Plano de aula: Reprodução das plantas e sua relação com a conquista do ambiente terrestre

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos reprodutivos

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não será contemplada em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após a aula CIE8_06VE01 e CIE8_06VE02. Outros planos que abordam alguns assuntos importantes para esta aula: CIE9_09VE04 e CIE9_09VE05 (sobre mitose) e CIE9_09VE06 (sobre meiose).

Materiais necessários para a aula: Texto impresso para o “Contexto” (se necessário), acesso à internet, livros didáticos para pesquisas, figuras do ciclo reprodutivo dos quatro grupos de plantas, árvores filogenéticas impressas, caderno/bloco de papel e lápis/caneta.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem as principais características dos grupos existentes no Reino das Plantas, enfatizando a forma reprodutiva de cada um e como este fator está relacionado à evolução do reino. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.