Rascunho do plano de aula
Plano de Aula
Plano de aula: Reprodução assexuada nas plantas: propagação vegetativa
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos reprodutivos
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Orientações: Para realizar esta aula será necessária uma preparação prévia, para que os alunos atinjam o objetivo proposto em 50 minutos. Você deverá antecipar algumas etapas do processo de propagação vegetativa fora do horário de aula. Desta forma, deverá levar para a aula as fases deste processo já adiantadas, para que os alunos analisem e identifiquem as mudanças ocorridas nas plantas. O procedimento está descrito nesta referência: https://bteduc.com/guias/97_Propagacao_violeta_africana.pdf. Indicamos a apresentação para a turma de amostras já em etapas mais avançadas: com raízes, com novas folhas e já enraizada em um vaso, por exemplo.
Caso não seja possível a realização do procedimento antecipadamente, sugiro que mostre para os alunos imagens do resultado após algumas semanas. Essas imagens poderão ser encontradas no link acima ou em outras fontes na internet ou em livros desta área de estudos.
Materiais necessários para a aula: Bananas ou imagens da banana aberta, 1 planta violeta africana adulta, copo de plástico com tampa ou algum apoio improvisado para as folhas da violeta (papel alumínio ou plástico filme), faca ou bisturi, acesso à internet ou material de pesquisa disponibilizado pelo professor, material audiovisual, caderno/bloco de papel e lápis/caneta.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles conheçam algumas formas de reprodução assexuada das plantas, que podem ser utilizadas pelos agricultores, por exemplo. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula oferecendo bananas para os alunos degustarem. Enquanto isso, vá fazendo questionamentos que estimulem o resgate de conhecimentos prévios dos alunos. Exemplos:
- A banana é uma fruta bastante consumida no Brasil. Mas vocês sabem como se cultiva a bananeira?
- Vocês já viram sementes de bananas? Estão vendo alguma agora, no interior dos frutos?
- Todas as mudas das plantas que podemos comprar em locais especializados se originam a partir de uma semente?
- Você já provou alguma outra fruta sem semente? Qual? O que achou?
- E as uvas, melancias e laranjas sem sementes; como vocês acham que essas espécies são cultivadas?
- Concordam que elas trazem praticidade e sabor para os consumidores se tornando rentáveis para os produtores rurais?
Materiais necessários: Bananas ou imagens da fruta aberta.
Materiais complementares:
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Materiais complementares:
- http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf
- https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/64243/1/CircTec-27-2006.pdf
- http://portal1.iff.edu.br/reitoria/diretorias-sistemicas/diretoria-de-comunicacao/informativo-eletronico-do-iffluminense-infforme/infforme-ndeg-13/projeto-do-campus-avancado-cambuci-visa-propagacao-vegetativa-de-especie-com-risco-de-extincao
- https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/30/pesquisador-cria-tomate-sem-semente-com-ajuda-de-bacteria.htm
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
A - Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Em grupos e dispondo de todos os materiais necessários (copo de plástico com tampa ou algum apoio improvisado para as folhas - papel alumínio ou plástico filme, faca ou bisturi e 1 planta violeta africana adulta) os alunos terão que pesquisar uma forma de realizar o procedimento de clonagem da planta adulta (propagação vegetativa) e realizar o procedimento.
Cuidado com o uso da faca ou bisturi pelos estudantes. É aconselhável que esse procedimento seja realizado pelo professor.
B - Sugestão de tempo para esse momento: 8 minutos. Antes desta aula você deverá ter realizado o procedimento indicado nesta referência: https://bteduc.com/guias/97_Propagacao_violeta_africana.pdf e no dia da aula deixará reservado em local seguro (escondido, de preferência) várias amostras do enraizamento da violeta na água (em diferentes períodos de desenvolvimento). Após o plantio dos grupos você deverá mostrar para a turma o que resultará deste procedimento. Apresente suas amostras já em etapas mais avançadas: com raízes, com novas folhas e já enraizada em um vaso. Permita que os grupos analisem e façam anotações. Caso não seja possível a realização do procedimento antecipadamente, sugiro que mostre para os alunos imagens do resultado após algumas semanas. Essas imagens poderão ser encontradas no link acima ou em outras fontes de pesquisa.
- Você poderá realizar esta aula em etapas (em mais de uma aula), obtendo um tempo maior e permitindo que os alunos analisem o que acontecerá com suas próprias mudas.
- Caso você antecipe as etapas, poderá solicitar que os alunos cuidem de suas mudas durante algumas semanas. Os mesmos deverão realizar um esquema de observação e registro de dados, para que em uma aula posterior possam discutir quais os principais cuidados deve-se ter no tratamento das mudas, tempo necessário para cada etapa e verificação das mudanças ocorridas.
- No lugar da violeta africana, você poderá realizar este mesmo procedimento com outras plantas, como tomate cereja ou plantas do tipo suculenta.
- Veja dicas de vídeos para ampliar o conhecimento sobre essa técnica:
https://www.youtube.com/watch?v=04NNmiwregE
https://www.youtube.com/watch?v=v9VtR-46_IQ
https://www.youtube.com/watch?v=neF9yKboi0w
Materiais necessários: 1 planta violeta africana adulta, copo de plástico com tampa ou algum apoio improvisado para as folhas da violeta (papel alumínio ou plástico filme), faca ou bisturi, acesso à internet ou material de pesquisa disponibilizado pelo professor, caderno/bloco de papel e lápis/caneta.
MÃO NA MASSA
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Apresente o seguinte vídeo para os alunos - https://www.youtube.com/watch?v=mQR1aZFoDTM (caso não seja possível, transcreva a entrevista para uma leitura junto aos alunos).
Logo após, promova um debate com a turma, através de questionamentos como:
- O que foi possível perceber depois de algumas semanas da realização deste procedimento?
- O que vocês acabaram de fazer e observar pode ser chamado de reprodução? Por que?
- Então, podemos afirmar que apenas as sementes podem gerar novas plantas?
- Podemos afirmar que é sempre necessária a polinização de flores em angiospermas para que ocorra a reprodução?
- Essa nova planta que será cultivada é geneticamente igual ou diferente da planta em que foi retirada a folha?
- Como você classificaria esse tipo de reprodução: sexuada ou assexuada? Explique.
- Como esse método de cultivo beneficia os produtores rurais?
- Quais as possíveis desvantagens geradas por esse método?
Materiais necessários: Material audiovisual, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e acesso à internet.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o seguinte vídeo que resgata a abordagem feita na etapa “Contexto” de forma didática e com algumas curiosidades: https://www.youtube.com/watch?v=G7HsvF11fJY.
Caso não seja possível apresentar o vídeo, você poderá falar para os alunos o que o vídeo tenta mostrar com auxílio (ou não) de imagens impressas e/ou registros no quadro.
Com ajuda do vídeo e do que os alunos puderam pesquisar e constatar na etapa “Mão na massa”, eles deverão retornar à pergunta disparadora, respondendo-a em seu caderno e elencando algumas características importantes da propagação vegetativa para os agricultores. Depois, alguns voluntários poderão apresentar sua escrita para o restante da turma.
Caso ainda tenha tempo ou em aulas posteriores, você poderá apresentar outro vídeo para melhor ilustrar o tema da aula:
https://www.youtube.com/watch?v=FNfM6CxORp8.
Materiais necessários: Material audiovisual, caderno/bloco de papel, lápis/caneta e acesso à internet.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os alunos verem a imagem nos slides "Contexto" e pergunte se eles sabem como se cultiva a bananeira. Peça para que eles reflitam sobre a questão disparadora:
- Como é possível cultivar uma planta sem a presença da semente?
Mão na massa
Divida a turma em 5 grupos. Peça para que assistam ao vídeo (disponível aqui).
Faça uma pesquisa sobre as frutas que não possuem sementes e como elas são cultivadas.
Solicite que eles elaborem uma tabela com cinco espécies diferentes que são cultivadas por esse tipo de método (propagação vegetativa), informando quais as vantagens e desvantagens dele.
Explique que os alunos podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Sistematização
Faça uma videoconferência pelo Google Meet. Proponha uma conversa para que os alunos percebam algumas características importantes da propagação vegetativa para os agricultores.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas e no momento cinema! Vai uma dica (disponível aqui).
Reprodução assexuada nas plantas: propagação vegetativa
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Produzir e analisar clones vegetais a partir do processo de estaquia. Identificar a importância da propagação vegetativa para o cultivo de plantas de valor econômico.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Professor-autor: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a uma das habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não será contemplada em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_06VE01, CIE8_06VE02 e CIE8_06VE03.
Orientações: Para realizar esta aula será necessária uma preparação prévia, para que os alunos atinjam o objetivo proposto em 50 minutos. Você deverá antecipar algumas etapas do processo de propagação vegetativa fora do horário de aula. Desta forma, deverá levar para a aula as fases deste processo já adiantadas, para que os alunos analisem e identifiquem as mudanças ocorridas nas plantas. O procedimento está descrito nesta referência: https://bteduc.com/guias/97_Propagacao_violeta_africana.pdf. Indicamos a apresentação para a turma de amostras já em etapas mais avançadas: com raízes, com novas folhas e já enraizada em um vaso, por exemplo.