Plano de Aula

Plano de aula: Plano Cartesiano

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plano Cartesiano

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA15; EF07MA16) Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano (plano cartesiano e representação de pontos em todos os quadrantes; representação dos vértices de um polígono no plano cartesiano; multiplicação das coordenadas dos vértices de um polígono por um número inteiro; obtenção de um polígono simétrico em relação aos eixos e à origem).

Conhecimento que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Objetivos específicos

Trabalhar localização de coordenadas nos quadrantes do plano cartesiano.

Conceito-chave

Plano cartesiano.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Texto complementar

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é plano cartesiano?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-plano-cartesiano.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2017.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Trabalhar localização de coordenadas nos quadrantes do plano cartesiano.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Nesta aula vamos ensinar os alunos a marcarem pontos num plano cartesiano. No 7º ano o aluno já deve ter entrado em contato com o plano cartesiano em séries anteriores, porém, somente agora ele conhecerá o lado negativo dos eixos.

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula. Perguntar aos alunos se eles lembram como é um um plano cartesiano.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO