Plano de aula: Reprodução assexuada nas plantas: propagação vegetativa

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos reprodutivos

Sobre esta aula

Orientações: Para realizar esta aula será necessária uma preparação prévia, para que os alunos atinjam o objetivo proposto em 50 minutos. Você deverá antecipar algumas etapas do processo de propagação vegetativa fora do horário de aula. Desta forma, deverá levar para a aula as fases deste processo já adiantadas, para que os alunos analisem e identifiquem as mudanças ocorridas nas plantas. O procedimento está descrito nesta referência: https://bteduc.com/guias/97_Propagacao_violeta_africana.pdf. Indicamos a apresentação para a turma de amostras já em etapas mais avançadas: com raízes, com novas folhas e já enraizada em um vaso, por exemplo.

Caso não seja possível a realização do procedimento antecipadamente, sugiro que mostre para os alunos imagens do resultado após algumas semanas. Essas imagens poderão ser encontradas no link acima ou em outras fontes na internet ou em livros desta área de estudos.

Materiais necessários para a aula: Bananas ou imagens da banana aberta, 1 planta violeta africana adulta, copo de plástico com tampa ou algum apoio improvisado para as folhas da violeta (papel alumínio ou plástico filme), faca ou bisturi, acesso à internet ou material de pesquisa disponibilizado pelo professor, material audiovisual, caderno/bloco de papel e lápis/caneta.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles conheçam algumas formas de reprodução assexuada das plantas, que podem ser utilizadas pelos agricultores, por exemplo. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.