Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.
Discuta com a turma:
- O que é um polígono regular?
- Quais são seus ângulos internos? (Faça o desenho de um polígono regular na lousa e peça para um aluno marcá-los).
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente e leia o slide para a classe. Deixe que os alunos falem o que sabem a respeito do assunto e relembre com eles que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180º e por isto, no triângulo dado, a + b + c = 180º
Propósito: Relembrar a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
Discuta com a turma:
- Qual foi a dificuldade encontrada na resolução da atividade?
- Existe algum outro polígono ao qual é possível descobrir a soma das medidas de seus ângulos internos mesmo sem conhecer suas medidas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente ou leia o slide para a turma e depois faça os questionamentos abaixo.
Propósito: Que os alunos entendam quais medidas estão sendo somadas e que pensem em uma estratégia de solução do problema.
Discuta com a turma:
- Qual foi a dificuldade encontrada na resolução da atividade?
- Existe algum polígono ao qual é possível descobrir a soma das medidas de seus ângulos internos mesmo sem conhecer estas medidas?
- Como este conhecimento poderia ajudar a resolver o problema apresentado?
Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Esta atividade pode ser realizada em grupos de dois ou três alunos. Entregue uma folha com a atividade 1 para cada aluno e deixem que pensem a respeito. Caminhe pela sala observando as resoluções feitas pelos alunos. Chame alguns alunos para que apresentem suas soluções para a classe, procure encontrar diferentes resoluções não somente as corretas, mas também aquelas que podem contribuir para a aprendizagem da sala. Em seguida peça que resolvam a atividade 2 e proceda da mesma forma.
Propósito: Descobrir procedimentos que permitem calcular a medida do ângulo interno do pentágono regular.
Discuta com a turma:
- A soma dos ângulos internos dos três triângulos que constituem o pentágono corresponde a soma de todos os ângulos internos deste pentágono?
- Existem outras maneiras de dividirmos o pentágono em triângulos de forma que isto aconteça?
- Em todo polígono o número de lados é igual ao número de ângulos?
- Porque dividiram o valor da soma por 5? Se o polígono não fosse regular o emprego da divisão seria válido?
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Leia o slide para a turma.
Propósito: Compartilhar o que se pretende alcançar com a próxima atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que respondam. Peça que registrem o cálculo da soma e da medida do ângulo interno na tabela. Ao fim da atividade peça que alguns alunos compartilhem o modo como calcularam.
Propósito: Verificar que o procedimento pode ser aplicado a outros polígonos e perceber a presença de padrões e regularidades.
Discuta com a turma:
- O triângulo possui diagonais?
- Quem preencheu a tabela sem contar os triângulos no desenho? Como procedeu?
- Porque vocês multiplicaram o número de triângulos por 180 para descobrir a soma?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que respondam. Peça que compartilhem suas respostas com os outros alunos.
Propósito: Levar o aluno a expressar seu raciocínio, preparando-o para a sistematização do procedimento adotado.
Discuta com a turma:
- O desenho do polígono é necessário para se fazer o cálculo?
- Como vocês fariam sem utilizar o desenho?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Apresente este slide para a turma para que comparem seus resultados e resoluções com o apresentado. Verifique se houve resoluções ou resultados diferentes e peça que estes alunos compartilhem seu raciocínio com a classe.
Propósito: Observar padrões e regularidades entre o número de lados e o número de triângulos, o número de lados e a soma dos ângulos internos e entre o número de lados e a medida de cada ângulo interno.
Discuta com a turma:
- Qual a relação que você observa entre o número de triângulos e o número de lados do polígono correspondente?
- Como poderíamos calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular sem desenhar a figura?
- Qual a relação entre o número de lados e a medida de cada ângulo interno?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)
Orientação: Leia e discuta o texto do slide com a turma.
Propósito: Sistematizar os procedimentos utilizados na aula para o cálculo da medida do ângulo interno de um polígono regular qualquer.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com os procedimentos apresentados no texto?
- Algum de vocês poderia descrever este procedimento de outra maneira.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)
Orientação: Leia e discuta com a turma cada questão do slide, para que todos respondam juntos. Peça que registrem cada expressão encontrada no caderno.
Propósito: Expressar a medida do ângulo interno de um polígono regular de n lados através de uma fórmula.
Discuta com a turma:
- Qual o significado da letra n na expressão?
- Porque você acha que foi utilizada uma letra e não um número?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.
Propósito: Generalizar o cálculo da medida do ângulo interno para um polígono regular de n lados.
Discuta com a turma:
- Qual o significado da letra n na expressão?
- Para que serve esta expressão?
raio x
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos internos de polígonos regulares numa situação semelhante.
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar