Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.
Materiais necessários: Textos impressos.
Dicionário online: http://michaelis.uol.com.br/
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos através de perguntas que incentive-os e também devido à complexidade do aprendizado em ortografia. Devemos compreender que o trabalho do professor é tornar os alunos usuários eficientes da língua e isso inclui saber usar bem as convenções da escrita e não decorá-las, assim uma atividade lúdica como um jogo dos 7 erros pode auxiliá-los.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o slide com a nuvem de palavras e questione-os sobre as letras que representam o /s/ nas palavras da nuvem. Ajude-os a relembrar que o /s/ pode ser representado por s, ss, sc, sç, c, ç, x, xc...
- Ajude-os a pensar: “as primeiras sílabas de seda e cetim tem o mesmo som? E escrevem da mesma forma?. E as palavras máximo e cassino, o que têm em comum?”.
Atenção, professor:
Esta nuvem de palavras foi criada no site https://wordart.com/.
Você pode fazer uma nuvem de palavras com seus alunos também!
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Comente com os alunos que muitas vezes a grafia das palavras podem não ser explicadas por nenhuma regra, pois é remota a origem da palavra ou a tradição de uso e que por isso devemos ler muito para que fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.
- Avise que para treinar esse uso eles irão brincar com um jogo dos 7 erros.
- Pergunte se eles conhecem o jogo dos 7 erros e se sabem o objetivo dele.
- Informe que nesse jogo dos 7 erros eles receberão trechos de textos sobre filmes.
- Avise que cada texto tem 1 erro ortográfico e eles deverão identificá-lo.
- Separe a sala em grupos de 4 componentes, para que realizem juntos a atividade. O trabalho em equipes estimula as discussões.
- Entregue-lhes os textos.
- Diga que eles têm 20 minutos para localizar os erros.
- É importante alertar aos alunos que algumas palavras na língua são homófonas, ou seja, apresentam a mesma fonética, embora tenham grafias e significação diferentes. Como acento e assento no texto 1, por exemplo.
- Confira com os alunos os erros que encontraram nos textos lidos. Proponha que ajudem a listar as palavras que encontraram, com a grafia correta: assento, conselho, concerto, aparição, priorização, senso, sessão.
Materiais complementares: textos para impressão disponíveis aqui e resolução de atividade aqui.