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Plano de Aula
Plano de aula: O que é ser brasileiro: a criação da identidade nacional no século XIX
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Artes e identidades no Brasil do século XIX
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização da aula os alunos deverão utilizar:
- Caderno.
- Lápis.
- Caneta.
- Borracha.
- Textos indicados impressos.
Material complementar:
- Textos para impressão, a ser utilizados no Contexto e na Problematização, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Realize a leitura coletiva do objetivo da aula para os alunos, podendo escrevê-lo no quadro ou projetando ele para a sala se assim for possível. Atente para que todos os alunos entendam o objetivo e tire as dúvidas que possam surgir.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Esta etapa tem como objetivo introduzir a discussão que será realizada durante a aula.
- Entregue aos alunos a impressão dos textos e imagens a ser utilizados na aula e realize com os alunos a análise do meme do slide e peça para que eles digam o que entenderam da imagem. Se não for possível realizar a impressão, você pode projetar a imagem ou imprimir uma cópia e repassar para que todos os alunos consigam ver e analisar.
Link para os documentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
- Após a análise do meme, peça que os alunos realizem a leitura coletiva do texto de José Murilo de Carvalho. Se não for possível a impressão, você pode copiar o texto no quadro.
- Terminadas as análises, oriente as reflexões dos alunos fazendo alguns questionamentos como:
- O que é Estado? (Aqui espera-se que o aluno responda que é um país, uma região e que alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição pública, mas não todos os alunos.)
- O que você entende por nação? (Aqui espera-se que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a ideia de país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um conjunto de características que identificam um povo.)
- O que é identidade para você? (Espera-se que os alunos respondam que identidade é aquilo que identifica uma pessoa, um povo ou um local.)
- O que é “ser brasileiro”? (Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espera-se respostas como “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)
- Você se identifica com a imagem do meme? (Aqui é esperado que a maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.)
- O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? (Espera-se que os alunos tragam a questão de os indígenas ter sido os primeiros habitantes do nosso território, mas que hoje estão marginalizados.)
A ideia é que se consiga um panorama dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto que será abordado durante a aula e dar início às reflexões que serão feitas.
Como adequar à sua realidade: Você pode usar os elementos culturais e históricos que compõem a identidade do lugar onde irá aplicar a aula para auxiliar na compreensão dos alunos dos conceitos de Estado, nação e principalmente identidade.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de mação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e Identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- Diferenças entre Estado, país, nação e território. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Daniel Munduruku: Índio não existe. Disponível em: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/daniel-munduruku-indio-nao-existe2/. Acesso em: 19 jan. de 2019.
Contexto
Orientações: Esta etapa tem como objetivo introduzir a discussão que será realizada durante a aula.
- Entregue aos alunos a impressão dos textos e imagens a ser utilizados na aula e realize com os eles a análise do meme do slide e peça para que eles digam o que entenderam da imagem. Se não for possível realizar a impressão, você pode projetar a imagem ou imprimir uma cópia e repassar para que todos os alunos consigam ver e analisar.
Link para os documentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
- Após a análise do meme, peça que os alunos realizem a leitura coletiva do texto de José Murilo de Carvalho. Se não for possível a impressão, você pode copiar o texto no quadro.
- Terminadas as análises, oriente as reflexões dos alunos fazendo alguns questionamentos como:
- O que é Estado? (Aqui espera-se que o aluno responda que é um país, uma região e que alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição pública, mas não todos os alunos.)
- O que você entende por nação? (Aqui espera-se que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a ideia de país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um conjunto de características que identificam um povo.)
- O que é identidade para você? (Espera-se que os alunos respondam que identidade é aquilo que identifica uma pessoa, um povo ou um local.)
- O que é “ser brasileiro”? (Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espera-se respostas como “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)
- Você se identifica com a imagem do meme? (Aqui é esperado que a maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.)
- O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? (Espera-se que os alunos tragam a questão dos indígenas ter sido os primeiros habitantes do nosso território, mas que hoje estão marginalizados.)
A ideia é que se consiga um panorama dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto que será abordado durante a aula e dar início às reflexões que serão feitas.
Como adequar à sua realidade: Você pode usar os elementos culturais e históricos que compõem a identidade do lugar onde irá aplicar a aula para auxiliar na compreensão dos alunos dos conceitos de Estado, nação e principalmente identidade.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e Nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e Identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- Diferenças entre Estado, país, nação e território. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Daniel Munduruku: Índio não existe. Disponível em: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/daniel-munduruku-indio-nao-existe2/. Acesso em: 19 jan. de 2019.
Contexto
Orientações: Esta etapa tem como objetivo introduzir a discussão que será realizada durante a aula.
- Entregue aos alunos a impressão dos textos e imagens a ser utilizados na aula e realize com os eles a análise do meme do slide e peça para que eles digam o que entenderam da imagem. Se não for possível realizar a impressão, você pode projetar a imagem ou imprimir uma cópia e repassar para que todos os alunos consigam ver e analisar.
Link para os documentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
- Após a análise do meme, peça que os alunos realizem a leitura coletiva do texto de José Murilo de Carvalho. Se não for possível a impressão, você pode copiar o texto no quadro.
- Terminadas as análises, oriente as reflexões dos alunos fazendo alguns questionamentos como:
- O que é Estado? (Aqui espera-se que o aluno responda que é um país, uma região e que alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição pública, mas não todos os alunos.)
- O que você entende por nação? (Aqui espera-se que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a ideia de país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um conjunto de características que identificam um povo.)
- O que é identidade para você? (Espera-se que os alunos respondam que identidade é aquilo que identifica uma pessoa, um povo ou um local.)
- O que é “ser brasileiro”? (Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espera-se respostas como “nascer no Brasil”, “viver no Brasil”
ou “Se identificar com a cultura brasileira”.) - Você se identifica com a imagem do meme? (Aqui é esperado que a maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.)
- O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? (Espera-se que os alunos tragam a questão de os indígenas te sido os primeiros habitantes do nosso território, mas que hoje estão marginalizados.)
A ideia é que se consiga um panorama dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto que será abordado durante a aula e dar início às reflexões que serão feitas.
Como adequar à sua realidade: Você pode usar os elementos culturais e históricos que compõem a identidade do lugar onde irá aplicar a aula para auxiliar na compreensão dos alunos dos conceitos de Estado, nação e principalmente identidade.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e Identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- Diferenças entre Estado, país, nação e território. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Daniel Munduruku: Índio não existe. Disponível em: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/daniel-munduruku-indio-nao-existe2/. Acesso em: 19 jan. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa o aluno vai dar início às reflexões propostas para esta aula.
- Peça que os alunos formem duplas.
- Distribua o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, impresso para cada dupla. Você encontra os textos para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
- Oriente as duplas a realizar a leitura do poema.
- Auxilie os alunos indicando que realizem a leitura fazendo relação com as reflexões iniciadas na primeira parte da aula.
- Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletir sobre o poema dentro do contexto da aula, como:
- O que é a “minha terra” para o autor? (Aqui é esperado que os alunos digam que a “minha terra” é um paraíso, bonito, com muita natureza sendo o lugar para onde o autor quer voltar.)
- No poema, o autor se refere à terra como “minha”. Quando os portugueses chegaram no Brasil, a terra já era habitada pelos povos indígenas. Como esta terra para a ser do autor? (É esperado que os alunos falem sobre o “descobrimento” e a ocupação das terras brasileiras pelos portugueses.)
- Como você acha que seria a visão dos indígenas sobre a “Canção do exílio”? (Espera-se que os alunos respondam que, ou eles se identificam com as características naturais desta terra, ou que eles não se identificam com a canção porque não foi feita por eles e para eles.)
- Você se identifica com este Brasil do poema? (Resposta pessoal.)
O objetivo nesta etapa é que o aluno consiga relacionar o poema de Gonçalves dias com a discussão sobre a construção de uma identidade nacional, e como isso não necessariamente corresponde à veracidade da História, mas que é feita para que se crie uma ideia e um ideal de nação a ser propagada para a população e para os outros países. Reforce como a cultura letrada, e aqui produzida por uma elite específica, registra uma História de um determinado ponto de vista, mas apaga outros. De quem era a “minha terra” antes de os portugueses chegarem? Como a cultura indígena se faz presente na construção da nossa nacionalidade? (Neste ponto é importante retomar com os alunos como há na nossa sociedade uma construção da ideia do “índio genérico”, que provoca uma apagamento da diversidade de etnias indígenas brasileiras e suas particularidades.)
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- Diferenças entre Estado, país, nação e território. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Daniel Munduruku: Índio não existe. Disponível em: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/daniel-munduruku-indio-nao-existe2/. Acesso em: 19 jan. de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa o aluno vai dar início às reflexões propostas para esta aula.
- Peça que os alunos formem duplas.
- Distribua o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, impresso para cada dupla. Você encontra os textos para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
- Oriente as duplas a realizar a leitura do poema.
- Auxilie os alunos, indicando que realizem a leitura fazendo relação com as reflexões iniciadas na primeira parte da aula.
- Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre o poema dentro do contexto da aula, como:
- O que é a “minha terra” para o autor? (Aqui é esperado que os alunos digam que a “minha terra” é um paraíso, bonito, com muita natureza sendo o lugar para onde o autor quer voltar.)
- No poema, o autor se refere à terra como “minha”. Quando os portugueses chegaram no Brasil, a terra já era habitada pelos povos indígenas. Como esta terra para a ser do autor? (É esperado que os alunos falem sobre o “descobrimento” e a ocupação das terras brasileiras pelos portugueses.)
- Como você acha que seria a visão dos indígenas sobre a “Canção do exílio”? (Espera-se que os alunos respondam que, ou eles se identificam com as características naturais dessa terra, ou que eles não se identificam com a canção porque não foi feita por eles e para eles.)
- Você se identifica com este Brasil? (Resposta pessoal.)
O objetivo nesta etapa é que o aluno consiga relacionar o poema de Gonçalves dias com a discussão sobre a construção de uma identidade nacional, e como isso não necessariamente corresponde à veracidade da História, mas que é feita para que se crie uma ideia e um ideal de nação a ser propagada para a população e para os outros países. Reforce como a cultura letrada, e aqui produzida por uma elite específica, registra uma História de um determinado ponto de vista, mas apaga outros. De quem era a “minha terra” antes de os portugueses chegarem? Como a cultura indígena se faz presente na construção da nossa nacionalidade? Neste ponto é importante retomar com os alunos como há na nossa sociedade uma construção da ideia do “índio genérico”, que provoca uma apagamento da diversidade de etnias indígenas brasileiras e suas particularidades.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- Diferenças entre Estado, país, nação e território. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Daniel Munduruku: Índio não existe. Disponível em: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/daniel-munduruku-indio-nao-existe2/. Acesso em: 19 jan. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Após a leitura e interpretação das fontes, os alunos deverão criar sua própria versão da “Canção do exílio” levando em consideração as discussões realizadas durante a aula. Os alunos podem usar como referência para a sua “Canção do exílio” a realidade que vivem, seu bairro, cidade, comunidade, escola etc. tendo como base a ideia de criar um poema que fale sobre construção de identidades. Os poemas deverão ser criados individualmente e após o término da atividade o professor pode propor aos alunos um sarau onde todos apresentem para a sala as suas composições.
Para que os alunos tenham uma inspiração para a atividade, use algumas recriações e paródias já existentes como exemplo:
- Recriação dos poemas: “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, e “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu. http://palavraenergica.blogspot.com/2013/10/recriacao-dos-poemas-cancao-do-exilio.html. Acesso em: 22 de jan. de 2019
- Canção da minha escola (Paródia da “Canção do exílio”). https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-esperanca/1546456.
Acesso em: 22 de jan. de 2019.
Como adequar à sua realidade: Nesta atividade, oriente que os alunos escrevam a sua versão da “Canção do exílio” levando em consideração o local que eles vivem e se identificam.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e Nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- Diferenças entre Estado, país, nação e território. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Daniel Munduruku: Índio não existe. Disponível em: http://www.globaleditora.com.br/blog/estante-global/daniel-munduruku-indio-nao-existe2/. Acesso em: 19 jan> de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o meme, o trecho de José Murilo de Carvalho e os questionamentos propostos nas orientações da etapa. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Também é possível pedir para que eles enviem as respostas aos questionamentos para você. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o poema “Canção do Exílio” aos alunos, acompanhado dos questionamentos propostos nas orientações da etapa. Você pode propor que pesquisem o significado das palavras do poema que não conhecem, como "exílio", "gorjeiam", "várzeas", e algumas informações sobre Gonçalves Dias. Também é possível encaminhar, junto com a fonte, um texto, áudio ou vídeo com essas informações.
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que eles possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Peça para que cada grupo ou aluno crie o próprio poema. Eles podem enviá-los para você em texto, gravar áudios ou vídeos recitando-os. Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem os poemas, ou eles podem postá-los nas redes sociais, criando uma hashtag para divulgar as produções.
De qualquer forma, incentive os alunos a compartilharem os poemas com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI22 Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
Palavras-chave: História, literatura, identidade nacional, identidade, nacionalismo, nação, Estado, construção, século XIX.