Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, gravando um áudio ou um vídeo para explicar que, nesta aula, irão trabalhar com acentuação. Ative os conhecimentos prévios dos alunos fazendo perguntas retóricas do tipo: quem nunca esqueceu um acento? Em tempos de comunicação rápida pelo WhatsApp, muitas vezes não colocamos acento nas palavras, o que está OK para o ambiente virtual de mensagens instantâneas, mas não está nada OK se formos escrever outros gêneros textuais, como um Texto de Opinião ou uma Notícia para o jornal da escola, por exemplo. Avise que irá encaminhar duas atividades ao grupo de WhatsApp ou e-mail da turma, e que os alunos devem se organizar em duplas para realizá-las.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma (ou por e-mail) os textos 1, 2 e 3 do Material Complementar deste Plano de Aula. Explique, por escrito, utilizando como base as Orientações disponíveis no Plano de Aula, que, nos dois primeiros textos, os alunos devem identificar, em cada um deles, 8 palavras que se distinguem pelo acento gráfico, podendo marcá-las com uma cor diferente, seja digitalmente, seja no papel. No texto 3, explique em sua orientação por escrito que algumas palavras do texto tiveram o acento suprimido e que a tarefa é encontrar essas palavras e acentuá-las corretamente. Então, peça que eles encaminhem essas respostas por WhatsApp ou e-mail, dentro de um prazo estabelecido.
Fechamento
Após ter acesso às respostas de seus alunos, grave novo áudio ou faça um vídeo comentando-as. Encaminhe às duplas o conteúdo do slide do Fechamento, para que respondam às questões e encaminhem suas respostas, dentro de prazo estipulado, ao grupo de WhatsApp da turma. Como feedback, escreva um pequeno parágrafo em resposta à turma, compilando as colocações mais interessantes das duplas. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula e conversar sobre as respostas dos alunos, utilizando o roteiro do slide de Fechamento deste Plano.
Convite às famílias
Você poderia propor às famílias que experimentem jogar juntos jogos de acentuação disponíveis online. Há dois que são bem simples e interessantes: o da Bruxa dos Acentos, disponível aqui, e o jogo “Educar e Crescer”, sobre a reforma ortográfica, disponível aqui. Aqueles que se sentirem à vontade poderão enviar fotos ou vídeos curtos desse momento em família.