Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Plano Cartesiano
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plano Cartesiano
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA15; EF07MA16) Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano (plano cartesiano e representação de pontos em todos os quadrantes; representação dos vértices de um polígono no plano cartesiano; multiplicação das coordenadas dos vértices de um polígono por um número inteiro; obtenção de um polígono simétrico em relação aos eixos e à origem).
Conhecimento que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.
Objetivos específicos
Trabalhar localização de coordenadas nos quadrantes do plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano.
Recursos necessários
- Malha quadriculada;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Texto complementar
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é plano cartesiano?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-plano-cartesiano.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2017.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Trabalhar localização de coordenadas nos quadrantes do plano cartesiano.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Nesta aula vamos ensinar os alunos a marcarem pontos num plano cartesiano. No 7º ano o aluno já deve ter entrado em contato com o plano cartesiano em séries anteriores, porém, somente agora ele conhecerá o lado negativo dos eixos.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula. Perguntar aos alunos se eles lembram como é um um plano cartesiano.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO