Contexto/Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: O destino do negro no Brasil pós-abolição
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão nas Américas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Impressão do trecho texto “O ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco.
- Impressão do infográfico do Atlas da Violência de 2018.
- Caderno e caneta.
Material complementar:
- Trecho do texto “O Ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco
- Infográfico do Atlas da Violência de 2018
Para você saber mais:
- Professor, se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o movimento abolicionista e os discursos de Joaquim Nabuco, acesse o texto
“O ideal abolicionista” completo, disponível em: http://www.academia.org.br/academicos/joaquim-nabuco/textos-escolhidos. Acesso em: 18 de novembro de 2018. - A versão integral Atlas da Violência de 2018 está disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Professor, apresente o objetivo para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola. Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.
Para você saber mais:
- Professor, se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o movimento abolicionista e os discursos de Joaquim Nabuco, acesse o texto
“O ideal abolicionista” completo, disponível em: http://www.academia.org.br/academicos/joaquim-nabuco/textos-escolhidos. Acesso em: 18 de novembro de 2018. - A versão integral Atlas da Violência de 2018 está disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor, nesta etapa você irá introduzir a discussão que será desenvolvida durante a aula, sendo a chave para que os alunos entendam o assunto a ser trabalhado durante esta sequência didática.
- Organize a sala em duplas e distribua a impressão o trecho do texto “O ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco, para cada uma delas, que está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf
- Oriente as duplas a realizar a leitura e a análise do trecho.
- Auxilie na reflexão das duplas, direcionando para que percebam a diferença entre a sociedade livre ideal imaginada por Joaquim Nabuco e como ela se desenvolve na prática após a assinatura da Lei Áurea, evidenciando a desigualdade racial no Brasil.
- Certifique-se de que a reflexão dos alunos vá no sentido de compreensão da diferença do ideal do movimento abolicionista e a realidade que foi construída no Brasil após a libertação dos escravizados, onde não houve nenhuma política por parte do Império para inserção da população negra na sociedade, realizando uma abolição formal, diferente da idealizada pelo movimento.
- Professor, utilize o Glossário para sanar possíveis dúvidas de vocabulário dos alunos e auxiliar na compreensão do texto, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AT4DKndHtzVMPGmDKz8fgPatQ2TrGCtBNGAvZDFRPABZ8mzReHHg7rD5BbS/his8-19und02-glossario.pdf
Para você saber mais:
Professor, se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse o dossiê da Biblioteca Nacional Digital dos Movimentos Abolicionistas brasileiros, disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-de-escravos-no-brasil/movimentos-abolicionistas-e-alforrias/.
Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Distribua para cada dupla o Infográfico do Atlas da Violência impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf
Distribua, junto com o Atlas da Violência, o trecho do texto “Desigualdade como legado da escravidão no Brasil”, por Maria Teresa Manfredo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf
Professor, se não for possível realizar a impressão, você pode escrever os dados presentes no infográfico no quadro, realizar a leitura coletiva para a sala, ou projetar este slide, se dispor dos recursos necessários.
- Oriente a análise do infográfico e do texto a ser realizada pelos alunos, dando ênfase ao fato de que a população que mais sofre com a violência no Brasil é justamente a população negra. Relacione este fato como um dos legados da escravidão no Brasil.
- Certifique-se de que os alunos consigam relacionar a análise do primeiro documento textual, datado da época do Império, com esta segunda leitura atual, podendo comparar o ideal abolicionista com a realidade racial construída no Brasil.
- Auxilie a reflexão dos alunos, garantindo que eles percebam como as desigualdades entre negros e brancos estão presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade não só no que diz respeito à violência.
- Questione sobre o acesso à educação da população negra com relação à branca bem como a representatividade e igualdade de oportunidades.
Como adequar à sua realidade: Professor, você pode dar ênfase aos dados do seu estado presentes no Atlas da Violência, direcionando a discussão para analisar a desigualdade racial dentro da sua realidade.
Para você saber mais: Professor, se tiver interesse, acesse o material completo do Atlas da Violência de 2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Professor, caso ache necessário, pode acessar o texto completo usado como fonte, disponível em https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/ . Acesso em: 2 de dezembro de 2018.
Problematização
Orientações:
- Distribua para cada dupla o Infográfico do Atlas da Violência impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf
Distribua, junto com o Atlas da Violência, o trecho do texto “Desigualdade como legado da escravidão no Brasil”, por Maria Teresa Manfredo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf
Professor, se não for possível realizar a impressão, você pode escrever os dados presentes no infográfico no quadro, realizar a leitura coletiva para a sala, ou projetar este slide, se dispor dos recursos necessários.
- Oriente a análise do infográfico e do texto a ser realizada pelos alunos, dando ênfase ao fato de que a população que mais sofre com a violência no Brasil é justamente a população negra. Relacione este fato como um dos legados da escravidão no Brasil.
- Certifique-se de que os alunos consigam relacionar a análise do primeiro documento textual, datado da época do Império, com esta segunda leitura atual, podendo comparar o ideal abolicionista com a realidade racial construída no Brasil.
- Auxilie a reflexão dos alunos, garantindo que eles percebam como as desigualdades entre negros e brancos estão presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade não só no que diz respeito à violência.
- Questione sobre o acesso à educação da população negra com relação à branca bem como a representatividade e igualdade de oportunidades.
Como adequar à sua realidade: Professor, você pode dar ênfase aos dados do seu estado presentes no Atlas da Violência, direcionando a discussão para analisar a desigualdade racial dentro da sua realidade.
Para você saber mais: Professor, se tiver interesse, acesse o material completo do Atlas da Violência de 2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Professor, caso ache necessário, pode acessar o texto completo usado como fonte, disponível em https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/ . Acesso em: 2 de dezembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Professor, esta etapa deve sintetizar as reflexões realizadas pelos alunos após as análises dos documentos realizadas nas etapas anteriores.
- Cada dupla deverá produzir um quadro comparativo, igual ao deste slide, onde deverão listar cinco permanências e cinco mudanças na realidade da população negra desde o Império até os dias de hoje.
- Você pode reproduzir o modelo deste slide no quadro para que as duplas copiem em seus cadernos ou projetar para a sala, se assim for possível.
- O quadro deverá ser preenchido com base nas reflexões sobre os documentos analisados na aula.
- Professor, as expectativas de respostas para o preenchimento do quadro estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ernzp8eZuZca6FdgvBh7YvP9egF7V3694egYzHxjAr6m3wSEfnG9Vnh7usYF/his8-19und02-expectativas-de-respostas.pdf
As respostas podem variar de acordo com o perfil de cada turma, mas é interessante que haja a orientação para que sigam o caminho indicado pelas fontes, como mostrado nas expectativas de respostas. Professor, você não precisa imprimir ou compartilhar com os alunos, a expectativa de respostas é apenas uma orientação para o seu trabalho.
- As duplas que quiserem podem ler em voz alta o resultado de seu quadro para que toda a sala possa refletir sobre as questões colocadas por cada um.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o texto proposto com o glossário e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
No caso de textos antigos, como o de Joaquim Nabuco, que tem um vocabulário diferente do que os alunos estão acostumados, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a fonte em voz alta para que os alunos possam acompanhar o texto e, através da leitura com entonação e pronúncia corretas, consigam compreender melhor.
- Esse texto foi escrito durante o período escravista da história brasileira. Tendo isso em vista, o que pode significar “negociar em carne humana”? E a expressão “amor da liberdade alheia”?
- O que você acha que o autor do texto quis dizer com “entreguem-se de corpo e alma à tarefa de vulgarizar (...) os princípios que tornam as nações modernas fortes, felizes e respeitadas”?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o infográfico, o texto proposto na etapa e alguns questionamentos para orientar a análise das fontes.
- De acordo com o infográfico, que parcela da população que mais sofre com a violência no Brasil?
- Que informações é possível perceber no infográfico sobre a desigualdade racial do país?
- De acordo com o texto, como era o mundo do trabalho no Brasil para a população negra após a abolição da escravidão?
- De acordo com a autora do texto, quais índices apontam a desigualdade racial no Brasil?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Uma possibilidade é agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Peça para que construam um quadro comparativo, citando cinco permanências e cinco mudanças na realidade da população negra desde o período escravista até hoje. Eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Incentive-os a compartilharem os quadros com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras: disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
Palavras-chave: Escravismo, Império, abolição, desigualdade racial, violência.