Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente o slide para a turma, passe a questão na lousa ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Espere que eles a resolvam. Discuta com os alunos as conclusões a que chegaram.
Propósito: Retomar a relação existente entre ângulos externos e internos de polígonos.
Discuta com a turma:
- Conhecendo a medida de um ângulo externo, como poderíamos proceder para descobrir a medida do ângulo interno correspondente a ele?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Leia e discuta o texto do slide 4 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.
Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.
Discuta com a turma:
- De que tipo eram os parafusos que já viram?
- Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
- Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
- Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
- Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Leia e discuta o texto do slide 5 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.
Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.
Discuta com a turma:
- De que tipo eram os parafusos que já viram?
- Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
- Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
- Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
- Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Leia e discuta o texto do slide 6 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.
Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.
Discuta com a turma:
- De que tipo eram os parafusos que já viram?
- Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
- Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
- Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
- Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Leia e discuta o texto do slide 7 com os alunos. Se possível, leve parafusos e chaves para a classe e peça também, em uma aula anterior que os alunos tragam o que encontrarem desse material para a classe. Mostre para os alunos como se encaixa uma chave no parafuso de forma que entendam que o formato da chave é o mesmo da cabeça do parafuso. Em seguida entregue uma folha de atividades para cada aluno, e espere que eles as resolvam. No final de cada atividade, peça aos alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.
Propósito: Estudar a medida do ângulo externo e interno de um polígono regular, aplicando estes conceitos no estudo dos diferentes tipos de parafusos e dos aspectos que contribuem para a sua melhor funcionalidade.
Discuta com a turma:
- De que tipo eram os parafusos que já viram?
- Qual o tipo mais comum? Será que existem argumentos matemáticos que justifiquem a utilização deste tipo de parafuso?
- Observando as medidas dos ângulos externos de cada polígono, qual modelo vocês acham que torna o trabalho mais fácil?
- Vocês já ouviram falar em parafuso “espanado”? Vocês sabem porque um parafuso “espana”?
- Qual dos modelos de parafusos apresentados seria melhor para evitar que ele “espane”? Qual seria o pior? Porquê? Como a medida do ângulo do polígono pode interferir nisto?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.
Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.
Discuta com a turma:
- Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
- Vocês já viram um mecânico trabalhar?
- Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
- Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.
Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.
Discuta com a turma:
- Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
- Vocês já viram um mecânico trabalhar?
- Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
- Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.
Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.
Discuta com a turma:
- Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
- Vocês já viram um mecânico trabalhar?
- Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
- Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8, 9, 10 e 11).
Orientação: Apresente o slide para os alunos ou passe o texto na lousa. Leia e discuta com a turma um ítem de cada vez. Pergunte se algum aluno resolveu de maneira diferente, e peça que exponha seu raciocínio para a classe.
Propósito: Socializar as idéias da turma sobre a relação entre os ângulos externos e internos de polígonos regulares na escolha do tipo ideal de parafusos.
Discuta com a turma:
- Como podemos proceder para calcular a medida do ângulo externo de um polígono regular?
- Vocês já viram um mecânico trabalhar?
- Vocês acham que a medida do ângulo externo interfere na escolha do tipo de parafuso mais adequado para um mecânico, que faz uso dos mesmos em lugares de pouco espaço para movimentos?
- Porque vocês acham que as cabeças dos parafusos espanam? Vocês acham que a medida do ângulo interno interfere neste processo? Como?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.
Propósito: Generalizar os aspectos estudados na aula sobre a confecção de parafusos com cabeças poligonais e sua relação com os ângulos dos polígonos.
Discuta com a turma:
- Você concorda que o parafuso com cabeça em forma de hexágono regular é o que mais atende aos quesitos estudados? Justifique sua resposta.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos internos e externos de polígonos regulares numa situação problema envolvendo peças mecânicas, semelhante à estudada na aula.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar