Fonte contextualização - Significado de Quilombo - Dicionário
Plano de Aula
Plano de aula: Quilombos no Brasil: Histórias de resistências através do tempo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão nas Américas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Significado de Quilombo pelo dicionário de língua portuguesa Aurélio impresso, para colar no caderno de cada aluno. (Imprimir quantidade suficiente para cada aluno da turma)
- Coletânea de imagem e texto 1 e 2 impressas, para serem distribuídas para cada quarteto. (Imprimir quantidade suficiente para cada quarteto da turma)
Material complementar:
- Fonte contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rQanXpuwB62RfUqHebSbFr9EvTJAQA5jVXTxznb9D9Sgwt9m7c9WBNJHgTx8/his08-19und01-fonte-contextualizacao-significado-de-quilombo-dicionario.pdf
- Fontes problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x32YWSWC6nvYqcqHZuUnbdc8bDxYqX54DvQWVqYJYCtyn5dzBbvmN63Uh5Yy/his08-19und01-fontes-problematizacao.pdf
- Exemplos de significados para Quilombo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rweqPQT2pSJyf7T2H5ZpvSfepn5gWx46EgBkn8a6EhGSzbGAbYdDTNWDqU3d/his08-19und01-exemplos-de-significados-para-quilombos.pdf
Para você saber mais:
Para aprofundar a discussão sobre o conceito de Quilombos, é sugerida a leitura da declaração do CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, disponível em: http://conaq.org.br/nossa-historia/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Também é recomendada a leitura do artigo de Carlos Eduardo Marques, de Quilombos a Quilombolas, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27338. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Faça a projeção do slide se assim for possível em sua escola.
Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida. Pergunte aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.
Para você saber mais: Para aprofundar a discussão sobre o conceito de Quilombos, sugere-se a leitura da declaração do CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, disponível em: http://conaq.org.br/nossa-historia/.
Também é recomendada a leitura do artigo de Carlos Eduardo Marques, de Quilombos a Quilombolas, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27338. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Nessa etapa é o momento de introduzir a discussão que será desenvolvida durante a aula. O contexto deve ser a chave para que os alunos entendam o assunto a ser trabalhado e a forma como isso será feito.
- Para contextualizar os alunos sobre a discussão proposta para essa aula, distribua para os alunos um xerox com o significado de Quilombos segundo o dicionário de Língua Portuguesa Aurélio e oriente-os a colar a folha em seu caderno. Se não for possível realizar a impressão e a distribuição do xerox, escreva o significado no quadro e peça para que os alunos copiem nos cadernos.
- Após essa parte, leia o significado ou oriente que algum aluno que queira leia o que está escrito no material que foi distribuído para a sala e estimular que os alunos reflitam sobre a leitura realizada. Para auxiliar os alunos, escreva no quadro os questionamentos presentes nesse slide, ou utilize um projetor, se assim for possível. Oriente que os alunos copiem o conteúdo também em seus cadernos.
- A ideia dessa etapa da aula é que os alunos pensem sobre como os significados atribuídos à palavras, coisas e situações ao longo da História influenciam na construção da memória que temos delas. Estimule os alunos a pensarem sobre quem cria esses significados e quais interesses existem por trás dessas definições.
Como adequar à sua realidade:
Se viver em alguma região em que haja comunidades remanescentes de Quilombos ou estiver em uma delas, utilize sua comunidade como exemplo para a contextualização da aula.
Para você saber mais:
Caso julgue necessário, assista a reportagem realizada pela TVE, “Quilombos Urbanos” , para aprofundar seus conhecimentos sobre a realidade das comunidades quilombolas dentro das cidades. Se for realizar uma continuação da sequência didática proposta para essa aula, e sua escola dispor da infraestrutura necessária, exiba a reportagem para o alunos.
- TVE Reportagem - Quilombos Urbanos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DAstbao2qGA. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Nessa etapa, divida a sala de aula em quartetos e distribua aos alunos/as as coletâneas I e II (imagem mais o texto) impressas.
- Oriente os quartetos a realizarem a leitura e análise das imagens das coletâneas, chamando atenção para as semelhanças e também diferenças que venham a encontrar nesses documentos. A ideia da atividade é que os alunos façam o “papel do historiador”, assim auxilie os alunos na leitura das fontes, estimulando questionamentos como : Segundo as fontes, o que são Quilombos? O que significa resistência? Quais formas de resistência podem ser cotidianas? Existe resistência no quadro de Debret? E na foto? Qual a função do Quilombo além de abrigar os negros fugidos? Como os quilombos desafiam a lógica do sistema escravista e racista? Qual a função de um Quilombo nos dias de hoje? O que seria um Quilombo urbano?
- Se achar necessário, ande pela sala, propondo essas questões em voz alta, para que os grupos reflitam sobre as fontes. Passe de grupo em grupo, perguntando se há dúvidas e ajude os alunos na realização da atividade. Eles devem entender a função e o sentido de “Quilombo” como comunidades de resistência não só física, mas também política e social, tanto durante o período escravista, quanto nos dias de hoje, nos campos e também nas cidades.
- É também importante destacar o papel de preservação da memória e identidade do povo negro que essas comunidades cumprem, assim como aprofundar o sentido de AQUILOMBAR-SE, cujo o significado é acolher-se. Todas essas conclusões devem ser feitas de maneira conjunta, com o aluno identificando os significados que as fontes buscam trazer para o assunto tratado.
- Garanta que os alunos sejam os protagonistas das reflexões da aula.
Para você saber mais: Professor, caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, aqui estão algumas leituras:
- CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, disponível em: http://conaq.org.br/nossa-historia/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- Carlos Eduardo Marques, de Quilombos a Quilombolas, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27338. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- Quilombos Urbanos do instituto Géledes, disponível em: https://www.geledes.org.br/quilombos-urbanos/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- SOUZA, Bárbara Oliveira. Aquilombar-se: panorama histórico, identitário e político do Movimento Quilombola Brasileiro. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008, p.26. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2130. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Johann Moritz Rugendas- Jogar Capoeira ou Danse de Guerre. 1835 Disponível em: http://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/16773. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- SANZ, Beatriz. Aparelha Luzia, o quilombo urbano de São Paulo. Brasil - El Pais. São Paulo, Novembro de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/01/cultura/1509557481_659286.html. Acesso em 08/11/2018.
- Foto Aparelha Luzia - Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bok9JGjAj2j/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
- Nessa etapa, divida a sala de aula em quartetos e distribua aos alunos/as as coletâneas I e II (imagem mais o texto) impressas.
- Oriente os quartetos a realizarem a leitura e análise das imagens das coletâneas, chamando atenção para as semelhanças e também diferenças que venham a encontrar nesses documentos. A ideia da atividade é que os alunos façam o “papel do historiador”, assim auxilie os alunos na leitura das fontes, estimulando questionamentos como : Segundo as fontes, o que são Quilombos? O que significa resistência? Quais formas de resistência podem ser cotidianas? Existe resistência no quadro de Debret? E na foto? Qual a função do Quilombo além de abrigar os negros fugidos? Como os quilombos desafiam a lógica do sistema escravista e racista? Qual a função de um Quilombo nos dias de hoje? O que seria um Quilombo urbano?
- Se achar necessário, ande pela sala, propondo essas questões em voz alta, para que os grupos reflitam sobre as fontes. Passe de grupo em grupo, perguntando se há dúvidas e ajude os alunos na realização da atividade. Eles devem entender a função e o sentido de “Quilombo” como comunidades de resistência não só física, mas também política e social, tanto durante o período escravista, quanto nos dias de hoje, nos campos e também nas cidades.
- É também importante destacar o papel de preservação da memória e identidade do povo negro que essas comunidades cumprem, assim como aprofundar o sentido de AQUILOMBAR-SE, cujo o significado é acolher-se. Todas essas conclusões devem ser feitas de maneira conjunta, com o aluno identificando os significados que as fontes buscam trazer para o assunto tratado.
- Garanta que os alunos sejam os protagonistas das reflexões da aula.
Para você saber mais: Professor, caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, aqui estão algumas leituras:
- CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, disponível em: http://conaq.org.br/nossa-historia/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- Carlos Eduardo Marques, de Quilombos a Quilombolas, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27338. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- Quilombos Urbanos do instituto Géledes, disponível em: https://www.geledes.org.br/quilombos-urbanos/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- SOUZA, Bárbara Oliveira. Aquilombar-se: panorama histórico, identitário e político do Movimento Quilombola Brasileiro. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008, p.26. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2130. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Johann Moritz Rugendas- Jogar Capoeira ou Danse de Guerre. 1835 Disponível em: http://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/16773. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- SANZ, Beatriz. Aparelha Luzia, o quilombo urbano de São Paulo. Brasil - El Pais. São Paulo, Novembro de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/01/cultura/1509557481_659286.html. Acesso em 08/11/2018.
- Foto Aparelha Luzia - Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bok9JGjAj2j/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
- Nessa etapa, divida a sala de aula em quartetos e distribua aos alunos/as as coletâneas I e II (imagem mais o texto) impressas.
- Oriente os quartetos a realizarem a leitura e análise das imagens das coletâneas, chamando atenção para as semelhanças e também diferenças que venham a encontrar nesses documentos. A ideia da atividade é que os alunos façam o “papel do historiador”, assim auxilie os alunos na leitura das fontes, estimulando questionamentos como : Segundo as fontes, o que são Quilombos? O que significa resistência? Quais formas de resistência podem ser cotidianas? Existe resistência no quadro de Debret? E na foto? Qual a função do Quilombo além de abrigar os negros fugidos? Como os quilombos desafiam a lógica do sistema escravista e racista? Qual a função de um Quilombo nos dias de hoje? O que seria um Quilombo urbano?
- Se achar necessário, ande pela sala, propondo essas questões em voz alta, para que os grupos reflitam sobre as fontes. Passe de grupo em grupo, perguntando se há dúvidas e ajude os alunos na realização da atividade. Eles devem entender a função e o sentido de “Quilombo” como comunidades de resistência não só física, mas também política e social, tanto durante o período escravista, quanto nos dias de hoje, nos campos e também nas cidades.
- É também importante destacar o papel de preservação da memória e identidade do povo negro que essas comunidades cumprem, assim como aprofundar o sentido de AQUILOMBAR-SE, cujo o significado é acolher-se. Todas essas conclusões devem ser feitas de maneira conjunta, com o aluno identificando os significados que as fontes buscam trazer para o assunto tratado.
- Garanta que os alunos sejam os protagonistas das reflexões da aula.
Para você saber mais: Professor, caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, aqui estão algumas leituras:
- CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, disponível em: http://conaq.org.br/nossa-historia/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- Carlos Eduardo Marques, de Quilombos a Quilombolas, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27338. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- Quilombos Urbanos do instituto Géledes, disponível em: https://www.geledes.org.br/quilombos-urbanos/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- SOUZA, Bárbara Oliveira. Aquilombar-se: panorama histórico, identitário e político do Movimento Quilombola Brasileiro. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008, p.26. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2130. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Johann Moritz Rugendas- Jogar Capoeira ou Danse de Guerre. 1835 Disponível em: http://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/16773. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
- SANZ, Beatriz. Aparelha Luzia, o quilombo urbano de São Paulo. Brasil - El Pais. São Paulo, Novembro de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/01/cultura/1509557481_659286.html. Acesso em 08/11/2018.
- Foto Aparelha Luzia - Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bok9JGjAj2j/. Acesso em 08 de Novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
- Nessa etapa os alunos irão realizar uma atividade que se propõe a sistematizar os conhecimentos que foram adquiridos durante a aula. Sendo assim, após analisar as imagens e textos, ainda nos mesmos quartetos, os alunos devem voltar à ideia de criação de significados e memória na História, que foi explorada na contextualização da aula. Como forma de sintetizar as reflexões que chegaram por meio da análise das fontes e da discussão entre eles, os alunos terão que ressignificar o que são Quilombos, criando duas definições por quarteto.
- Cada grupo deverá criar duas definições da palavra, livremente, no modelo que está explícito no slide.
- A atividade pode ser feita no próprio caderno do aluno e para facilitar o entendimento do formato, copie no quadro o conteúdo desse slide ou projete-o se assim for possível.
- Oriente-se a partir da sugestão de respostas disponíveis no documento: HIS08_19UND Exemplos de significados para Quilombos, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rweqPQT2pSJyf7T2H5ZpvSfepn5gWx46EgBkn8a6EhGSzbGAbYdDTNWDqU3d/his08-19und01-exemplos-de-significados-para-quilombos.pdf. Copie os exemplos no quadro para que os alunos possam utilizar como referência para a realização da atividade.
- Durante a realização da atividade, indique aos alunos possíveis caminhos para a reflexão, falando sobre a importância de pensar em Quilombos como espaços de resistência em um sentido amplo, e também abordando a questão da territorialidade, pensando na luta das comunidades quilombolas para se manterem nesses espaços. Procure deixar claro para os alunos a diferença entre os quilombos do pré e pós abolição, que foram abordadas durante a problematização.
- Ao final, os alunos deverão ler os significados criados, compartilhando com o restante da sala.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e o documento com a definição de Quilombo segundo do Dicionário Aurélio, e os questionamentos propostos na etapa. Se preferir, proponha que os alunos pesquisem em dicionários que tiverem em casa ou na internet o significado.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar conveniente.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes e os questionamentos propostos nas orientações da etapa.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Peça para que cada grupo ou aluno crie duas novas definições para a palavra Quilombo, levando em conta o que foi discutido em sala. Você pode criar um mural no Padlet, para que enviem as definições, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as definições com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar):disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O Brasil no século XIX
Objeto (s) de conhecimento: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
Palavras Chave: Quilombo, quilombo urbano, quilombolas, aquilombar-se, significados, resistência