Textos para impressão - Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ações afirmativas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar essa aula os alunos irão utilizar:
- Textos impressos para Problematização.
- Caderno.
- Lápis/caneta.
- Borracha.
Material complementar: Os links para impressão dos textos a ser utilizados nessa aula estão disponíveis aqui:
- Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjZ7kyppq8sWyFffF9KeWUdynt4AaS8MSMRPNbxWuazU2tM4p4acJFWUSUQH/his8-20und03-textos-para-impressao-contexto.pdf
- Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VzbkeDGsbvjBAHKpWUhz4wBnppQSqka5VBgntwUJakPf5sEr8C9Se5Vkjuz/his8-20und03-textos-para-impressao-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019
- Fonte: IBGE (PNAD Educação 2017 e Censo 200). Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Realize a leitura coletiva do objetivo para a sala. Se for possível, projete o slide para os alunos, se não, escreva no quadro e peça para que copiem em seus cadernos. Certifique-se de que todos entendam o objetivo da aula e esclareça as eventuais dúvidas.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, Maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019. - Fonte: IBGE (PNAD Educação 2017 e Censo 200). Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão sobre a política de cotas para acesso às universidades no Brasil. Para isso, os alunos devem primeiro entender o que é a Lei de Cotas e como ela funciona.
- Projete os dois textos explicativos retirados o Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html) para realizar a leitura coletiva com os alunos. Se não for possível projetar, leia o conteúdo do texto para a sala.
- Garanta que todos os alunos entenderam como funciona a Política de Cotas, sendo 50% das vagas destinadas para escola pública e, dentro desta porcentagem, há um número reservado de vagas para pretos, pardos e indígenas proporcional à porcentagem destas populações em cada estado, segundo o último censo do IBGE.
- Explique que os alunos que concorrem pela política de cotas concorrem entre si e não disputam os 50% das vagas de ampla concorrência, sendo assim, não é possível que “tirem” a vaga de alunos que não são cotistas.
- Esclareça todas as possíveis dúvidas e certifique-se de que todos os alunos entenderam como funciona a política de cotas.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, Maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019. - XAVIER, Lucas. Cotas Raciais e a Hipocrisia branca. Géledes Instituto da Mulher Negra, Ago., 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/cotas-raciais-e-hipocrisia-branca/. Acesso em: 14/2/2019.
- MENEZES, Cynara. Guia prático das cotas. Géledes Instituto da Mulher Negra, Set., 2015. Disponível em: https://www.geledes.org.br/guia-pratico-das-cotas/. Acesso em: 14/2/2019.
- Conheça 7 mitos sobre as cotas. Instituto Géledes da Mulher Negra. Out., 2016. Disponível em: https://www.geledes.org.br/conheca-7-mitos-sobre-as-cotas-raciais/. Acesso em: 14/2/2019.
Contexto
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir a discussão sobre a política de cotas para acesso às universidades no Brasil. Para isso, os alunos devem primeiro entender o que é a Lei de Cotas e como ela funciona.
- Projete os dois textos explicativos retirados o Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html) para realizar a leitura coletiva com os alunos. Se não for possível projetar, leia o conteúdo do texto para a sala.
- Garanta que todos os alunos entenderam como funciona a Política de Cotas, sendo 50% das vagas destinadas para escola pública e, dentro desta porcentagem, há um número reservado de vagas para pretos, pardos e indígenas proporcional à porcentagem destas populações em cada Estado, segundo o último censo do IBGE.
- Explique para os alunos que os alunos que concorrem pela política de cotas concorrem entre si e não disputam os 50% das vagas de ampla concorrência, sendo assim, não é possível que “tirem” a vaga de alunos que não são cotistas.
- Esclareça todas as possíveis dúvidas e certifique-se de que todos os alunos entenderam como funciona a política de cotas.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar com os alunos o assunto a ser discutido na aula.
- Com a sala dividida em grupos de até quatro alunos, entregue para os alunos os textos a ser utilizados na Problematização impressos. Disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VzbkeDGsbvjBAHKpWUhz4wBnppQSqka5VBgntwUJakPf5sEr8C9Se5Vkjuz/his8-20und03-textos-para-impressao-problematizacao.pdf
- Peça que os grupos realizem a análise das fontes, mas antes leia de forma coletiva as informações para a sala, atentando para a desigualdade percentual no acesso à educação que acomete à população de pretos e pardos em comparação com a população branca.
- Oriente os alunos a perceber que a desigualdade do acesso não é somente no nível universitário, mas desde a Educação Básica, e como isso afeta todo o desenvolvimento escolar da população negra.
- Auxilie os alunos na leitura, indicando as partes importantes a ser prestadas atenção, como: ”Constituição Imperial de 1824 previu a educação primária gratuita a todos os cidadãos. Esta determinação excluía os escravizados”, “As dificuldades para a frequência e sucesso das crianças negras na instituição escolar eram de dois tipos: a pobreza e a discriminação social e racial”.
O objetivo é que os alunos consigam relacionar a dificuldade e o atraso no acesso à educação da população negra até os dias de hoje como um processo que teve início muitos séculos atrás com o escravismo no Brasil. Os alunos devem compreender que uma das marcas que o escravismo deixa para a população negra é a negação histórica de vários espaços, entre eles o escolar. Quando escravizados, não podiam frequentar a escola, e, quando forros, mesmo tendo o direito constitucional de frequentar a escola, não dispunham de nenhuma política pública de inclusão e permanência, fazendo com que, na prática, o espaço escolar continuasse restrito à população branca.
É importante que se enfatize com os alunos que, no Brasil, o escravismo durou 388 anos e que a abolição completa agora em 2019 apenas 131 anos. Ou seja, tivemos muito mais anos sob o sistema escravista do que sem ele, sendo assim, a liberdade jurídica da população negra é extremamente recente, equivalente a aproximadamente três gerações, o que significa que os negros e negras desta geração tiveram, provavelmente, seus bisavós escravizados. Neste sentido, é necessário reforçar com os alunos como o fenômeno do escravismo é muito recente na nossa História e as consequências que advém disso, como a dificuldade de acesso à educação.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019. - Fonte: IBGE (PNAD Educação 2017 e Censo 200). Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar com os alunos o assunto a ser discutido na aula.
- Com a sala dividida em grupos de até quatro alunos, entregue para os alunos os textos a serem utilizados na Problematização impressos. Disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VzbkeDGsbvjBAHKpWUhz4wBnppQSqka5VBgntwUJakPf5sEr8C9Se5Vkjuz/his8-20und03-textos-para-impressao-problematizacao.pdf
- Peça que os grupos realizem a análise das fontes, mas antes leia de forma coletiva as informações para a sala, atentando para a desigualdade percentual no acesso à educação que acomete à população de pretos e pardos em comparação com a população branca.
- Oriente os alunos a perceber que a desigualdade do acesso não é somente no nível universitário, mas desde a Educação Básica, e como isso afeta todo o desenvolvimento escolar da população negra.
- Auxilie os alunos na leitura, indicando as partes importantes a serem prestadas atenção, como: ”Constituição Imperial de 1824 previu a educação primária gratuita a todos os cidadãos. Esta determinação excluía os escravizados”, “As dificuldades para a frequência e sucesso das crianças negras na instituição escolar eram de dois tipos: a pobreza e a discriminação social e racial”.
O objetivo é que os alunos consigam relacionar a dificuldade e o atraso no acesso à educação da população negra até os dias de hoje como um processo que tem início muitos séculos atrás com o escravismo no Brasil. Os alunos devem compreender que uma das marcas que o escravismo deixa para a população negra é a negação histórica de vários espaços, entre eles o escolar. Quando escravizados, não podiam frequentar a escola, e, quando forros, mesmo tendo o direito constitucional de frequentar a escola, não dispunham de nenhuma política pública de inclusão e permanência, fazendo com que, na prática, o espaço escolar continuasse restrito à população branca.
É importante que se enfatize com os alunos que, no Brasil, o escravismo durou 388 anos e que a abolição completa agora em 2019 apenas 131 anos. Ou seja, tivemos muito mais anos sob o sistema escravista do que sem ele, sendo assim, a liberdade jurídica da população negra é extremamente recente, equivalente a aproximadamente três gerações, o que significa que negros e negras desta geração tiveram, provavelmente, seus bisavós escravizados. Neste sentido, é necessário reforçar com os alunos como o fenômeno do escravismo é muito recente na nossa História e as consequências que advém disso, como a dificuldade de acesso à educação.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019. - Fonte: IBGE (PNAD Educação 2017 e Censo 200). Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar com os alunos o assunto a ser discutido na aula.
- Com a sala dividida em grupos de até quatro alunos, entregue para os alunos os textos a ser utilizados na Problematização impressos. Disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjZ7kyppq8sWyFffF9KeWUdynt4AaS8MSMRPNbxWuazU2tM4p4acJFWUSUQH/his8-20und03-textos-para-impressao-contexto.pdf
- Peça que os grupos realizem a análise das fontes, mas antes leia de forma coletiva as informações para a sala, atentando para a desigualdade percentual no acesso à educação que acomete à população de pretos e pardos em comparação com a população branca.
- Oriente os alunos a perceber que a desigualdade do acesso não é somente no nível universitário, mas desde a Educação Básica, e como isso afeta todo o desenvolvimento escolar da população negra.
- Auxilie os alunos na leitura, indicando as partes importantes como: ”Constituição Imperial de 1824 previu a educação primária gratuita a todos os cidadãos. Esta determinação excluía os escravizados”, “As dificuldades para a frequência e sucesso das crianças negras na instituição escolar eram de dois tipos: a pobreza e a discriminação social e racial”.
O objetivo é que os alunos consigam relacionar a dificuldade e o atraso no acesso à educação da população negra até os dias de hoje como um processo que tem início muitos séculos atrás com o escravismo no Brasil. Os alunos devem compreender que uma das marcas que o escravismo deixa para a população negra é a negação histórica de vários espaços, entre eles o escolar. Quando escravizados, não podiam frequentar a escola,
e, quando forros, mesmo tendo o direito constitucional de frequentar a escola, não dispunham de nenhuma política pública de inclusão e permanência, fazendo com que, na prática, o espaço escolar continuasse restrito à população branca.
É importante que se enfatize com os alunos que, no Brasil, o escravismo durou 388 anos e que a abolição completa agora em 2019 apenas 131 anos. Ou seja, tivemos muito mais anos sob o sistema escravista do que sem ele, sendo assim, a liberdade jurídica da população negra é extremamente recente, equivalente à aproximadamente três gerações, o que significa que negros e negras desta geração tiveram, provavelmente, seus bisavós escravizados. Neste sentido, é necessário reforçar com os alunos como o fenômeno do escravismo é muito recente na nossa História e as consequências que advém disso, como a dificuldade de acesso à educação.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, Maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019. - Fonte: IBGE (PNAD Educação 2017 e Censo 200). Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize as reflexões que foram feitas durante a aula. Para isso deverão debater e chegar a um consenso do grupo sobre a importância da política de cotas para a educação brasileira. O grupo deverá escrever este consenso nos cadernos em até no máximo cinco linhas. Após o término, todos os grupos podem ler o resultado do debate para o restante da sala para que todos compartilhem das ideias.
Para você saber mais: Se achar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse os links para leitura:
- ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/1459/500. Acesso em: 14/2/2019.
- VIEIRA, Isabela. Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, dezembro de 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/percentual-de-negros-em-universidades-dobra-mas-e-inferior-ao-de-brancos. Acesso em: 14/2/2019.
- BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, maio de 2018. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
- Portal MEC: Perguntas frequentes, sistema de cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html.
Acesso em: 14/2/2019. - Fonte: IBGE (PNAD Educação 2017 e Censo 200). Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista. Acesso em: 14/2/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o texto proposto no contexto, sobre a lei de cotas, e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que for mais acessível para a turma, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas foram incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Qual a porcentagem de vagas reservada para candidatos pelas cotas e qual a porcentagem de vagas de ampla concorrência, ou seja, que todos podem disputar?
- Quem pode se candidatar às vagas reservadas pelas cotas?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou através de um documento compartilhado no Google Drive. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes e alguns questionamentos.
- De acordo com o infográfico, qual a porcentagem de pessoas brancas e de negras com ensino fundamental incompleto (não terminaram o 9º ano)? E qual a porcentagem de pessoas brancas e de negras com superior completo (fizeram faculdade)? Por que será que os números são tão diferentes?
- Segundo o texto, quais eram as dificuldades para o sucesso das crianças negras na escola, após a abolição da escravidão?
- A escravidão no Brasil durou 388 e deixou de existir há menos de 150 anos. De que forma o histórico da escravidão está relacionado às diferenças no acesso à educação das pessoas negras no Brasil? Como as cotas podem ajudar a remediar essa desigualdade?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido, e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem escrever um pequeno texto abordando o consenso sobre a importância da política de cotas no país. Eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Incentive os alunos a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI20 Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
Palavras-chave: Cotas, reparação histórica, legados da escravidão, racismo, acesso, educação.