Atividade para impressão - Caça-Palavras
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do fonema /s/ - exercícios
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso do fonema /s/ em contextos arbitrários
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.
Materiais necessários: Caça-palavras impresso e dicionários.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades em usar corretamente as letras que representam o fonema /s/ nas palavras trabalhadas e de entender que a grafia de algumas delas pode afetar o sentido.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.
Tema da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles lembram a diferença entre fonema e letra.
- Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
- Afirme que as // representam um som e que nesta aula estudarão o som /s/.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO