Texto para impressão - Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Os legados do escravismo na educação
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ações afirmativas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização da aula, serão necessários:
- Caderno.
- Canetas.
- Lápis.
- Borracha.
- Cartolina
- Canetinhas coloridas.
- Impressões dos textos para Problematização.
Material complementar:
- Coletânea de textos para Problematização
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:
- Novo Plano Nacional da Educação. Disponível em : http://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- ZANDONA, Eunice Pereira. Desigualdades raciais na trajetória escolar de alunos negros do Ensino Médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-4566-int.pdf. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=50353.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - O que é uma política pública e como ela afeta a sua vida? Todos pela Educação 7 dez., 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- JACCOUD, Luciana & BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/160706_desigualdades_raciais_brasil.pdf.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Obstáculos no caminho - Desigualdade racial na educação brasileira. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Por que negros foram excluídos do ensino nos períodos imperial e republicano?. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-negros-foram-excluidos-do-ensino-nos-periodos-imperial-e-republicano-96aaka56heq7qxjdcyml7v7m6/. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- ALMEIDA MAB, SANCHEZ L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- Documentário Raça humana, sobre a adoção do sistema de cotas na UnB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo. Acesso em: 27 jan. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Realize a leitura coletiva do objetivo da aula para os alunos. Você pode projetar o slide, se for possível, ou escrever o objetivo no quadro para que todos vejam. Certifique-se de que todos os alunos tenham entendido e esclareça as eventuais dúvidas.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:
- Novo Plano Nacional da Educação. Disponível em : http://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- ZANDONA, Eunice Pereira. Desigualdades raciais na trajetória escolar de alunos negros do Ensino Médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-4566-int.pdf. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=50353.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - O que é uma política pública e como ela afeta sua vida? Todos pela Educação, 7 dez., 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- JACCOUD, Luciana & BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/160706_desigualdades_raciais_brasil.pdf.
Acesso em: 23 jan. de 2019 - Obstáculos no caminho - Desigualdade racial na educação brasileira. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Por que negros foram excluídos do ensino nos períodos imperial e republicano?. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-negros-foram-excluidos-do-ensino-nos-periodos-imperial-e-republicano-96aaka56heq7qxjdcyml7v7m6/. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- ALMEIDA MAB, SANCHEZ L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- Documentário Raça humana, sobre a adoção do sistema de cotas na UnB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo. Acesso em: 27 jan. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão que será realizada durante a aula. Para isso, vamos usar o meme do slide para realizar um debate sobre a desigualdade racial no acesso à educação.
- Projete para os alunos o meme do slide, se assim for possível, senão, você pode imprimir uma cópia e passar por cada aluno para que ele veja a imagem e possa realizar a análise.
- Faça um análise coletiva com a sala sobre a imagem, de forma com que seja possível os alunos relacionarem com o tema da aula.
- Auxilie os alunos na reflexão, com questionamentos que orientem o debate, como:
- Quem são os personagens presentes nesta imagem? (Espera-se que os alunos respondam que eles reconhecem dois escravizados e um senhor branco, provavelmente, “dono” dos escravizados.)
- Quem você acha que possui acesso à educação? E quem não? (É esperado que os alunos respondam que quem tem acesso à educação é o senhor branco e quem não tem são os dois escravizados da imagem.)
- Como podemos relacionar a imagem com a desigualdade racial da educação brasileira dos dias atuais? (Espera-se que os alunos relacionem com o fato de os escravizados não ter acesso à educação, enquanto os brancos sempre tiveram.)
- Durante a discussão em sala, anote no quadro as conclusões que os alunos forem chegando em relação às desigualdades, para que possam visualizar e orientar a sua reflexão.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:
- Novo Plano Nacional da Educação. Disponíivel em : http://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- ZANDONA, Eunice Pereira. Desigualdades raciais na trajetória escolar de alunos negros do Ensino Médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-4566-int.pdf. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=50353.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - O que é uma política pública e como ela afeta sua vida?Todos Pela Educação, 7 dez., 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- JACCOUD, Luciana & BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/160706_desigualdades_raciais_brasil.pdf.
- Acesso em: 23 jan. de 2019
- Obstáculos no caminho - Desigualdade racial na educação brasileira. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Por que negros foram excluídos do ensino nos períodos imperial e republicano?. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-negros-foram-excluidos-do-ensino-nos-periodos-imperial-e-republicano-96aaka56heq7qxjdcyml7v7m6/. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- ALMEIDA MAB, SANCHEZ L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- Documentário Raça humana, sobre a adoção do sistema de cotas na UnB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo. Acesso em: 27 jan. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Esta etapa é para que os alunos aprofundem a discussão iniciada na etapa anterior.
- Divida a sala em grupos de até quatro membros e entregue uma impressão dos dois textos que serão analisados.
Link para os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf
- Os alunos deverão analisar os textos relacionando com a discussão feita anteriormente em sala de aula.
- O professor deve orientar a reflexão dos alunos com questionamentos como:
- Brancos e negros têm o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo os textos? (Espera-se que os alunos entendam que não.)
- Por que a população preta e parda está atrasada no acesso à educação? (Aqui espera-se que os alunos apontem mais de um fato,
mas um deles pode ser o fato de ter sido escravizados por três séculos.) - Isso gera consequências no desenvolvimento dessa população? Quais? (Algumas das respostas esperadas aqui é a maioria de pretos e pardos tem empregos piores, menores salários, inserção no crime etc.)
O objetivo é que os alunos consigam relacionar o atraso educacional da população negra como algo que tem origem no passado escravista brasileiro. Reforce com os alunos os índices que indicam a desigualdade no acesso à educação por parte da população preta e parda, lembrando que durante os 350 anos de escravidão no Brasil, esta população teve o direito à educação negado, e com a abolição também não houve nenhuma política pública de inclusão da população na sociedade, tampouco à educação de qualidade. Ressalte no texto que esta negação de direitos era uma política pública, que fica evidente na própria legislação da época.
Para auxiliar na discussão, você pode também utilizar os dados do IBGE que mostram os números da desigualdade racial na educação brasileira. Algumas tabelas estão disponíveis neste link https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira e podem ser utilizadas como ferramentas para incrementar o debate em sala de aula.
Você pode fazer uma breve explicação do que é uma política pública, para que os alunos tenham claro o papel do Estado neste contexto.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:
- Novo Plano Nacional da Educação. Disponível em : http://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- ZANDONA, Eunice Pereira. Desigualdades raciais na trajetória escolar de alunos negros do Ensino Médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-4566-int.pdf. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=50353.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - O que é uma política pública e como ela afeta sua vida? Todos pela Educação, 7 dez., 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- JACCOUD, Luciana & BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/160706_desigualdades_raciais_brasil.pdf.
Acesso em: 23 jan. de 2019 - Obstáculos no caminho - Desigualdade racial na educação brasileira. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Por que negros foram excluídos do ensino nos períodos imperial e republicano?. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-negros-foram-excluidos-do-ensino-nos-periodos-imperial-e-republicano-96aaka56heq7qxjdcyml7v7m6/. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- ALMEIDA MAB, SANCHEZ L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- Documentário Raça humana, sobre a adoção do sistema de cotas na UnB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo. Acesso em: 27 jan. de 2019.
Problematização
Orientações: Esta etapa é para que os alunos aprofundem a discussão iniciada na etapa anterior.
- Divida a sala em grupos de até quatro membros e entregue uma impressão dos dois textos que serão analisados.
Link para os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5XZ8u2NqbcjcGGsKVMCFE3ZV9FcTaf4jd2Yz6zdZRcfWUys6a4a6ZkkbxaG/his8-20und01-texto-para-impressao-problematizacao.pdf
- Os alunos deverão analisar os textos relacionando com a discussão feita anteriormente em sala de aula.
- O professor deve orientar a reflexão dos alunos com questionamentos como:
- Brancos e negros tem o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo os textos? (Espera-se que os alunos entendam que não.)
- Por que a população preta e parda está atrasada no acesso à educação? (Aqui espera-se que os alunos apontem mais de um fato,
mas um deles pode ser o fato de ter sido escravizados por três séculos.) - Isso gera consequências no desenvolvimento desta população? Quais? (Algumas das respostas esperadas aqui é a maioria de pretos e pardos tem empregos piores, menores salários, inserção no crime etc.)
O objetivo é que os alunos consigam relacionar o atraso educacional da população negra como algo que tem origem no passado escravista brasileiro. Reforce com os alunos os índices que indicam a desigualdade no acesso à educação por parte da população preta e parda, lembrando que durante os 350 anos de escravidão no Brasil esta população teve o direito à educação negado, e com a abolição também não houve nenhuma política pública de inclusão da população na sociedade, tampouco à educação de qualidade. Ressalte no texto que esta negação de direitos era uma política pública, que fica evidente na própria legislação da época.
Para auxiliar na discussão, você pode também utilizar os dados do IBGE que mostram os números da desigualdade racial na educação brasileira. Algumas tabelas estão disponíveis neste link https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira e podem ser utilizadas como ferramentas para incrementar o debate em sala de aula.
Você pode fazer uma breve explicação do que é uma política pública, para que os alunos tenham claro o papel do Estado neste contexto.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:
- Novo Plano Nacional da Educação. Disponível em : http://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- ZANDONA, Eunice Pereira. Desigualdades raciais na trajetória escolar de alunos negros do Ensino Médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-4566-int.pdf. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=50353.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - O que é uma política pública e como ela afeta sua vida? Todos pela Educação, 7 dez., 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- JACCOUD, Luciana & BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/160706_desigualdades_raciais_brasil.pdf.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Obstáculos no caminho - Desigualdade racial na educação brasileira. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Por que negros foram excluídos do ensino nos períodos imperial e republicano?. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-negros-foram-excluidos-do-ensino-nos-periodos-imperial-e-republicano-96aaka56heq7qxjdcyml7v7m6/. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- ALMEIDA MAB, SANCHEZ L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- Documentário Raça humana, sobre a adoção do sistema de cotas na UnB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo. Acesso em: 27 jan. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Agora os alunos realizarão uma atividade que sintetize os conhecimentos que eles adquiriram com as discussões realizadas na aula.
Ainda em grupos, os alunos deverão elaborar uma política pública que proponha uma solução para o problema da desigualdade racial no acesso à educação brasileira. Cada grupo deve criar uma única política, sintetizada em um pequeno texto que deverá ser escrito em uma cartolina. Reforce com os alunos que esta política pública que deverá ser criada por eles deve ser exequível, ou seja, possível de ser colocada em prática. No final, o professor poderá montar um painel com todas as políticas públicas criadas e expor na escola, para que toda a comunidade tenha acesso ao trabalho realizado pelos alunos.
Se julgar necessário, apresente ao alunos os textos dos sites sugeridos abaixo, para que eles possam entender melhor o que são políticas públicas.
- O que é uma política pública e como ela afeta sua vida? Todos pela Educação, 7 dez., 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-e-uma-politica-publica-e-como-ela-afeta-sua-vida. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Políticas públicas: O que são e para que existem. Disponível em : https://www.politize.com.br/politicas-publicas-o-que-sao/.
- Acesso em: 31 jan. de 2019.
- Políticas públicas na educação: Quais são e quem faz? Disponível em : https://www.todapolitica.com/politicas-publicas-na-educacao/.
Acesso em: 31 jan. de 2019.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o tema da aula, aqui estão alguns links de artigos e textos sobre o tema:
- Novo Plano Nacional da Educação. Disponível em : http://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- ZANDONA, Eunice Pereira. Desigualdades raciais na trajetória escolar de alunos negros do Ensino Médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-4566-int.pdf. Acesso em: 23 jan. de 2019.
- Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=50353.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - JACCOUD, Luciana & BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/160706_desigualdades_raciais_brasil.pdf.
Acesso em: 23 jan. de 2019 - Obstáculos no caminho - Desigualdade racial na educação brasileira. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/obstaculos-no-caminho-desigualdade-racial-na-educacao-brasileira.
Acesso em: 23 jan. de 2019. - Por que negros foram excluídos do ensino nos períodos imperial e republicano?. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/por-que-negros-foram-excluidos-do-ensino-nos-periodos-imperial-e-republicano-96aaka56heq7qxjdcyml7v7m6/. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- ALMEIDA MAB, SANCHEZ L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 30 jan. de 2019.
- Documentário Raça humana, sobre a adoção do sistema de cotas na UnB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo. Acesso em: 27 jan. de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com o meme e os questionamentos propostos na etapa. Utilize a ferramenta que for mais acessível para a turma, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar conveniente.
Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou através de um documento compartilhado no Google Drive. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes e os questionamentos propostos nas orientações da etapa. Além dos dois trechos de textos, você pode enviar o link do site Todos pela Educação que contém tabelas mostrando dados levantados pelo IBGE a respeito da desigualdade racial na educação do país (disponível aqui). Peça para que os alunos identifiquem dados nas tabelas.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Peça para cada grupo ou aluno criar a própria política pública e fazer um mini-cartaz, em folha sulfite ou no caderno, e envie fotos da atividade para a turma. Eles também podem fazer um cartaz virtual, utilizando softwares ou apps que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as definições ou podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as definições com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI20 Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
Palavras-chave: Desigualdade, racismo, educação, políticas públicas, escravismo, legado.