13100
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Organizando um protesto

POR: Rafaela Xavier de Araújo 01/11/2018
Código: ING8_01UND10

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Organizando um protesto

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos:

- What are the biggest social issues in Brazil, in your opinion? e espere por Violence, housing, unemployment, etc.

- Which problem bothers you the most? Why? e deixe-os se expressarem livremente.

- And what about your neighborhood? What are the biggest problems there? e espere por Lack of leisure places, crime, pollution, etc. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que, em duplas ou trios, eles discutam o que precisa ser mudado na comunidade/bairro deles. Após o tempo de discussão, pergunte a alguma dupla (ou trio):

- What needs to be changed about the health system in your neighborhood? e espere por More doctors, hospitals/health centers, hospital beds, por exemplo. Pergunte a mais uma dupla (ou trio) sobre outro tópico e deixe-os se expressarem.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos elementos de um protesto e como eles podem causar grandes mudanças. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados e obtenham mais informações sobre o tema protest.

Orientações: Pergunte aos alunos:

- What can people do to claim for change? e espere por They can get together, por exemplo.

- How can citizens get together and voice their discontentment? e espere por Making a protest/signing a document/using hashtags, por exemplo. Caso a resposta esperada (protest) não venha, tente induzi-los mostrando a figura. Mostre ou imprima a imagem para mostrar à turma.

- What can you see in the picture? e espere por People making a protest/people in a protest.

- What is the protest probably about? e espere por A social issue/people’s discontent, por exemplo.

- What are the elements of an effective protest? e espere por respostas como A great amount of people, a strategic place, same interests, organization, no violence, posters, battle cries (grito de guerra).

- How do people usually organize a protest? e espere por By social media, talking to each other.

- Do you think that protests can turn into powerful changes? e deixe-os se expressarem.

Diga que eles irão assistir a um vídeo sobre como transformar protesto em mudança poderosa (How to turn protest into powerful change). Peça que, ao assistirem o vídeo, eles tentem descobrir quais são as estratégias que transformam protesto em poder político duradouro (What are the strategies to turn protest into durable political power?) e exemplos de protestos que causaram grandes mudanças (protests which brought huge changes). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=c_g1BMVFcuw&t=7s. Disponível no YouTube, o vídeo é sobre como protestos podem trazer grandes mudanças, citando estratégias para um protesto efetivo e alguns protestos que trouxeram mudanças poderosas para a sociedade. O vídeo faz parte do projeto TED-Ed, uma iniciativa do TED Talk com vídeos sobre lições importantes voltadas a educadores e alunos. Após a exibição do vídeo, pergunte:

- According to the video, what kind of issues can a protest thrust? e espere por algo como Protest can thrust issues onto the national or global agenda/ it can force out tyrants/ it can activate people who have long been on the sidelines of civic life.

- How many strategies to turn protest into durable political power does the video mention? e espere por Three.

- What are the strategies? e espere por Expand the frame of the possible, choose a defining fight, find an early win.

- What does “expand the frame of the possible” mean? e espere por Asking “what if?”/believing that it is possible and not taken as given all the givens of conventional politics.

- What does “defining a fight” mean? e espere por It means thinking about a debate you want to have on your terms over an issue that captures the essence of the change you want.

- And what does “find an early win” mean? e espere por It is a momentaneous win not as ambitious as the ultimate goal.

- What protests that caused huge impacts in society does the video mention? e espere por Cold War Poland, U.S. Civil Rights Movement, Indian Independence, etc. - - Have you heard about any of these protests? If so, what do you know about them? e deixe-os compartilharem o que sabem, em caso de respostas afirmativas.

Peça para que pensem nos problemas e nas mudanças que discutiram no slide anterior (think about the issues and changes you discussed previously) e sobre as estratégias sugeridas pelo vídeo (the strategies suggested by the video). Pergunte Would you participate in a protest? What would your reasons be? e deixe-os refletir.

Material complementar: Você pode encontrar a transcrição do vídeo no arquivo Transcript - ING8_01UN10.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos organizem um protesto e tentem convencer os colegas a se juntarem à causa.

Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre seus papéis como cidadãos e usem as estruturas indicadas o máximo que puderem.

Orientações: Peça para que a turma se divida em 6 grupos. Você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes à formação de grupos. Diga que cada grupo deverá organizar um protesto reivindicando uma grande mudança no bairro/comunidade deles usando os tópicos discutidos no slide de contextualização, como health system, education, economy, culture, etc, como referências (Each group will organize a protest claiming a big change for their neighborhood using the topics discussed in the beginning of the class). Explique que os grupos deverão escolher apenas um tópico, especificar o problema e a mudança que eles esperam com bons argumentos para suas reivindicações (The groups will choose one topic only, specify the issue and the change they are demanding with good arguments). Informe que eles deverão apresentar suas ideias para a turma e tentar convencer/persuadir o maior número pessoas para se juntar às suas causas (You will have to present your ideas and persuade as many people as possible to join the protest). As apresentações devem durar no máximo 3 minutos. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações sobre as estratégias do vídeo, as quais eles deverão levar em consideração ao organizar o protesto, e a linguagem sugerida. Deixe-os produzir. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Peça para que os grupos apresentem suas propostas e diga, ao final das apresentações de todos os grupos, que a turma deverá votar na causa com a qual eles mais se identificaram (All the groups will present their ideas and, at the end, everybody will vote for the cause they identify the most). Escreva no quadro as causas sugeridas pelos grupos e inicie a votação. A causa com maior número de votantes será a vencedora. Pergunte a alguns alunos:

- Why do you identify with this cause? e deixe-os se expressarem livremente.

- Do you intend to go ahead with this fight? e deixe-os se expressarem. Em caso de respostas afirmativas, pergunte

- How will you do this? e em caso de respostas negativas, pergunte Why? e deixe-os se justificarem. Não existe resposta certa ou errada, o propósito é deixá-los refletir o quanto eles acreditam nas causas que votaram, de fato.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar algumas estruturas de futuro (will e going to) para organizar um protesto e persuadir pessoas a se juntarem à causa.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos:

- What are the biggest social issues in Brazil, in your opinion? e espere por Violence, housing, unemployment, etc.

- Which problem bothers you the most? Why? e deixe-os se expressarem livremente.

- And what about your neighborhood? What are the biggest problems there? e espere por Lack of leisure places, crime, pollution, etc. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que, em duplas ou trios, eles discutam o que precisa ser mudado na comunidade/bairro deles. Após o tempo de discussão, pergunte a alguma dupla (ou trio):

- What needs to be changed about the health system in your neighborhood? e espere por More doctors, hospitals/health centers, hospital beds, por exemplo. Pergunte a mais uma dupla (ou trio) sobre outro tópico e deixe-os se expressarem.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos elementos de um protesto e como eles podem causar grandes mudanças. Não é necessária a compreensão total do vídeo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados e obtenham mais informações sobre o tema protest.

Orientações: Pergunte aos alunos:

- What can people do to claim for change? e espere por They can get together, por exemplo.

- How can citizens get together and voice their discontentment? e espere por Making a protest/signing a document/using hashtags, por exemplo. Caso a resposta esperada (protest) não venha, tente induzi-los mostrando a figura. Mostre ou imprima a imagem para mostrar à turma.

- What can you see in the picture? e espere por People making a protest/people in a protest.

- What is the protest probably about? e espere por A social issue/people’s discontent, por exemplo.

- What are the elements of an effective protest? e espere por respostas como A great amount of people, a strategic place, same interests, organization, no violence, posters, battle cries (grito de guerra).

- How do people usually organize a protest? e espere por By social media, talking to each other.

- Do you think that protests can turn into powerful changes? e deixe-os se expressarem.

Diga que eles irão assistir a um vídeo sobre como transformar protesto em mudança poderosa (How to turn protest into powerful change). Peça que, ao assistirem o vídeo, eles tentem descobrir quais são as estratégias que transformam protesto em poder político duradouro (What are the strategies to turn protest into durable political power?) e exemplos de protestos que causaram grandes mudanças (protests which brought huge changes). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=c_g1BMVFcuw&t=7s. Disponível no YouTube, o vídeo é sobre como protestos podem trazer grandes mudanças, citando estratégias para um protesto efetivo e alguns protestos que trouxeram mudanças poderosas para a sociedade. O vídeo faz parte do projeto TED-Ed, uma iniciativa do TED Talk com vídeos sobre lições importantes voltadas a educadores e alunos. Após a exibição do vídeo, pergunte:

- According to the video, what kind of issues can a protest thrust? e espere por algo como Protest can thrust issues onto the national or global agenda/ it can force out tyrants/ it can activate people who have long been on the sidelines of civic life.

- How many strategies to turn protest into durable political power does the video mention? e espere por Three.

- What are the strategies? e espere por Expand the frame of the possible, choose a defining fight, find an early win.

- What does “expand the frame of the possible” mean? e espere por Asking “what if?”/believing that it is possible and not taken as given all the givens of conventional politics.

- What does “defining a fight” mean? e espere por It means thinking about a debate you want to have on your terms over an issue that captures the essence of the change you want.

- And what does “find an early win” mean? e espere por It is a momentaneous win not as ambitious as the ultimate goal.

- What protests that caused huge impacts in society does the video mention? e espere por Cold War Poland, U.S. Civil Rights Movement, Indian Independence, etc. - - Have you heard about any of these protests? If so, what do you know about them? e deixe-os compartilharem o que sabem, em caso de respostas afirmativas.

Peça para que pensem nos problemas e nas mudanças que discutiram no slide anterior (think about the issues and changes you discussed previously) e sobre as estratégias sugeridas pelo vídeo (the strategies suggested by the video). Pergunte Would you participate in a protest? What would your reasons be? e deixe-os refletir.

Material complementar: Você pode encontrar a transcrição do vídeo no arquivo Transcript - ING8_01UN10.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos organizem um protesto e tentem convencer os colegas a se juntarem à causa.

Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre seus papéis como cidadãos e usem as estruturas indicadas o máximo que puderem.

Orientações: Peça para que a turma se divida em 6 grupos. Você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes à formação de grupos. Diga que cada grupo deverá organizar um protesto reivindicando uma grande mudança no bairro/comunidade deles usando os tópicos discutidos no slide de contextualização, como health system, education, economy, culture, etc, como referências (Each group will organize a protest claiming a big change for their neighborhood using the topics discussed in the beginning of the class). Explique que os grupos deverão escolher apenas um tópico, especificar o problema e a mudança que eles esperam com bons argumentos para suas reivindicações (The groups will choose one topic only, specify the issue and the change they are demanding with good arguments). Informe que eles deverão apresentar suas ideias para a turma e tentar convencer/persuadir o maior número pessoas para se juntar às suas causas (You will have to present your ideas and persuade as many people as possible to join the protest). As apresentações devem durar no máximo 3 minutos. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações sobre as estratégias do vídeo, as quais eles deverão levar em consideração ao organizar o protesto, e a linguagem sugerida. Deixe-os produzir. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Peça para que os grupos apresentem suas propostas e diga, ao final das apresentações de todos os grupos, que a turma deverá votar na causa com a qual eles mais se identificaram (All the groups will present their ideas and, at the end, everybody will vote for the cause they identify the most). Escreva no quadro as causas sugeridas pelos grupos e inicie a votação. A causa com maior número de votantes será a vencedora. Pergunte a alguns alunos:

- Why do you identify with this cause? e deixe-os se expressarem livremente.

- Do you intend to go ahead with this fight? e deixe-os se expressarem. Em caso de respostas afirmativas, pergunte

- How will you do this? e em caso de respostas negativas, pergunte Why? e deixe-os se justificarem. Não existe resposta certa ou errada, o propósito é deixá-los refletir o quanto eles acreditam nas causas que votaram, de fato.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar algumas estruturas de futuro (will e going to) para organizar um protesto e persuadir pessoas a se juntarem à causa.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Contents

  1. INPUT: The video “How to turn protest into powerful change” https://www.youtube.com/watch?v=c_g1BMVFcuw&t=7s
  2. OUTPUT: To organize a protest and convince people to join in.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes