Plano de aula: Correção ortográfica: o papel da acentuação

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação. É importante que os alunos já tenham certo domínio das regras de acentuação, para que possam desenvolver as atividades com mais segurança. Por isso, antes de iniciar a aplicação do que aqui é proposto, faça uma revisão desse conteúdo com os alunos.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um computador (notebook), além da reprodução das atividades (cópias) para os alunos. É possível que haja um pequeno agrupamento de alunos nas atividades de análise e localização, o que diminui a necessidade de cópias.

Dificuldades antecipadas: Acentuar corretamente as palavras do Texto 3.

Referências sobre o assunto:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que esta aula abordará o papel da acentuação.
  • Aproveite para falar sobre a diferença entre “correto” e “adequado”, antecipando a importância de se considerar a língua em uso e os novos meios de comunicação.