Plano de Aula

Plano de aula: Jogo com o uso do fonema /s/.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso do fonema /s/ em contextos arbitrários

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Textos impressos.

Dicionário online: http://michaelis.uol.com.br/

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos através de perguntas que incentive-os e também devido à complexidade do aprendizado em ortografia. Devemos compreender que o trabalho do professor é tornar os alunos usuários eficientes da língua e isso inclui saber usar bem as convenções da escrita e não decorá-las, assim uma atividade lúdica como um jogo dos 7 erros pode auxiliá-los.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que farão um jogo dos sete erros sobre palavras com diferentes grafias do fonema /s/.