Plano de Aula

Plano de aula: A questão de Terras Indígenas: do Império aos dias de hoje

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão nas Américas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Textos referentes às etapas de contextualização e problematização impressos para serem distribuídos aos alunos
  • Caderno
  • Lápis, caneta e borracha

Material complementar:

Para você saber mais:

Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em: 05 dez 2018

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola.

Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira com que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.

Para você saber mais: Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em 5 de Dezembro de 2018

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados