Plano de Aula

Plano de aula: Vértices de um polígono no plano cartesiano

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plano Cartesiano

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA15; EF07MA16) Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano (plano cartesiano e representação de pontos em todos os quadrantes; representação dos vértices de um polígono no plano cartesiano; multiplicação das coordenadas dos vértices de um polígono por um número inteiro; obtenção de um polígono simétrico em relação aos eixos e à origem).

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Características de um polígono.

Objetivos específicos

Representar os vértices de um polígono no plano cartesiano.

Conceito-chave

Vértices de um polígono.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Enriquecendo sua aula

Acesse o link abaixo, marque os pontos no plano cartesiano e forme polígonos.

https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-coord-plane/polygons-in-the-coordinate-plane/e/drawing-polygons

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Representar os vértices de um polígono no plano cartesiano.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula

Vértices de um polígono no plano cartesiano

Nesta aula vamos relembrar como marcar pontos num plano cartesiano. O aluno já deve ter entrado em contato com o plano cartesiano em séries anteriores, porém, somente no 7º ano ele conheceu o lado negativo dos eixos. Agora que ele já sabe marcar os pontos nos 4 quadrantes, vamos inserir vértices de polígonos no plano cartesiano e ligá-los formando as figuras desejadas.

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.