibição do filme, pergunte Would you like to watch it? e deixe-os responder livremente.
Informação complementar: A definição de Science Fiction foi retirada do site Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/science-fiction?q=sci-fi) e as informações sobre o filme 2001: a space odyssey foram retiradas do IMDB, um site de entretenimento (https://www.imdb.com/title/tt0062622/).
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Mostrar aos alunos uma explicação sobre a relação entre ficção científica e previsões para o futuro. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.
Expectativa: Que os alunos sejam ambientados e fiquem empolgados com o tema ficção científica.
Orientações: Mostre o slide com a foto ou imprima a imagem em tamanho grande para mostrar à turma. Pergunte: What is in the picture? e espere por A book. Pergunte: What is the title of the book? e espere por 2001: a space odyssey. Pergunte: Have you ever heard about this book? e deixe-os se expressarem livremente. Explique que o livro foi escrito praticamente no mesmo tempo em que o filme foi produzido, sendo diretor e autor quase co-autores e o livro, lançado após o filme (The book was written alongside the movie, but the movie was released first. The writer and the director were almost co-authors in both works). Pergunte: According to the picture, what is a possible reason for this science fiction title being famous? e espere por It helped/can help to predict the future (somehow). Pergunte Can you name a title (movie or book) that has predicted the future? e espere por The Simpsons, 1984, por exemplo. Pergunte: How can they do it? e espere por They show situations that are likely to happen. Pergunte: Do you believe that science fiction works can predict the future? e deixe-os se expressarem livremente. Pergunte: How are they able to do this? e espere por respostas como Presenting new technologies/ideas, por exemplo. Diga que eles irão assistir a um vídeo que explica como a ficção científica pode ajudar a prever o futuro (We’re going to watch a video about how science fiction can help predict the future). Peça que, ao assistirem o vídeo, tentem descobrir por que esse gênero pode ajudar a prever o futuro (Why can sci-fi help predict the future?), por que a obra 2001: A Space Odyssey é mencionada (Why is 2001: a space odyssey mentioned?) e se é comum querer adivinhar o futuro (Is it common to want to predict the future?). Mostre o video vídeo. Disponível no YouTube, o vídeo é sobre a vontade humana de prever o futuro, citando algumas tentativas formais dessa prática, como o auxílio de futuristas, e sobre como o gênero ficção científica conseguiu prever algumas situações e até objetos posteriormente inventados. O vídeo faz parte do projeto TED-Ed, uma iniciativa do TED Talk com vídeos sobre lições importantes voltadas a educadores e alunos. Após a exibição do vídeo, pergunte Who are the futurists? What do they do? e espere por They are people who attempt to forecast the future. Pergunte Can you name things that they could forecast accurately? e espere por Many technologies, artificial organs, the use of birth control pills, and libraries able to look up research material for the reader. Pergunte How can they do it? e espere por By analyzing movements and trends in society, with degrees of probability. Pergunte How did science fiction emerge? e espere por respostas como After the Industrial Revolution, writers started to explore fantastic scenarios and share their visions about the future. Pergunte Why is 2001: a space odyssey mentioned in the video? e espere por Because the author described a portable newspad in 1968. Pergunte Is the newspad similar to which gadged in the present? e espere por A tablet. Pergunte Why can science help predict the future? e espere por Because it is a useful tool for thinking outside the box and shows us many possibilities.
Material complementar: Você pode encontrar a transcrição do vídeo no arquivo Transcript - ING8_01UN09. Você também pode encontrar mais informações sobre o livro e o filme 2001: a space odyssey no blog Pósfácio. O texto descreve a relação entre o filme e o livro com detalhes. Disponível em: http://www.posfacio.com.br/2013/11/20/se-voce-disser-que-entendeu-2001-uma-odisseia-no-espaco-sem-ter-lido-o-livro-provavelmente-estara-mentindo/
Output
Tempo sugerido: 23 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas visões sobre o futuro, criando e narrando um enredo inspirado no gênero ficção científica.
Expectativa: Que os alunos usem a criatividade e pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.
Orientações: Peça para que a turma se divida em 6 grupos. Você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes à formação de grupos. Diga que cada grupo deverá criar um enredo inspirado no gênero ficção científica com suas visões para o futuro: Each group will create a sci-fi plot with their visions about the future. Mostre ou escreva as informações deste slide no quadro. Explique que o enredo deverá conter o maior número de tópicos sugeridos no slide e que todos devem participar da construção. Incentive-os a usar as informações do vídeo como inspiração, como a questão do pensar diferente (thinking outside of the box), a importância de analisar os movimentos e tendências da sociedade (movements and trends in society), a citação de Arthur C. Clarke sobre avanços tecnológicos serem indissociáveis da mágica ("Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic"), por exemplo.
Output
Tempo sugerido: 23 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas visões sobre o futuro criando e narrando um enredo inspirado no gênero ficção científica.
Expectativa: Que os alunos usem a criatividade e pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.
Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro as informações sobre o modelo de linguagem em que eles devem se basear para fazer o enredo. Explique que, ao terminar de criar os enredos, os grupos deverão escolher um membro para ser o narrador e que deverão gravar um áudio, no qual o narrador descreve o enredo criado pelo grupo. Informe que a narração deve ser feita com entonação e personalidade, assim como no vídeo do TED-Ed. O tempo máximo dos áudios deve ser de 3 minutos. O áudio pode ser gravado nos celulares dos alunos (ou no seu próprio celular, caso haja alguma restrição do uso pelos alunos) e uma caixa de som pode ser usada na apresentação, caso o volume dos celulares não seja alto o suficiente. Deixe-os criar e praticar. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Peça para que os grupos apresentem seus áudios e que, ao final das apresentações, comentem as narrações e os enredos, quem foi o melhor narrador (Who was the best narrator?), quais enredos eles acharam mais interessantes (Which plots were the most interesting?), os mais prováveis de acontecer na vida real (Which ones are more likely to happen in real life?), os que dariam um bom filme de ficção científica (Which ones are likely to work on screen?) e os com as melhores invenções (Which ones had the best inventions?). Sugestão: você pode pedir para eles trabalharem os enredos com mais detalhes e profundidade para usá-los em uma aula sobre escrita.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar diferentes estruturas para compartilhar suas visões sobre o futuro.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios etc.
Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de filmes ficção científica em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o gênero ficção científica como plano de fundo para a prática oral.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_01UN09
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2558/ficcao-cientifica-e-previsoes-para-o-futuro
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Docs.
Context
No encontro síncrono, proceda à mediação da discussão sobre filmes de ficção científica e apresente o slide conforme as orientações. Compartilhe o link do trailer do filme e dê tempo para que assistam e continue a discussão.
Input
Ainda nesse encontro, compartilhe ou exiba a imagem e conduza o debate conforme as orientações até a contextualização do vídeo (até a pergunta "Is it common to want to predict the future?").
Encaminhe o link do vídeo (e, se necessário, a transcrição) e encerre o encontro pedindo aos alunos que assistam buscando responder às perguntas:
- Who are the futurists?
- What do they do?
- Can you name things that they could forecast accurately?
- How can they do it?
- How did science fiction emerge?
- Why is 2001: a space odyssey mentioned in the video?
- Is the newspad similar to which gadged in the present?
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem suas respostas. Depois de ouvi-los, pergunte "Why can science help predict the future?" e deixe que os alunos se expressem livremente.
Output
Ainda no encontro síncrono, mostre ou compartilhe os slides. Divida os alunos em grupos de até quatro estudantes, explique a atividade de produção e modele as frases com os modais, conforme as orientações.
Encerre o encontro pedindo que os alunos façam a tarefa em grupos de modo síncrono ou assíncrono (via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo), e gravem o áudio da produção. Determine um prazo (por exemplo, 3 dias) e solicite que os grupos postem os áudios no ambiente digital de aprendizagem (ou Google Drive e WhatsApp).
Oriente-os a ouvir os áudios dos colegas para responder às perguntas:
- Who was the best narrator?
- Which plots were the most interesting?
- Which ones are more likely to happen in real life?
- Which ones are likely to work on screen?
- Which ones had the best inventions?
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as respostas de suas análises e deixe que comentem sobre a produção. Comente sobre o conteúdo e o uso da linguagem trabalhada nos áudios, incentivando os estudantes a perceberem e comentarem também sobre como utilizaram as expressões sugeridas.
Feedback
Ainda nesse encontro, solicite que os alunos comentem sobre o que aprenderam fazendo as atividades e proceda à sistematização das aprendizagens conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidadas a ouvirem os áudios e comentarem de acordo com as perguntas do output.
Contents
- INPUT: The video “How science fiction can help predict the future”
https://www.youtube.com/watch?v=paXKoZ1pr5w - OUTPUT: to create and narrate a plot inspired by sci-fi movies.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Rafaela Araújo
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes