Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Plano Cartesiano
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plano Cartesiano
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA15; EF07MA16) Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano (plano cartesiano e representação de pontos em todos os quadrantes; representação dos vértices de um polígono no plano cartesiano; multiplicação das coordenadas dos vértices de um polígono por um número inteiro; obtenção de um polígono simétrico em relação aos eixos e à origem).
Conhecimento que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.
Objetivos específicos
Trabalhar localização de coordenadas nos quadrantes do plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano.
Recursos necessários
- Malha quadriculada;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Texto complementar
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é plano cartesiano?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-plano-cartesiano.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2017.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Trabalhar localização de coordenadas nos quadrantes do plano cartesiano.
Aula
Resumo da aula
Nesta aula vamos ensinar os alunos a marcarem pontos num plano cartesiano. No 7º ano o aluno já deve ter entrado em contato com o plano cartesiano em séries anteriores, porém, somente agora ele conhecerá o lado negativo dos eixos.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula. Perguntar aos alunos se eles lembram como é um um plano cartesiano.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO