17521
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - América Latina: do natural ao cultural

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre reconhecer a transformação das paisagens da América Latina.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; modelo de roteiro de viagem.

Material complementar:

Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYtU9czcGuubb9p5ArsuUV5kxEuzPHDgaD69D2zHdnjRgR6mmEPRFRGMk68p/geo8-23und05-roteiro-de-viagem-america-latina.pdf

Link para o mapa e figuras:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZK2aSdCNUNQWYNMn92M5F8yJPJjvauMuPHZBrEuDeBWwUmxDb2cfSsKQ7U5/geo8-23und05-mapa-mundi.pdf

América Latina (slide 4): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2Fykx7YN7ZKDTJyvqqD5xBGCEZUs9azQu5WMck2kKrhUSXfBpxTnBbK2BaZ/geo8-24und05-america-latina-slide-4.pdf

América Latina (slide 5): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXJBm5jwvHTeYFmaCv7efYHsYzXep9chvq7NBr8jQgBbXqapxdeGMekvSaA9/geo8-23und05-america-latina-slide-5.pdf

América Latina (slide 6): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXcUAyG8g2FMhKSaUpbNTpRZ2NgFW7uHp5aSqyHDg7KCHkcP6QZUm4J2VgjX/geo8-23und05-america-latina-slide-6.pdf

América Latina (slide 7): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXXnseHKwyrWRUgJ2qryg8BbRwQUQX8qyXEpkVBVP6mEfft5Jd5HSc9fmgms/geo8-23und05-america-latina-slide-7.pdf

Para você saber mais:

BARBOSA, Vanessa. América Latina tem montanha de lixo para resolver - e você também. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/america-latina-tem-montanha-de-lixo-para-resolver-e-voce-tambem/>. Acesso em: 08 mar 2019.

Desigualdade na América Latina segue em ritmo muito alto. ONU News. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/desigualdade-na-america-latina-segue-em-ritmo-muito-alto-diz-cepal>. Acesso em: 08 mar 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Favelização e segregação urbana. Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/favelizacao-segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 08 mar 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de transformação das paisagens que é uma constante no continente latino-americano, bem como em todo o planeta. Ressalte que essas modificações podem ocorrer de forma natural (com deslizamentos de massa, terremotos, atividades vulcânicas, dentre outros) ou ocasionadas pelo homem (com a construção de prédios, asfaltamento de ruas, despejo de lixo no oceano, dentre outros).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina.

Neste momento, comente com os alunos que o continente latino-americano é palco de intensas transformações das paisagens. Ressalte que, com o avanço do desenvolvimento econômico em muitos de seus países, bem como com a miséria a que muitos estão sujeitos no dia-a-dia, ocorre a transformação das paisagens, seja com o aumento do número de prédios e shoppings centers, seja com a intensificação do processo de favelização, despejo de lixo a céu aberto, dentre outros. Posteriormente, comente que alguns países latinoamericanos (indicados por pontos vermelhos no mapa) serão analisados, de forma que será possível observar as transformações ocorridas em áreas com realidades distintas.

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZK2aSdCNUNQWYNMn92M5F8yJPJjvauMuPHZBrEuDeBWwUmxDb2cfSsKQ7U5/geo8-23und05-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas.

Comente que esta foto é da cidade do Rio de Janeiro, onde é possível observar parte da Rocinha e do bairro de São Conrado. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • É possível notar, nesta imagem, as disparidades existentes em bairros vizinhos? De que forma?
  • Você acredita que houve planejamento territorial neste trecho da cidade? Justifique.

Imagem para impressão disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2Fykx7YN7ZKDTJyvqqD5xBGCEZUs9azQu5WMck2kKrhUSXfBpxTnBbK2BaZ/geo8-24und05-america-latina-slide-4.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.

Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas. Conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, comente que esta foto é da cidade de Machu Pichu, no Peru, e que a transformação desta paisagem, através das construções observadas, ocorreu no século XV.

Posteriormente, faça questionamentos como:

· Ao comparar esta imagem com a anterior, onde o ordenamento territorial parece ter ocorrido de forma mais eficaz? Justifique.

· Por quais motivos você acredita que esta localização, que se encontra a mais de 2000 metros de altitude, foi escolhida pelo povo Inca para a construção de sua cidade?

Posteriormente, caso os alunos não tenham conhecimento dos motivos que levaram à construção da cidade de Machu Pichu no local onde se encontra, ressalte que esta foi a localização escolhida devido à elevada altitude, que favoreceria os estudos astronômicos desenvolvidos pelo povo Inca, e, também, porque os incas consideravam as montanhas, ali existentes, sagradas.

Imagem para impressão disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXJBm5jwvHTeYFmaCv7efYHsYzXep9chvq7NBr8jQgBbXqapxdeGMekvSaA9/geo8-23und05-america-latina-slide-5.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.

Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas. Comente que esta foto é da cidade de Cancún, no México, onde se observa a construção de prédios e casas a retaguarda. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • Você acredita que as transformações ocorridas nesta região do México serão intensificadas com o passar dos anos? Justifique

Imagem disponível para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXcUAyG8g2FMhKSaUpbNTpRZ2NgFW7uHp5aSqyHDg7KCHkcP6QZUm4J2VgjX/geo8-23und05-america-latina-slide-6.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.

