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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Violência racial e o Apartheid

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender quais foram as influências do apartheid na vida cotidiana dos sul-africanos e o quanto essa política de segregação racial atingiu todos os aspectos da sociedade.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender as mudanças provocadas pelo apartheid na vida cotidiana dos sul-africanos e o quanto essa política de Estado gera consequências até hoje, mesmo após seu término. A palavra apartheid na língua africâner significa "separação" e seu regime foi implantado pelo primeiro-ministro Daniel François Malan em 1948, perdurando por mais de quatro décadas. Este regime defendia o desenvolvimento político das raças de forma separada, com a supremacia branca (minoria) sobre os negros (maioria). Apesar de não ser o único país em que a segregação foi adotada como política de Estado (podemos citar a Alemanha de Hitler, o sul dos Estados Unidos até a década de 1960 e outras colônias européias na África), foi um dos mais violentos.

Materiais necessários: projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão dos materiais da ação propositiva, uma folha de sulfite ou pautada por grupo, lápis preto e borracha.

Material complementar:

Imagens Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9jYjgdA7S8mCNpC4RqCJ37KZ6pb4cGkUrcdAsqHK8bpjJDns9En6VYrFr9x/geo8-05und07-contextualizacao-imagens.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcTB8FUEYFnssz2DXUdAbhtpMej73gyvnDygGwwNjJ92QRWr83ZJ9fcKHCrG/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3vufJmkVdwGFqbpqZmNHYvBJY4wDcjNNfTen4suH5gcTZWmg85M8sxpPX52z/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-2.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Mbky5yUxbeCB85v3paP7EqCWrMZVtGJf2chqsfbWs9rNAuc7K6EZSjHmANB/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-3.pdf

Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJ8ZQJktvAWaAU94U6E55bb5nfjEveEWXpdh9eaYmQJ73dmjeWD3GRRkAnv3/geo8-05und07-sistematizacao-materiais.pdf

Para você saber mais:

- O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990 e correspondia ao racismo como política institucional de Estado, diferenciando direitos e deveres da população segundo a cor da pele, oficializando, assim, em lei o preconceito que já existia na sociedade desde o período colonial. Para outras informações: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid> Acesso em 06 fev. 2019.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

- Filme Invictus (2009), do diretor Clint Eastwood, retrata o momento histórico após o fim do apartheid na África do Sul e a eleição de Nelson Mandela para a presidência do país. Mandela vê na Copa do Mundo de Rúgbi, que aconteceria no país em 1995, uma importante oportunidade de unir a população sul-africana, tornando-a uma verdadeira nação. Além disso, mostra como ele governou com a intenção de transformar o país em uma democracia para todos e não de se vingar dos brancos.

Contextos prévios: Caso já tenha abordado com os alunos o conceito de nação, é possível refletir sobre ele ao longo da aula.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para eles. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre um dos mais cruéis e violentos exemplo de racismo que ocorreu na África do Sul e vigorou por mais de quatro décadas: o apartheid. Questione os alunos se eles conhecem o significado da palavra segregação e se já ouviram falar sobre o apartheid. Em caso de resposta negativa, explique que ambos significam "separação", neste caso, uma separação garantida por lei entre brancos e negros na África do Sul. Explique também que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de imagens relacionadas à segregação racial na África do Sul e que fizeram parte do cotidiano desta população. Projete o slide ou imprima as imagens para os alunos. Caso não seja possível, selecione outras imagens que também mostram essa divisão entre os espaços destinados à população negra e branca, divisão esta bastante clara e determinada por lei. Peça para os alunos observarem as três imagens e comentarem o que representam. Espera-se que digam que a primeira mostra uma separação na entrada de um prédio (no caso o Museu do Apartheid em Joanesburgo), determinando por onde cada raça deveria entrar; a segunda proíbe o acesso de negros à praia; e a terceira imagem separa bancos específicos para brancos e outros para negros. As três imagens deixam claro que brancos e negros não se misturavam e seus espaços estavam bem demarcados na sociedade e no espaço geográfico. Questione os alunos se eles já passaram ou viram alguém passando por algo parecido, ou seja, se foram impedidos ou viram alguém ser impedido, por exemplo, de entrar em algum lugar por causa da sua cor ou da sua posição social. Ou ainda se percebem no município onde moram uma segregação racial e/ou social entre os bairros. É interessante questioná-los também, como se sentiriam se fossem impedidos de utilizar alguns espaços e, caso já tenham passado por essa situação, como reagiram.

Material complementar

Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9jYjgdA7S8mCNpC4RqCJ37KZ6pb4cGkUrcdAsqHK8bpjJDns9En6VYrFr9x/geo8-05und07-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível neste momento discutir com os alunos segregações raciais e sociais presentes no município onde moram.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou imprima as imagens para os alunos. Caso não seja possível, selecione outras imagens que também mostram essa divisão entre os espaços destinados à população negra e branca, divisão esta bastante clara e determinada por lei. Peça para os alunos observarem as três imagens e comentarem o que representam. Espera-se que digam que a primeira mostra uma separação na entrada de um prédio (no caso o Museu do Apartheid em Joanesburgo), determinando por onde cada raça deveria entrar; a segunda proíbe o acesso de negros à praia; e a terceira imagem separa bancos específicos para brancos e outros para negros. As três imagens deixam claro que brancos e negros não se misturavam e seus espaços estavam bem demarcados na sociedade e no espaço geográfico. Questione os alunos se eles já passaram ou viram alguém passando por algo parecido, ou seja, se foram impedidos ou viram alguém ser impedido, por exemplo, de entrar em algum lugar por causa da sua cor ou da sua posição social. Ou ainda se percebem no município onde moram uma segregação racial e/ou social entre os bairros. É interessante questioná-los também, como se sentiriam se fossem impedidos de utilizar alguns espaços e, caso já tenham passado por essa situação, como reagiram.

Apenas como curiosidade, as línguas que aparecem na placa são respectivamente o inglês, o africâner e o zulu (língua da população negra da na área de Durban).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou imprima as imagens para os alunos. Caso não seja possível, selecione outras imagens que também mostram essa divisão entre os espaços destinados à população negra e branca, divisão esta bastante clara e determinada por lei. Peça para os alunos observarem as três imagens e comentarem o que representam. Espera-se que digam que a primeira mostra uma separação na entrada de um prédio (no caso o Museu do Apartheid em Joanesburgo), determinando por onde cada raça deveria entrar; a segunda proíbe o acesso de negros à praia; e a terceira imagem separa bancos específicos para brancos e outros para negros. As três imagens deixam claro que brancos e negros não se misturavam e seus espaços estavam bem demarcados na sociedade e no espaço geográfico. Questione os alunos se eles já passaram ou viram alguém passando por algo parecido, ou seja, se foram impedidos ou viram alguém ser impedido, por exemplo, de entrar em algum lugar por causa da sua cor ou da sua posição social. Ou ainda se percebem no município onde moram uma segregação racial e/ou social entre os bairros. É interessante questioná-los também, como se sentiriam se fossem impedidos de utilizar alguns espaços e, caso já tenham passado por essa situação, como reagiram.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide. Ele mostra algumas leis que sustentaram o apartheid na África do Sul entre 1948 e 1991, período em que o regime vigorou no país. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma as leis. Em seguida, questione os alunos a respeito do que compreenderam e o que isso representa na prática. Espera-se que os alunos percebam que o apartheid correspondia a uma política institucional do Estado que diferenciava direitos e deveres da população segundo a cor da pele e, desta forma, oficializava o preconceito que já existia no país. É importante comentar que o racismo foi uma das heranças deixadas pelo colonialismo, uma vez que o colonizador apoiou-se em ideias preconceituosas e ligadas à intolerância para justificar a legitimidade da sua conquista. Pregou a superioridade do homem branco e a inferioridade dos povos colonizados. No entanto, o apartheid foi introduzido como política oficial apenas após as eleições de 1948, com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus. O governo colocou em prática, então, uma série de políticas de segregação como as que aparecem no slide.

Na sequência, projete, escreva no quadro ou apenas leia a questão que aparece no último slide desta etapa: "Quais as consequências socioespaciais de um regime como o apartheid?". Espera-se que os alunos comentem sobre a separação espacial destas raças, os acessos e usos diferentes que eram feitos da cidade, o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, etc.

Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município alguma segregação bem demarcada social e/ou territorialmente é possível discuti-las neste momento.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o slide. Ele mostra algumas leis que sustentaram o apartheid na África do Sul entre 1948 e 1991, período em que o regime vigorou no país. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma as leis. Em seguida, questione os alunos a respeito do que compreenderam e o que isso representa na prática. Espera-se que os alunos percebam que o apartheid correspondia a uma política institucional do Estado que diferenciava direitos e deveres da população segundo a cor da pele e, desta forma, oficializava o preconceito que já existia no país. É importante comentar que o racismo foi uma das heranças deixadas pelo colonialismo, uma vez que o colonizador apoiou-se em ideias preconceituosas e ligadas à intolerância para justificar a legitimidade da sua conquista. Pregou a superioridade do homem branco e a inferioridade dos povos colonizados. No entanto, o apartheid foi introduzido como política oficial apenas após as eleições de 1948, com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus. O governo colocou em prática, então, uma série de políticas de segregação como as que aparecem no slide.

Na sequência, projete, escreva no quadro ou apenas leia a questão que aparece no último slide desta etapa: "Quais as consequências socioespaciais de um regime como o apartheid?". Espera-se que os alunos comentem sobre a separação espacial destas raças, os acessos e usos diferentes que eram feitos da cidade, o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, etc.

Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município alguma segregação bem demarcada social e/ou territorialmente é possível discuti-las neste momento.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima o slide. Ele mostra algumas leis que sustentaram o apartheid na África do Sul entre 1948 e 1991, período em que o regime vigorou no país. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma as leis. Em seguida, questione os alunos a respeito do que compreenderam e o que isso representa na prática. Espera-se que os alunos percebam que o apartheid correspondia a uma política institucional do Estado que diferenciava direitos e deveres da população segundo a cor da pele e, desta forma, oficializava o preconceito que já existia no país. É importante comentar que o racismo foi uma das heranças deixadas pelo colonialismo, uma vez que o colonizador apoiou-se em ideias preconceituosas e ligadas à intolerância para justificar a legitimidade da sua conquista. Pregou a superioridade do homem branco e a inferioridade dos povos colonizados. No entanto, o apartheid foi introduzido como política oficial apenas após as eleições de 1948, com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus. O governo colocou em prática, então, uma série de políticas de segregação como as que aparecem no slide.

Na sequência, projete, escreva no quadro ou apenas leia a questão que aparece neste slide: "Quais as consequências socioespaciais de um regime como o apartheid?". Espera-se que os alunos comentem sobre a separação espacial destas raças, os acessos e usos diferentes que eram feitos da cidade, o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, etc.

Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município alguma segregação bem demarcada social e/ou territorialmente é possível discuti-las neste momento.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Dedique 7 minutos para cada rodada e mais 2 minutos para a organização da sala.Divida a sala em três grupos. Caso considere que é interessante grupos com uma quantidade menor de alunos, divida-os em seis grupos. É fundamental que essa divisão seja múltiplo de três, pois no total serão três tarefas diferentes por grupo e que irão rodar entre si. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que diz respeito à aprendizagem, mas caso prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Em seguida, entregue uma atividade para cada grupo disponíveis nos links abaixo juntamente com uma folha de papel sulfite ou pautada onde os alunos registrarão suas respostas.

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcTB8FUEYFnssz2DXUdAbhtpMej73gyvnDygGwwNjJ92QRWr83ZJ9fcKHCrG/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3vufJmkVdwGFqbpqZmNHYvBJY4wDcjNNfTen4suH5gcTZWmg85M8sxpPX52z/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-2.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Mbky5yUxbeCB85v3paP7EqCWrMZVtGJf2chqsfbWs9rNAuc7K6EZSjHmANB/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-3.pdf

Os grupos terão 7 minutos para realizar a tarefa proposta, respondendo na folha à parte. Ao final deste tempo, recolha a folha com a atividade e a passa para o próximo grupo. Por exemplo, a folha que estava com o grupo 1 vai para o grupo 2; a do grupo 2 vai para o grupo 3 e a do grupo 3 para o grupo 1. Novamente os alunos terão mais 7 minutos para realizá-la e sempre respondendo na folha recebida à parte. Ao final do tempo rode novamente as folhas. Ao término da terceira rodada as folhas com as atividades são recolhidas deixando com os alunos apenas a folha com as respostas. Caso divida a sala em três grupos, será necessário a impressão de uma cópia de cada atividade. Se optar por seis grupos, serão duas cópias por atividade.

Essa proposta foi baseada na metodologia de Rotação por Estações. Neste caso, para facilitar o andamento da aula, são as atividades que "rodam" ao invés dos grupos. As atividades não são sequenciais e, portanto, não há uma ordem necessária. O essencial é que todos os grupos realizem todas as atividades propostas. Cuide para que todos os grupos finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo determinado para cada etapa. Circule pela sala de aula e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam participar dentro dos grupos. Tire as dúvidas que surgirem ao longo da atividade.

Como adequar à sua realidade: É possível a escolha de outros materiais além desses selecionados. O interessante é que eles mostrem um pouco do contexto interno e externo dessa política.

Para você saber mais:

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade. Espera-se que os alunos discutam que uma junção de diferentes fatores contribuiu para que o regime do apartheid desmoronasse. De um lado, as pressões internas por mudanças, inclusive por parte de importantes segmentos da sociedade branca por transformações do regime. De outro, as pressões externas, tanto política quanto econômicas, que impuseram um profundo isolamento diplomático à África do Sul.

Em seguida, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: "A segregação na África do Sul acabou após o fim do apartheid?" Espera-se que eles respondam que não. A mudança nas leis trouxe uma igualdade do ponto de vista legal entre brancos e negros, entretanto, o abismo social e econômico entre eles ainda permanecem, pois mudar as relações sociais é algo que vai além das leis.

Importante ressaltar que mesmo muitos anos após o fim do regime do apartheid e apesar dos avanços, sobretudo políticos, o país ainda enfrenta grandes e importantes desafios. O principal deles, talvez, o "apartheid social" que ainda persiste. Para ilustrar tal fato, mostre as manchetes e infográfico que corroboram com tal situação. Apesar dos problemas, é importante ressaltar que as mudanças iniciadas com o governo de Nelson Mandela, que adotou uma postura de conciliação, foram fundamentais para evitar que a África do Sul mergulhasse em uma onda de violência e rivalidades ainda mais acirradas entre brancos e negros, provocando uma fragmentação ainda maior do país (e talvez até territorial), além de mais conflitos sangrentos e mortes. Outra sugestão para a sistematização caso tenha acesso é passar um trecho do filme Estrelas além do tempo (2017), do diretor Theodore Melfi que mostra o racismo na NASA. Há uma cena em que o personagem de Kevin Costner pega um martelo e quebra a placa do banheiro que era somente para brancos e esse trecho poderia ser passado ao alunos traçando, inclusive, paralelos com outros eventos semelhantes fora da África, como nos EUA por exemplo.

Ao término da aula, recolha todas as folhas.

Material complementar

Material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJ8ZQJktvAWaAU94U6E55bb5nfjEveEWXpdh9eaYmQJ73dmjeWD3GRRkAnv3/geo8-05und07-sistematizacao-materiais.pdf

Para você saber mais:

21 anos após o fim do apartheid, África do Sul mantém vestígios e costumes dos anos do regime. R7. 01 maio 2015. Disponível em: <https://noticias.r7.com/internacional/21-anos-apos-fim-do-apartheid-africa-do-sul-ainda-mantem-vestigios-e-costumes-dos-anos-do-regime-01052015> Acesso em 08 fev. 2019.

BARBOZA, Mariana Queiroz. Brancos miseráveis. IstoÉ. 21 jan. 2016. Disponível em: <https://istoe.com.br/302924_BRANCOS+MISERAVEIS/> Acesso em 08 fev. 2019.

Quase 20 anos após o apartheid, África do Sul ainda tem barreiras sociais. Globo News. 28 jun. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/06/quase-20-anos-apos-apartheid-africa-do-sul-ainda-tem-barreiras-sociais.html> Acesso em 08 fev. 2019.

GOODMAN, Peter S. Apartheid econômico persiste na África do Sul. Folha de São Paulo. 30 out. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/10/1931407-apartheid-economico-persiste-na-africa-do-sul.shtml> Acesso em 08 fev. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade. Espera-se que os alunos discutam que uma junção de diferentes fatores contribuiu para que o regime do apartheid desmoronasse. De um lado, as pressões internas por mudanças, inclusive por parte de importantes segmentos da sociedade branca por transformações do regime. De outro, as pressões externas, tanto política quanto econômicas, que impuseram um profundo isolamento diplomático à África do Sul.

Em seguida, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: "A segregação na África do Sul acabou após o fim do apartheid?" Espera-se que eles respondam que não. A mudança nas leis trouxe uma igualdade do ponto de vista legal entre brancos e negros, entretanto, o abismo social e econômico entre eles ainda permanecem, pois mudar as relações sociais é algo que vai além das leis.

Importante ressaltar que mesmo muitos anos após o fim do regime do apartheid e apesar dos avanços, sobretudo políticos, o país ainda enfrenta grandes e importantes desafios. O principal deles, talvez, o "apartheid social" que ainda persiste. Para ilustrar tal fato, mostre as manchetes e infográfico que corroboram com tal situação. Apesar dos problemas, é importante ressaltar que as mudanças iniciadas com o governo de Nelson Mandela, que adotou uma postura de conciliação, foram fundamentais para evitar que a África do Sul mergulhasse em uma onda de violência e rivalidades ainda mais acirradas entre brancos e negros, provocando uma fragmentação ainda maior do país (e talvez até territorial), além de mais conflitos sangrentos e mortes.

Ao término da aula, recolha todas as folhas.

Sistematização select-down

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Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade. Espera-se que os alunos discutam que uma junção de diferentes fatores contribuiu para que o regime do apartheid desmoronasse. De um lado, as pressões internas por mudanças, inclusive por parte de importantes segmentos da sociedade branca por transformações do regime. De outro, as pressões externas, tanto política quanto econômicas, que impuseram um profundo isolamento diplomático à África do Sul.

Em seguida, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: "A segregação na África do Sul acabou após o fim do apartheid?" Espera-se que eles respondam que não. A mudança nas leis trouxe uma igualdade do ponto de vista legal entre brancos e negros, entretanto, o abismo social e econômico entre eles ainda permanecem, pois mudar as relações sociais é algo que vai além das leis.

Importante ressaltar que mesmo muitos anos após o fim do regime do apartheid e apesar dos avanços, sobretudo políticos, o país ainda enfrenta grandes e importantes desafios. O principal deles, talvez, o "apartheid social" que ainda persiste. Para ilustrar tal fato, mostre as manchetes e infográfico que corroboram com tal situação. Apesar dos problemas, é importante ressaltar que as mudanças iniciadas com o governo de Nelson Mandela, que adotou uma postura de conciliação, foram fundamentais para evitar que a África do Sul mergulhasse em uma onda de violência e rivalidades ainda mais acirradas entre brancos e negros, provocando uma fragmentação ainda maior do país (e talvez até territorial), além de mais conflitos sangrentos e mortes.

Ao término da aula, recolha todas as folhas.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender as mudanças provocadas pelo apartheid na vida cotidiana dos sul-africanos e o quanto essa política de Estado gera consequências até hoje, mesmo após seu término. A palavra apartheid na língua africâner significa "separação" e seu regime foi implantado pelo primeiro-ministro Daniel François Malan em 1948, perdurando por mais de quatro décadas. Este regime defendia o desenvolvimento político das raças de forma separada, com a supremacia branca (minoria) sobre os negros (maioria). Apesar de não ser o único país em que a segregação foi adotada como política de Estado (podemos citar a Alemanha de Hitler, o sul dos Estados Unidos até a década de 1960 e outras colônias européias na África), foi um dos mais violentos.

Materiais necessários: projeção dos slides ou impressão das imagens, impressão dos materiais da ação propositiva, uma folha de sulfite ou pautada por grupo, lápis preto e borracha.

Material complementar:

Imagens Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9jYjgdA7S8mCNpC4RqCJ37KZ6pb4cGkUrcdAsqHK8bpjJDns9En6VYrFr9x/geo8-05und07-contextualizacao-imagens.pdf

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcTB8FUEYFnssz2DXUdAbhtpMej73gyvnDygGwwNjJ92QRWr83ZJ9fcKHCrG/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3vufJmkVdwGFqbpqZmNHYvBJY4wDcjNNfTen4suH5gcTZWmg85M8sxpPX52z/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-2.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Mbky5yUxbeCB85v3paP7EqCWrMZVtGJf2chqsfbWs9rNAuc7K6EZSjHmANB/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-3.pdf

Material Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJ8ZQJktvAWaAU94U6E55bb5nfjEveEWXpdh9eaYmQJ73dmjeWD3GRRkAnv3/geo8-05und07-sistematizacao-materiais.pdf

Para você saber mais:

- O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990 e correspondia ao racismo como política institucional de Estado, diferenciando direitos e deveres da população segundo a cor da pele, oficializando, assim, em lei o preconceito que já existia na sociedade desde o período colonial. Para outras informações: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid> Acesso em 06 fev. 2019.

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

- Filme Invictus (2009), do diretor Clint Eastwood, retrata o momento histórico após o fim do apartheid na África do Sul e a eleição de Nelson Mandela para a presidência do país. Mandela vê na Copa do Mundo de Rúgbi, que aconteceria no país em 1995, uma importante oportunidade de unir a população sul-africana, tornando-a uma verdadeira nação. Além disso, mostra como ele governou com a intenção de transformar o país em uma democracia para todos e não de se vingar dos brancos.

Contextos prévios: Caso já tenha abordado com os alunos o conceito de nação, é possível refletir sobre ele ao longo da aula.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para eles. Comente que nesta aula vocês irão discutir sobre um dos mais cruéis e violentos exemplo de racismo que ocorreu na África do Sul e vigorou por mais de quatro décadas: o apartheid. Questione os alunos se eles conhecem o significado da palavra segregação e se já ouviram falar sobre o apartheid. Em caso de resposta negativa, explique que ambos significam "separação", neste caso, uma separação garantida por lei entre brancos e negros na África do Sul. Explique também que nesta aula o trabalho colaborativo será fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nos próximos slides será apresentada uma sequência de imagens relacionadas à segregação racial na África do Sul e que fizeram parte do cotidiano desta população. Projete o slide ou imprima as imagens para os alunos. Caso não seja possível, selecione outras imagens que também mostram essa divisão entre os espaços destinados à população negra e branca, divisão esta bastante clara e determinada por lei. Peça para os alunos observarem as três imagens e comentarem o que representam. Espera-se que digam que a primeira mostra uma separação na entrada de um prédio (no caso o Museu do Apartheid em Joanesburgo), determinando por onde cada raça deveria entrar; a segunda proíbe o acesso de negros à praia; e a terceira imagem separa bancos específicos para brancos e outros para negros. As três imagens deixam claro que brancos e negros não se misturavam e seus espaços estavam bem demarcados na sociedade e no espaço geográfico. Questione os alunos se eles já passaram ou viram alguém passando por algo parecido, ou seja, se foram impedidos ou viram alguém ser impedido, por exemplo, de entrar em algum lugar por causa da sua cor ou da sua posição social. Ou ainda se percebem no município onde moram uma segregação racial e/ou social entre os bairros. É interessante questioná-los também, como se sentiriam se fossem impedidos de utilizar alguns espaços e, caso já tenham passado por essa situação, como reagiram.

Material complementar

Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9jYjgdA7S8mCNpC4RqCJ37KZ6pb4cGkUrcdAsqHK8bpjJDns9En6VYrFr9x/geo8-05und07-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível neste momento discutir com os alunos segregações raciais e sociais presentes no município onde moram.

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Orientações: Projete o slide ou imprima as imagens para os alunos. Caso não seja possível, selecione outras imagens que também mostram essa divisão entre os espaços destinados à população negra e branca, divisão esta bastante clara e determinada por lei. Peça para os alunos observarem as três imagens e comentarem o que representam. Espera-se que digam que a primeira mostra uma separação na entrada de um prédio (no caso o Museu do Apartheid em Joanesburgo), determinando por onde cada raça deveria entrar; a segunda proíbe o acesso de negros à praia; e a terceira imagem separa bancos específicos para brancos e outros para negros. As três imagens deixam claro que brancos e negros não se misturavam e seus espaços estavam bem demarcados na sociedade e no espaço geográfico. Questione os alunos se eles já passaram ou viram alguém passando por algo parecido, ou seja, se foram impedidos ou viram alguém ser impedido, por exemplo, de entrar em algum lugar por causa da sua cor ou da sua posição social. Ou ainda se percebem no município onde moram uma segregação racial e/ou social entre os bairros. É interessante questioná-los também, como se sentiriam se fossem impedidos de utilizar alguns espaços e, caso já tenham passado por essa situação, como reagiram.

Apenas como curiosidade, as línguas que aparecem na placa são respectivamente o inglês, o africâner e o zulu (língua da população negra da na área de Durban).

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Orientações: Projete o slide ou imprima as imagens para os alunos. Caso não seja possível, selecione outras imagens que também mostram essa divisão entre os espaços destinados à população negra e branca, divisão esta bastante clara e determinada por lei. Peça para os alunos observarem as três imagens e comentarem o que representam. Espera-se que digam que a primeira mostra uma separação na entrada de um prédio (no caso o Museu do Apartheid em Joanesburgo), determinando por onde cada raça deveria entrar; a segunda proíbe o acesso de negros à praia; e a terceira imagem separa bancos específicos para brancos e outros para negros. As três imagens deixam claro que brancos e negros não se misturavam e seus espaços estavam bem demarcados na sociedade e no espaço geográfico. Questione os alunos se eles já passaram ou viram alguém passando por algo parecido, ou seja, se foram impedidos ou viram alguém ser impedido, por exemplo, de entrar em algum lugar por causa da sua cor ou da sua posição social. Ou ainda se percebem no município onde moram uma segregação racial e/ou social entre os bairros. É interessante questioná-los também, como se sentiriam se fossem impedidos de utilizar alguns espaços e, caso já tenham passado por essa situação, como reagiram.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide. Ele mostra algumas leis que sustentaram o apartheid na África do Sul entre 1948 e 1991, período em que o regime vigorou no país. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma as leis. Em seguida, questione os alunos a respeito do que compreenderam e o que isso representa na prática. Espera-se que os alunos percebam que o apartheid correspondia a uma política institucional do Estado que diferenciava direitos e deveres da população segundo a cor da pele e, desta forma, oficializava o preconceito que já existia no país. É importante comentar que o racismo foi uma das heranças deixadas pelo colonialismo, uma vez que o colonizador apoiou-se em ideias preconceituosas e ligadas à intolerância para justificar a legitimidade da sua conquista. Pregou a superioridade do homem branco e a inferioridade dos povos colonizados. No entanto, o apartheid foi introduzido como política oficial apenas após as eleições de 1948, com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus. O governo colocou em prática, então, uma série de políticas de segregação como as que aparecem no slide.

Na sequência, projete, escreva no quadro ou apenas leia a questão que aparece no último slide desta etapa: "Quais as consequências socioespaciais de um regime como o apartheid?". Espera-se que os alunos comentem sobre a separação espacial destas raças, os acessos e usos diferentes que eram feitos da cidade, o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, etc.

Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município alguma segregação bem demarcada social e/ou territorialmente é possível discuti-las neste momento.

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Orientações: Projete ou imprima o slide. Ele mostra algumas leis que sustentaram o apartheid na África do Sul entre 1948 e 1991, período em que o regime vigorou no país. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma as leis. Em seguida, questione os alunos a respeito do que compreenderam e o que isso representa na prática. Espera-se que os alunos percebam que o apartheid correspondia a uma política institucional do Estado que diferenciava direitos e deveres da população segundo a cor da pele e, desta forma, oficializava o preconceito que já existia no país. É importante comentar que o racismo foi uma das heranças deixadas pelo colonialismo, uma vez que o colonizador apoiou-se em ideias preconceituosas e ligadas à intolerância para justificar a legitimidade da sua conquista. Pregou a superioridade do homem branco e a inferioridade dos povos colonizados. No entanto, o apartheid foi introduzido como política oficial apenas após as eleições de 1948, com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus. O governo colocou em prática, então, uma série de políticas de segregação como as que aparecem no slide.

Na sequência, projete, escreva no quadro ou apenas leia a questão que aparece no último slide desta etapa: "Quais as consequências socioespaciais de um regime como o apartheid?". Espera-se que os alunos comentem sobre a separação espacial destas raças, os acessos e usos diferentes que eram feitos da cidade, o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, etc.

Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município alguma segregação bem demarcada social e/ou territorialmente é possível discuti-las neste momento.

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Orientações: Projete ou imprima o slide. Ele mostra algumas leis que sustentaram o apartheid na África do Sul entre 1948 e 1991, período em que o regime vigorou no país. Peça para que um aluno leia em voz alta para a turma as leis. Em seguida, questione os alunos a respeito do que compreenderam e o que isso representa na prática. Espera-se que os alunos percebam que o apartheid correspondia a uma política institucional do Estado que diferenciava direitos e deveres da população segundo a cor da pele e, desta forma, oficializava o preconceito que já existia no país. É importante comentar que o racismo foi uma das heranças deixadas pelo colonialismo, uma vez que o colonizador apoiou-se em ideias preconceituosas e ligadas à intolerância para justificar a legitimidade da sua conquista. Pregou a superioridade do homem branco e a inferioridade dos povos colonizados. No entanto, o apartheid foi introduzido como política oficial apenas após as eleições de 1948, com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus. O governo colocou em prática, então, uma série de políticas de segregação como as que aparecem no slide.

Na sequência, projete, escreva no quadro ou apenas leia a questão que aparece neste slide: "Quais as consequências socioespaciais de um regime como o apartheid?". Espera-se que os alunos comentem sobre a separação espacial destas raças, os acessos e usos diferentes que eram feitos da cidade, o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, etc.

Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município alguma segregação bem demarcada social e/ou territorialmente é possível discuti-las neste momento.

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Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Dedique 7 minutos para cada rodada e mais 2 minutos para a organização da sala.Divida a sala em três grupos. Caso considere que é interessante grupos com uma quantidade menor de alunos, divida-os em seis grupos. É fundamental que essa divisão seja múltiplo de três, pois no total serão três tarefas diferentes por grupo e que irão rodar entre si. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que diz respeito à aprendizagem, mas caso prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Em seguida, entregue uma atividade para cada grupo disponíveis nos links abaixo juntamente com uma folha de papel sulfite ou pautada onde os alunos registrarão suas respostas.

Atividade da Ação Propositiva I: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcTB8FUEYFnssz2DXUdAbhtpMej73gyvnDygGwwNjJ92QRWr83ZJ9fcKHCrG/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-1.pdf

Atividade da Ação Propositiva II: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3vufJmkVdwGFqbpqZmNHYvBJY4wDcjNNfTen4suH5gcTZWmg85M8sxpPX52z/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-2.pdf

Atividade da Ação Propositiva III: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Mbky5yUxbeCB85v3paP7EqCWrMZVtGJf2chqsfbWs9rNAuc7K6EZSjHmANB/geo8-05und07-acao-propositiva-atividade-3.pdf

Os grupos terão 7 minutos para realizar a tarefa proposta, respondendo na folha à parte. Ao final deste tempo, recolha a folha com a atividade e a passa para o próximo grupo. Por exemplo, a folha que estava com o grupo 1 vai para o grupo 2; a do grupo 2 vai para o grupo 3 e a do grupo 3 para o grupo 1. Novamente os alunos terão mais 7 minutos para realizá-la e sempre respondendo na folha recebida à parte. Ao final do tempo rode novamente as folhas. Ao término da terceira rodada as folhas com as atividades são recolhidas deixando com os alunos apenas a folha com as respostas. Caso divida a sala em três grupos, será necessário a impressão de uma cópia de cada atividade. Se optar por seis grupos, serão duas cópias por atividade.

Essa proposta foi baseada na metodologia de Rotação por Estações. Neste caso, para facilitar o andamento da aula, são as atividades que "rodam" ao invés dos grupos. As atividades não são sequenciais e, portanto, não há uma ordem necessária. O essencial é que todos os grupos realizem todas as atividades propostas. Cuide para que todos os grupos finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo determinado para cada etapa. Circule pela sala de aula e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam participar dentro dos grupos. Tire as dúvidas que surgirem ao longo da atividade.

Como adequar à sua realidade: É possível a escolha de outros materiais além desses selecionados. O interessante é que eles mostrem um pouco do contexto interno e externo dessa política.

Para você saber mais:

- Sobre a metodologia de Rotação por Estação: SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem: a metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto. Nova Escola. 21 out. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem> Acesso em 23 nov. 2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade. Espera-se que os alunos discutam que uma junção de diferentes fatores contribuiu para que o regime do apartheid desmoronasse. De um lado, as pressões internas por mudanças, inclusive por parte de importantes segmentos da sociedade branca por transformações do regime. De outro, as pressões externas, tanto política quanto econômicas, que impuseram um profundo isolamento diplomático à África do Sul.

Em seguida, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: "A segregação na África do Sul acabou após o fim do apartheid?" Espera-se que eles respondam que não. A mudança nas leis trouxe uma igualdade do ponto de vista legal entre brancos e negros, entretanto, o abismo social e econômico entre eles ainda permanecem, pois mudar as relações sociais é algo que vai além das leis.

Importante ressaltar que mesmo muitos anos após o fim do regime do apartheid e apesar dos avanços, sobretudo políticos, o país ainda enfrenta grandes e importantes desafios. O principal deles, talvez, o "apartheid social" que ainda persiste. Para ilustrar tal fato, mostre as manchetes e infográfico que corroboram com tal situação. Apesar dos problemas, é importante ressaltar que as mudanças iniciadas com o governo de Nelson Mandela, que adotou uma postura de conciliação, foram fundamentais para evitar que a África do Sul mergulhasse em uma onda de violência e rivalidades ainda mais acirradas entre brancos e negros, provocando uma fragmentação ainda maior do país (e talvez até territorial), além de mais conflitos sangrentos e mortes. Outra sugestão para a sistematização caso tenha acesso é passar um trecho do filme Estrelas além do tempo (2017), do diretor Theodore Melfi que mostra o racismo na NASA. Há uma cena em que o personagem de Kevin Costner pega um martelo e quebra a placa do banheiro que era somente para brancos e esse trecho poderia ser passado ao alunos traçando, inclusive, paralelos com outros eventos semelhantes fora da África, como nos EUA por exemplo.

Ao término da aula, recolha todas as folhas.

Material complementar

Material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJ8ZQJktvAWaAU94U6E55bb5nfjEveEWXpdh9eaYmQJ73dmjeWD3GRRkAnv3/geo8-05und07-sistematizacao-materiais.pdf

Para você saber mais:

21 anos após o fim do apartheid, África do Sul mantém vestígios e costumes dos anos do regime. R7. 01 maio 2015. Disponível em: <https://noticias.r7.com/internacional/21-anos-apos-fim-do-apartheid-africa-do-sul-ainda-mantem-vestigios-e-costumes-dos-anos-do-regime-01052015> Acesso em 08 fev. 2019.

BARBOZA, Mariana Queiroz. Brancos miseráveis. IstoÉ. 21 jan. 2016. Disponível em: <https://istoe.com.br/302924_BRANCOS+MISERAVEIS/> Acesso em 08 fev. 2019.

Quase 20 anos após o apartheid, África do Sul ainda tem barreiras sociais. Globo News. 28 jun. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/06/quase-20-anos-apos-apartheid-africa-do-sul-ainda-tem-barreiras-sociais.html> Acesso em 08 fev. 2019.

GOODMAN, Peter S. Apartheid econômico persiste na África do Sul. Folha de São Paulo. 30 out. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/10/1931407-apartheid-economico-persiste-na-africa-do-sul.shtml> Acesso em 08 fev. 2019.

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Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade. Espera-se que os alunos discutam que uma junção de diferentes fatores contribuiu para que o regime do apartheid desmoronasse. De um lado, as pressões internas por mudanças, inclusive por parte de importantes segmentos da sociedade branca por transformações do regime. De outro, as pressões externas, tanto política quanto econômicas, que impuseram um profundo isolamento diplomático à África do Sul.

Em seguida, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: "A segregação na África do Sul acabou após o fim do apartheid?" Espera-se que eles respondam que não. A mudança nas leis trouxe uma igualdade do ponto de vista legal entre brancos e negros, entretanto, o abismo social e econômico entre eles ainda permanecem, pois mudar as relações sociais é algo que vai além das leis.

Importante ressaltar que mesmo muitos anos após o fim do regime do apartheid e apesar dos avanços, sobretudo políticos, o país ainda enfrenta grandes e importantes desafios. O principal deles, talvez, o "apartheid social" que ainda persiste. Para ilustrar tal fato, mostre as manchetes e infográfico que corroboram com tal situação. Apesar dos problemas, é importante ressaltar que as mudanças iniciadas com o governo de Nelson Mandela, que adotou uma postura de conciliação, foram fundamentais para evitar que a África do Sul mergulhasse em uma onda de violência e rivalidades ainda mais acirradas entre brancos e negros, provocando uma fragmentação ainda maior do país (e talvez até territorial), além de mais conflitos sangrentos e mortes.

Ao término da aula, recolha todas as folhas.

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Orientações: Peça aos alunos que leiam para os demais colegas as respostas dadas para cada atividade. Espera-se que os alunos discutam que uma junção de diferentes fatores contribuiu para que o regime do apartheid desmoronasse. De um lado, as pressões internas por mudanças, inclusive por parte de importantes segmentos da sociedade branca por transformações do regime. De outro, as pressões externas, tanto política quanto econômicas, que impuseram um profundo isolamento diplomático à África do Sul.

Em seguida, peça que os grupos respondam a questão presente no slide: "A segregação na África do Sul acabou após o fim do apartheid?" Espera-se que eles respondam que não. A mudança nas leis trouxe uma igualdade do ponto de vista legal entre brancos e negros, entretanto, o abismo social e econômico entre eles ainda permanecem, pois mudar as relações sociais é algo que vai além das leis.

Importante ressaltar que mesmo muitos anos após o fim do regime do apartheid e apesar dos avanços, sobretudo políticos, o país ainda enfrenta grandes e importantes desafios. O principal deles, talvez, o "apartheid social" que ainda persiste. Para ilustrar tal fato, mostre as manchetes e infográfico que corroboram com tal situação. Apesar dos problemas, é importante ressaltar que as mudanças iniciadas com o governo de Nelson Mandela, que adotou uma postura de conciliação, foram fundamentais para evitar que a África do Sul mergulhasse em uma onda de violência e rivalidades ainda mais acirradas entre brancos e negros, provocando uma fragmentação ainda maior do país (e talvez até territorial), além de mais conflitos sangrentos e mortes.

Ao término da aula, recolha todas as folhas.

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