Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Maior ou menor?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo os números inteiros
Por: Luiz Filipe Trovão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Analisar variações numéricas e o posicionamento dos números inteiros na reta numerada.
Conceito-chave
Localização e comparação de números na reta numerada.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar variações numéricas e o posicionamento dos números inteiros na reta numerada.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.
Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.
Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.
Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.
Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”
A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.
“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”
Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.
“O que há em comum entre esses números?”
Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.
Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.
Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.
Discuta com a turma:
- Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
- Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
- Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.
Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.
Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.
Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.
Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”
A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.
“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”
Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.
“O que há em comum entre esses números?”
Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.
Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.
Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.
Discuta com a turma:
- Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
- Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
- Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 a 5)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala, caso não seja possível leia as informações presentes no mesmo.
Realize uma reflexão sobre a pergunta presente no balão (slide 3), de modo que os alunos se perguntem sobre quais instrumentos a pergunta está se referindo. Explique para os alunos que graduação é a divisão (em partes iguais) que alguns instrumentos utilizados para medir possuem.
Logo em seguida, apresente alguns exemplos desses instrumentos (slides 4 e 5), “régua”; “termômetro” e “calendário”.
Nesse momento os alunos começarão a entender um pouco mais sobre a ideia da pergunta realizada.
Realize as perguntas presentes no balão do final do slide 5: “Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?” e “O que há em comum entre esses números?”
A ideia é que eles apresentem outros instrumentos que eles conheçam, que são utilizados para medir algo e mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que eles realizem uma análise (comparativa) entre os que estão nos slides.
“Quais outros instrumentos você conhece que também possuem uma graduação representada por números?”
Possíveis respostas: Balança, relógio, copo medidor, fita métrica entre outros.
“O que há em comum entre esses números?”
Em relação a essa pergunta várias respostas distintas podem surgir, cabe ao professor acolher todas elas e mediar o modo de pensar do aluno da maneira mais adequada.
Possíveis respostas: Todos os números são inteiros. Todos eles estão ordenados em ordem crescente. A distância entre os números subsequentes de um mesmo instrumento é sempre a mesma.
Propósito: Relembrar com os alunos alguns elementos que utilizam os números inteiros em sua composição.
Discuta com a turma:
- Você já tinha parado para pensar nos números presentes em instrumentos de medidas?
- Qual a distância entre o 1cm e o 2 cm de uma régua? E entre o 4 cm e o 5 cm?
- Você conhece algum instrumento de medida que possui uma graduação irregular, ou seja, a distância entre o número e o subsequente não é a mesma?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )
Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).
Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.
Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.
Discuta com a turma:
- Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
- O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
- Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )
Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).
Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.
Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.
Discuta com a turma:
- Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
- O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
- Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 8 )
Orientações: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Leia juntamente com eles a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá ler a primeira parte do exercício, devendo escrever no quadro (ou em um cartaz) as regras do torneio e os resultados (final do slide 6 e slide 7). É interessante que os alunos prestem atenção a todos os detalhes do enunciado, principalmente as regras do torneio e nos números obtidos pelos times após os jogos (vitórias, empates, derrotas, gols feitos, gol sofridos).
Explique para os alunos que o saldo de gols é a comparação entre os gols feitos e os gols sofridos pelo time, dê alguns exemplos de situações, “o time que fizer 3 gols e sofrer 2, terá o saldo de gols igual a 1”, “o time que fizer 3 e sofrer 4 gols terá o saldo de gols igual a -1”.
Após a leitura, entendimento das regras e resultados em relação ao torneio apresentados no exercícios, peça para que os alunos resolvam individualmente, os itens “a”, “b” e “c” (presentes no slide 8) e em seguida socializem com os colegas as respostas que obtiveram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.
Propósito: Trabalhar o conceito de maior ou menor no conjunto dos números inteiros, especialmente, valores menores que zero.
Discuta com a turma:
- Qual foi o time que obteve um maior número de vitórias?
- O que é mais vantajoso de acordo com as regras do torneio: obter uma vitória ou três empates?
- Há a possibilidade de dois times com números de vitórias e empates diferentes obterem o mesmo número de pontos?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas, os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.
Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Houve algum empate em relação ao número de pontos?
- O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
- O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.
Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Houve algum empate em relação ao número de pontos?
- O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
- O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 a 11)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Acompanhe as duplas em seus raciocínios. Em seguida peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente sua solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas, passe para esta série de slides. Nelas os alunos verão mais algumas possibilidades de respostas para os itens “a”, “b” e “c”.
Caso não seja possível a projeção dos slides é importante que o professor represente no quadro ou em um cartaz, pelo menos a tabela (slide 10) e a reta numerada (slide 11).
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Houve algum empate em relação ao número de pontos?
- O time vencedor do torneio foi o que obteve o maior saldo de gols?
- O time que com o maior número de gols feitos, foi o que obteve o maior saldo de gols?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a importância de se representar corretamente ordem dos números inteiros.
Explique que a reta numerada é um importante aliado para essa compreensão.
Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- O que as palavras “elevou” e “caiu”, significam nessa situação?
- O dia mais frio foi o que teve a menor queda de temperatura?
- O dia mais quente foi o que teve o maior aumento na temperatura?
Materiais complementares para impressão:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Loom.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Pergunte aos alunos quais instrumentos que usamos no dia a dia possui graduações. Peça para percorrerem e fotografarem os objetos que encontrarem nos próprios lares. Oriente-os a postarem as descobertas no grupo do Whatsapp ou Google Sala de Aula.
A ideia é que apresentem instrumentos que conheçam e são utilizados para medir algo. Mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que você realize uma análise (comparativa) entre os objetos encontrados pelos alunos em casa.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso à proposta da atividade. Para isso, tire uma foto das atividades e disponibilize via Whatsapp ou Google Sala de Aula, para que os alunos leiam os problemas e elaborem estratégias para resolução.
Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Incentive os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionarem as questões. Para isso, organize o momento usando o recurso do Meet ou Google Sala de Aula, para uma maior interação entre os estudantes.
A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema e compartilhar as resoluções.
Encerramento
Encerre a aula retomando com os alunos a importância de se representar corretamente a ordem dos números inteiros. Explique que a reta numerada é um importante aliado para essa compreensão. Apresente o slide do encerramento e, usando o aplicativo Loom, grave uma rápida explicação sobre o tema.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Objetivos específicos
Analisar variações numéricas e o posicionamento dos números inteiros na reta numerada.
Conceito-chave
Localização e comparação de números na reta numerada.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.