Comente que esta foto é da comunidade Cité Soleil, no Haiti, onde se observa uma criança brincando em meio ao lixo e esgoto despejados no entorno de um rio. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • Por quais motivos diversas áreas ao redor do mundo são marcadas pelo descaso com o próximo?
  • O que você acha que o menino pensava quando brincava sobre o lixo, à margem de um rio igualmente poluído?
  • Será que ele conhece outra realidade além desta em que está inserido?

Imagem para impressão disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXXnseHKwyrWRUgJ2qryg8BbRwQUQX8qyXEpkVBVP6mEfft5Jd5HSc9fmgms/geo8-23und05-america-latina-slide-7.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, questione se os alunos já visitaram algum lugar, fora de sua cidade, com que tenham se identificado. Caso a resposta seja positiva, questione para onde e por quê. Caso a resposta seja negativa, questione se já observaram fotos em jornais, revistas, ou documentários em televisão, de lugares na América Latina que gostariam de conhecer e pergunte, também, o motivo dessa escolha.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente.

A atividade proposta será realizada em duas etapas. Entretanto, a etapa 1 terá duração de 20 minutos, e a etapa 2 deverá ser realizada em 12 minutos (tempo que deverá ser dividido entre os trios, de acordo com a quantidade de grupos existente).

Na etapa 1, cada trio criará um roteiro de viagem que abarque, pelo menos, 5 países latino-americanos distintos, explicitando o motivo de cada uma dessas escolhas, conforme explicitado no slide. Neste momento, enfatize aos alunos que os roteiros criados deverão ser contemplados com, pelo menos, um lugar escolhido por seus aspectos naturais, e outro escolhido por seus aspectos culturais. O link para o modelo do roteiro de viagem encontra-se abaixo.

Na etapa 2, esses roteiros deverão ser apresentados para toda a turma, bem como a justificativa dos países escolhidos.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.

Atividade - Modelo de roteiro de viagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYtU9czcGuubb9p5ArsuUV5kxEuzPHDgaD69D2zHdnjRgR6mmEPRFRGMk68p/geo8-23und05-roteiro-de-viagem-america-latina.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensar sobre a relação sociedade-natureza, no que tange à transformação das paisagens. Faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Em seguida, sugira que reflitam sobre a constante transformação das paisagens latino-americanas que ocorre, muitas vezes, desconsiderando a importância de um planejamento e ordenamento territorial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; modelo de roteiro de viagem.

Material complementar:

Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYtU9czcGuubb9p5ArsuUV5kxEuzPHDgaD69D2zHdnjRgR6mmEPRFRGMk68p/geo8-23und05-roteiro-de-viagem-america-latina.pdf

Link para o mapa e figuras:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZK2aSdCNUNQWYNMn92M5F8yJPJjvauMuPHZBrEuDeBWwUmxDb2cfSsKQ7U5/geo8-23und05-mapa-mundi.pdf

América Latina (slide 4): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2Fykx7YN7ZKDTJyvqqD5xBGCEZUs9azQu5WMck2kKrhUSXfBpxTnBbK2BaZ/geo8-24und05-america-latina-slide-4.pdf

América Latina (slide 5): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXJBm5jwvHTeYFmaCv7efYHsYzXep9chvq7NBr8jQgBbXqapxdeGMekvSaA9/geo8-23und05-america-latina-slide-5.pdf

América Latina (slide 6): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXcUAyG8g2FMhKSaUpbNTpRZ2NgFW7uHp5aSqyHDg7KCHkcP6QZUm4J2VgjX/geo8-23und05-america-latina-slide-6.pdf

América Latina (slide 7): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXXnseHKwyrWRUgJ2qryg8BbRwQUQX8qyXEpkVBVP6mEfft5Jd5HSc9fmgms/geo8-23und05-america-latina-slide-7.pdf

Para você saber mais:

BARBOSA, Vanessa. América Latina tem montanha de lixo para resolver - e você também. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/america-latina-tem-montanha-de-lixo-para-resolver-e-voce-tambem/>. Acesso em: 08 mar 2019.

Desigualdade na América Latina segue em ritmo muito alto. ONU News. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/desigualdade-na-america-latina-segue-em-ritmo-muito-alto-diz-cepal>. Acesso em: 08 mar 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Favelização e segregação urbana. Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/favelizacao-segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 08 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de transformação das paisagens que é uma constante no continente latino-americano, bem como em todo o planeta. Ressalte que essas modificações podem ocorrer de forma natural (com deslizamentos de massa, terremotos, atividades vulcânicas, dentre outros) ou ocasionadas pelo homem (com a construção de prédios, asfaltamento de ruas, despejo de lixo no oceano, dentre outros).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina.

Neste momento, comente com os alunos que o continente latino-americano é palco de intensas transformações das paisagens. Ressalte que, com o avanço do desenvolvimento econômico em muitos de seus países, bem como com a miséria a que muitos estão sujeitos no dia-a-dia, ocorre a transformação das paisagens, seja com o aumento do número de prédios e shoppings centers, seja com a intensificação do processo de favelização, despejo de lixo a céu aberto, dentre outros. Posteriormente, comente que alguns países latinoamericanos (indicados por pontos vermelhos no mapa) serão analisados, de forma que será possível observar as transformações ocorridas em áreas com realidades distintas.

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ZK2aSdCNUNQWYNMn92M5F8yJPJjvauMuPHZBrEuDeBWwUmxDb2cfSsKQ7U5/geo8-23und05-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas.

Comente que esta foto é da cidade do Rio de Janeiro, onde é possível observar parte da Rocinha e do bairro de São Conrado. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • É possível notar, nesta imagem, as disparidades existentes em bairros vizinhos? De que forma?
  • Você acredita que houve planejamento territorial neste trecho da cidade? Justifique.

Imagem para impressão disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2Fykx7YN7ZKDTJyvqqD5xBGCEZUs9azQu5WMck2kKrhUSXfBpxTnBbK2BaZ/geo8-24und05-america-latina-slide-4.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.

Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas. Conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, comente que esta foto é da cidade de Machu Pichu, no Peru, e que a transformação desta paisagem, através das construções observadas, ocorreu no século XV.

Posteriormente, faça questionamentos como:

· Ao comparar esta imagem com a anterior, onde o ordenamento territorial parece ter ocorrido de forma mais eficaz? Justifique.

· Por quais motivos você acredita que esta localização, que se encontra a mais de 2000 metros de altitude, foi escolhida pelo povo Inca para a construção de sua cidade?

Posteriormente, caso os alunos não tenham conhecimento dos motivos que levaram à construção da cidade de Machu Pichu no local onde se encontra, ressalte que esta foi a localização escolhida devido à elevada altitude, que favoreceria os estudos astronômicos desenvolvidos pelo povo Inca, e, também, porque os incas consideravam as montanhas, ali existentes, sagradas.

Imagem para impressão disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXJBm5jwvHTeYFmaCv7efYHsYzXep9chvq7NBr8jQgBbXqapxdeGMekvSaA9/geo8-23und05-america-latina-slide-5.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.

Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas. Comente que esta foto é da cidade de Cancún, no México, onde se observa a construção de prédios e casas a retaguarda. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • Você acredita que as transformações ocorridas nesta região do México serão intensificadas com o passar dos anos? Justifique

Imagem disponível para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXcUAyG8g2FMhKSaUpbNTpRZ2NgFW7uHp5aSqyHDg7KCHkcP6QZUm4J2VgjX/geo8-23und05-america-latina-slide-6.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.

Comente que esta foto é da comunidade Cité Soleil, no Haiti, onde se observa uma criança brincando em meio ao lixo e esgoto despejados no entorno de um rio. Posteriormente, faça questionamentos como:

  • Por quais motivos diversas áreas ao redor do mundo são marcadas pelo descaso com o próximo?
  • O que você acha que o menino pensava quando brincava sobre o lixo, à margem de um rio igualmente poluído?
  • Será que ele conhece outra realidade além desta em que está inserido?

Imagem para impressão disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXXnseHKwyrWRUgJ2qryg8BbRwQUQX8qyXEpkVBVP6mEfft5Jd5HSc9fmgms/geo8-23und05-america-latina-slide-7.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, questione se os alunos já visitaram algum lugar, fora de sua cidade, com que tenham se identificado. Caso a resposta seja positiva, questione para onde e por quê. Caso a resposta seja negativa, questione se já observaram fotos em jornais, revistas, ou documentários em televisão, de lugares na América Latina que gostariam de conhecer e pergunte, também, o motivo dessa escolha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente.

A atividade proposta será realizada em duas etapas. Entretanto, a etapa 1 terá duração de 20 minutos, e a etapa 2 deverá ser realizada em 12 minutos (tempo que deverá ser dividido entre os trios, de acordo com a quantidade de grupos existente).

Na etapa 1, cada trio criará um roteiro de viagem que abarque, pelo menos, 5 países latino-americanos distintos, explicitando o motivo de cada uma dessas escolhas, conforme explicitado no slide. Neste momento, enfatize aos alunos que os roteiros criados deverão ser contemplados com, pelo menos, um lugar escolhido por seus aspectos naturais, e outro escolhido por seus aspectos culturais. O link para o modelo do roteiro de viagem encontra-se abaixo.

Na etapa 2, esses roteiros deverão ser apresentados para toda a turma, bem como a justificativa dos países escolhidos.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.

Atividade - Modelo de roteiro de viagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYtU9czcGuubb9p5ArsuUV5kxEuzPHDgaD69D2zHdnjRgR6mmEPRFRGMk68p/geo8-23und05-roteiro-de-viagem-america-latina.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensar sobre a relação sociedade-natureza, no que tange à transformação das paisagens. Faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Em seguida, sugira que reflitam sobre a constante transformação das paisagens latino-americanas que ocorre, muitas vezes, desconsiderando a importância de um planejamento e ordenamento territorial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano