Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: O que é ser brasileiro: a criação da identidade nacional no século XIX
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Artes e identidades no Brasil do século XIX
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização da aula os alunos deverão utilizar:
- Caderno.
- Lápis.
- Caneta.
- Borracha.
- Textos indicados impressos.
Material complementar:
- Textos para impressão, a ser utilizados no Contexto e na Problematização, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDdc9X8vA3fkmtE3U2H28ukXuUsxGpCfyHPVrWPKyxacWx2r8rTsSDqC6NS5/his8-22und01-texto-para-impressao.pdf
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Realize a leitura coletiva do objetivo da aula para os alunos, podendo escrevê-lo no quadro ou projetando ele para a sala se assim for possível. Atente para que todos os alunos entendam o objetivo e tire as dúvidas que possam surgir.
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, alguns artigos são indicados:
- Cidadania no Brasil: o longo caminho. José Murilo de Carvalho. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidade e Romantismo brasileiro no século XIX: do canto indianista ao projeto de nação. Mirian Pereira Cardoso. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/historia/article/viewFile/207/210. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/hobsbawmeric-nac3a7c3b5es-e-nacionalismo-desde-1780.pdf. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Identidades do Brasil. José Carlos Reis. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/52344351/REIS-Jose-Carlos-As-Identidades-do-Brasil-de-Varnhagen-a-FHC. Acesso em: 14 jan. de 2019.
- Cultura brasileira e identidade nacional. Renato Ortiz. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO