Fontes Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Formas de resistência à escravidão
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão nas Américas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Letra da música “Crime bárbaro”, de Rincón Sapiência.
- Imagem do cartaz “Crioulo fugido”. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ffCRR2669qmZKaXx6JrnwZPBvtEJS2AjUvhjvkqZaYYSjVwhZdjmgTRqFK4p/his8-19und04-fontes-contexto.pdf
- Trecho do artigo “Resistência escrava: as fugas de escravos em São João del Rei na última década de escravidão no Brasil”.
- Caderno, lápis, borracha, canetas e lápis colorido.
Material complementar:
- Letra da música “Crime bárbaro” e imagem do cartaz “Crioulo fugido”
- Texto para impressão
Para você saber mais:
Aqui estão alguns links caso ache necessário aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos tratados em aula.
- SANTOS, Elizabeth Márcia dos. Resistência escrava: as fugas de escravos em São João Del Rei na última década de escravidão no Brasil. UFSJ: 2004. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pghis/monografias/resistencia.pdf. Acesso em: 8 jan 2019.
- Você pode encontrar mais cartazes de anúncio de escravizados fugidos no acervo digital da Biblioteca Nacional, disponível em: https://www.bn.gov.br/. Acesso em: 8 jan 2019.
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no Rio
de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019. - CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas de escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4375607/course/section/2096953/Visoes%20da%20Liberdade.pdf. Acesso em: 13 jan 2019.
- A letra completa da música “Crime bárbaro”, do Rapper Rincón Sapiência, está disponível em: https://www.letras.mus.br/rincon-sapiencia/crime-barbaro/ Acesso em: 8 jan 2019.
- O clipe da música utilizada na aula está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RYYnpA-PQDk. Acesso em: 13 jan. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola. Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.
Para você saber mais:
Aqui estão alguns links caso ache necessário aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos tratados em aula.
- SANTOS, Elizabeth Márcia dos. Resistência escrava: as fugas de escravos em São João Del Rei na última década de escravidão no Brasil. UFSJ: 2004. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pghis/monografias/resistencia.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Você pode encontrar mais cartazes de anúncio de escravizados fugidos no acervo digital da Biblioteca Nacional, disponível em: https://www.bn.gov.br/. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no
Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019. - CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas de escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4375607/course/section/2096953/Visoes%20da%20Liberdade.pdf. Acesso em: 13 jan. 2019.
- A letra completa da música “Crime bárbaro”, do Rapper Rincón Sapiência, está disponível em: https://www.letras.mus.br/rincon-sapiencia/crime-barbaro/ Acesso em: 8 jan. 2019.
- O clipe da música utilizada na aula está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RYYnpA-PQDk. Acesso em: 13 jan. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá introduzir a discussão da aula com os alunos, utilizando os documentos presentes na pasta com o título “Fontes contexto”, disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ffCRR2669qmZKaXx6JrnwZPBvtEJS2AjUvhjvkqZaYYSjVwhZdjmgTRqFK4p/his8-19und04-fontes-contexto.pdf
Para isso, organize a sala em grupos de até quatro alunos para que a discussão possa ser feita de maneira a todos os alunos participarem.
- Projete para a sala, se assim for possível, a imagem do cartaz “Crioulo fugido”. Se não for possível fazer a projeção, leve uma imagem impressa e passe de aluno a aluno para que todos vejam o cartaz com detalhes.
- Apresente para a sala, projetando, realizando leitura coletiva ou escrevendo no quadro, o trecho da música “Crime bárbaro”, do rapper
Rincón Sapiência. - Se houver possibilidade, escute a música completa com os alunos em sala de aula.
Após a apresentação das fontes, inicie a reflexão com os alunos sobre o tema da aula: As fugas de escravos como forma de resistência à escravidão. Peça que os alunos se manifestam a respeito do que compreenderam, tanto da análise do cartaz do século XIX quanto a letra da música do rapper, de 2018. Oriente a reflexão dos alunos para que não haja dispersão com relação ao objetivo da aula. Você pode fazer alguns questionamentos que ajudam os alunos a pensar sobre o tema:
- O que é resistência para você? (É esperado aqui que o aluno responda que a resistência pode aparecer de várias formas, desde de se negar ao trabalho, criar quilombos, fugir, agir com violência com os seus senhores até sobreviver às condições de vida difíceis que são impostas a um negro escravizado.)
- Quais as formas de resistência dos escravizados que você conhece? (Aqui espera-se que o aluno responda principalmente: quilombos, fugas, a capoeira e as revoltas escravas.)
- O que mostra o cartaz visto? (O alunos pode responder de maneira muito variada, mas espera-se que note a representação do escravo correndo, como um “fujão”, os termos pejorativos usados no texto do cartaz relacionados ao escravizado e à recompensa remunerada.)
- Como o conteúdo do cartaz se relaciona com a letra da música? (Aqui espera-se que o aluno relacione o cartaz com a música, indicando que
a música relata uma fuga de um escravizado e como estariam “a sua procura”, que é justamente o que representa o cartaz.) - Você enxerga elementos de racismo no conteúdo do cartaz? Quais? (A resposta aqui é pessoal, mas espera-se que o alunos responda que sim e aponte principalmente o texto do cartaz e a representação do escravo no desenho.)
- Como o rapper se refere às fugas dos escravizados? É positivo? (A resposta aqui é pessoal, mas espera-se que o alunos entenda a música como uma exaltação à resistência dos escravos fugidos.)
Para você saber mais:
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no
Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em: 8/1/2019. - Você pode ter acesso à letra completa e clipe da música “Crime bárbaro”, do rapper Rincón Sapiência, em: http://www.rinconsapiencia.com.br/. Acesso em: 8/1/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá dividir a sala em grupos de até quatro alunos para realizar a segunda parte da aula.
- Distribua para os grupos os trechos dos textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJxnaj5QK7bRm7t2CXUKG5x5gh27FzmwgPaZrPBahCJbvvxfakt6adNAbDkx/his8-19und04-fontes-problematizacao.pdf
- Peça que os grupos façam a leitura dos textos e realizem a análise com base na discussão já iniciada na primeira etapa da aula.
- Para auxiliar os alunos na análise dos textos, oriente a leitura, com os seguintes questionamentos: Como as fugas foram importantes no processo abolicionista? Como podemos relacionar isso com os outros documentos analisados na aula? A escravidão foi um processo violento de várias formas, como isso incentivou esses atos de resistência dos escravizados?
É importante ressaltar que as condições extremamente duras e violentas da vida na escravidão não destruíram nos escravizados a capacidade
de pensar o mundo com base em categorias e significados sociais que não aqueles instituídos pelos senhores. A restrição formal (por lei) de suas liberdades não impediu que estes indivíduos usassem diferentes estratégias de busca pela liberdade: fugir, formar famílias no cativeiro, juntar dinheiro e comprar sua própria liberdade e de seus filhos, suicidar-se. Todas estas são práticas abertas de resistência que negras e negros em cativeiro utilizavam para se afirmar como pessoas humanas, como sujeitos da própria História.
Você pode acessar o plano de aula sobre os quilombos como formas de resistência, sendo mais um exemplo de como os negros criaram estratégias diversas de resistência à violência do sistema escravista. O link para o plano: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5101/quilombos-no-brasil-historias-de-resistencias-atraves-do-tempo
Para você saber mais:
Aqui estão alguns links caso ache necessário aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos tratados em aula.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 1987. p. 145. Disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/files/uploads/downloads/Retrato-em-branco-e-negro-introducao-pdf.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- SANTOS, Elizabeth Márcia dos. Resistência escrava: as fugas de escravos em São João Del Rei na última década de escravidão no Brasil. UFSJ: 2004, p.29. Disponivel em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pghis/monografias/resistencia.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Você pode encontrar mais cartazes de anúncio de escravizados fugidos no acervo digital da Biblioteca Nacional, disponível em: https://www.bn.gov.br/. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas de escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Acesso em: 13 jan. 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você deverá dividir a sala em grupos de até quatro alunos para realizar a segunda parte da aula.
- Distribua para os grupos os trechos dos textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NJxnaj5QK7bRm7t2CXUKG5x5gh27FzmwgPaZrPBahCJbvvxfakt6adNAbDkx/his8-19und04-fontes-problematizacao.pdf
- Peça que os grupos façam a leitura dos textos e realizem a análise com base na discussão já iniciada na primeira etapa da aula.
- Para auxiliar os alunos na análise dos textos, oriente a leitura, com os seguintes questionamentos: Como as fugas foram importantes no processo abolicionista? Como podemos relacionar isso com os outros documentos analisados na aula? A escravidão foi um processo violento
de várias formas, como isso incentivou esses atos de resistência dos escravizados?
É importante ressaltar que as condições extremamente duras e violentas da vida na escravidão não destruíram nos escravizados sua capacidade
de pensar o mundo com base em categorias e significados sociais que não aqueles instituídos pelos senhores. A restrição formal (por lei) de suas liberdades não impediu que estes indivíduos usassem diferentes estratégias de busca pela liberdade: fugir, formar famílias no cativeiro, juntar dinheiro e comprar sua própria liberdade e de seus filhos, suicidar-se. Todas estas são práticas abertas de resistência que negras e negros em cativeiro utilizavam para se afirmar como pessoas humanas, como sujeitos da própria História.
Você pode acessar o plano de aula sobre os quilombos como formas de resistência, sendo mais um exemplo de como os negros criaram estratégias diversas de resistência à violência do sistema escravista. O link para o plano: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5101/quilombos-no-brasil-historias-de-resistencias-atraves-do-tempo
Para você saber mais:
Aqui estão alguns links caso ache necessário aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos tratados em aula.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 1987. p. 145. Disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/files/uploads/downloads/Retrato-em-branco-e-negro-introducao-pdf.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- SANTOS, Elizabeth Márcia dos. Resistência escrava: as fugas de escravos em São João Del Rei na última década de escravidão no Brasil. UFSJ: 2004, p.29. Disponivel em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pghis/monografias/resistencia.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Você pode encontrar mais cartazes de anúncio de escravizados fugidos no acervo digital da Biblioteca Nacional, disponível em: https://www.bn.gov.br/. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas de escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Esta etapa final deve servir para sistematizar aquilo que os alunos aprenderam durante a aula. Depois da análise das fontes, os alunos, agora individualmente, deverão produzir baseados nas conclusões sobre o tema da aula, um desenho/cartaz ou uma letra de música que faça referência à resistência negra, tanto no período da escravidão quanto nos dias de hoje. Após o término da atividade, o professor pode montar um mural que junte todas as produções realizadas pelos alunos.
Para realizar a atividade, será necessário que se utilize:
- Folha sulfite A4.
- Lápis.
- Borracha.
- Lápis colorido.
- Caneta hidrocor.
O professor deve orientar os alunos para que tragam estes materiais para a realização da atividade em sala de aula ou disponibilizar para que eles possam utilizar.
Para você saber mais: Aqui estão alguns links caso ache necessário aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos tratados em aula.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 1987. p. 145. Disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/files/uploads/downloads/Retrato-em-branco-e-negro-introducao-pdf.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- SANTOS, Elizabeth Márcia dos. Resistência escrava: as fugas de escravos em São João Del Rei na última década de escravidão no Brasil. UFSJ: 2004, p.29. Disponivel em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pghis/monografias/resistencia.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
- Você pode encontrar mais cartazes de anúncio de escravizados fugidos no acervo digital da Biblioteca Nacional, disponível em: https://www.bn.gov.br/. Acesso em: 8 jan 2019.
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em: 8 jan 2019.
- CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas de escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS8_19UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf e vídeo com orientações do professor.
- Optativas: YouTube, Google Formulários e Padlet..
Contexto
Por escrito, via WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação, encaminhe o objetivo da aula e os materiais. Além da letra da canção “Crime Bárbaro”, é possível sugerir também que os estudantes que puderem vejam o clipe dela, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RYYnpA-PQDk.
Divida as questões sugeridas em duas partes:
1. Questões para refletir:
- O que é resistência para você?
- O que mostra o cartaz visto?
- Como o rapper se refere às fugas dos escravizados? É positivo?
2. Para responder por escrito:
- Você enxerga elementos de racismo no conteúdo do cartaz? Quais?
- Como o conteúdo do cartaz se relaciona com a letra da música?
Estabeleça um prazo para que eles mandem as respostas para você ou as publiquem na plataforma que vocês estiverem usando (um grupo de WhatsApp da turma, por exemplo). Organize-as e monte um vídeo curto comentando algumas delas.
Problematização
Disponibilize os trechos de textos e oriente a análise, por escrito ou oralmente (por um áudio ou vídeo). Peça que façam registros, respondendo por e-mail ou via um Formulário do Google.
Sistematização
Peça também que eles façam a produção sugerida no plano de aula em grupos. Se necessário, sugira que eles se reúnam por Hangouts ou chamadas de áudio e vídeo (no WhatsApp, por exemplo). É possível que eles definam um aluno para executar a ideia discutida em papel ou trabalhar colaborativamente, no Canva ou no Google Docs. Estabeleça um prazo para concluírem as produções.
Proponha que compartilhem as produções com o restante da turma. Peça que eles enviem por WhatsApp ou publiquem no Padlet. OrientE todos a observar os trabalhos dos colegas e, se possível, deixar comentários. Se possível. agende uma aula para expor as produções da turma e conversar sobre as diferentes linguagens que cada um/uma selecionou para expor suas reflexões.
Convite às famílias
Possibilite que os estudantes apresentem às famílias as imagens e discussões propostas no plano. Caso eles se interessem, podem se aprofundar no nesta entrevista com o rapper Rincón Sapiência (disponível aqui).
Se achar necessário, acesse o material escrito da exposição Uma História do negro no Brasil, realizada pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI19 Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e na consulta de fontes de diferentes naturezas.
Palavras-chave: Resistência, fuga, escravidão, abolição, Império.