Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Ganhando ou perdendo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo os números inteiros
Por: Luiz Filipe Trovão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.
Conceito-chave
Conjunto dos inteiros positivos e conjunto dos inteiros negativos.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar as ideias de ganho e perda, ao conjunto dos números inteiros.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Materiais complementares:
Acesse o arquivo sobre o plano aqui.
Leituras:
- Os alunos vão aprender a pensar negativo: https://novaescola.org.br/conteudo/2085/os-alunos-vao-aprender-a-pensar-negativo
- Sem medo dos números negativos: https://novaescola.org.br/conteudo/2717/sem-medo-dos-numeros-negativos
- Cálculo mental: quanto mais diversos os caminhos, melhor: https://novaescola.org.br/conteudo/2686/calculo-mental-quanto-mais-diversos-os-caminhos-melhor
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO